Vice de Marina: campanha paga pelo Agro.

Vice de Marina Silva: financiado pelo Agro.
O PSB indicou nesta terça-feira (19) o deputado federal gaúcho Beto Albuquerque, 51, líder do partido na Câmara, para a vaga de vice na chapa de Marina Silva, que nesta quarta assumirá oficialmente a candidatura à Presidência pelo partido, após a trágica morte de Eduardo Campos em um acidente de avião. 

O escolhido tem afinidade com o agronegócio --empresas do ramo estiveram entre as principais doadoras de suas últimas duas campanhas-- e trabalhou, na gestão Lula, pela edição de medida provisória que liberaria o plantio de soja transgênica. Naquela época, Marina era ministra do Meio Ambiente e criticava a iniciativa. 

O presidente do PSB, Roberto Amaral, que anunciou a indicação do vice, disse que a viúva Renata Campos era a candidata "dos sonhos", mas recusou a indicação para se dedicar aos filhos. Integrantes do PSB de Pernambuco queriam uma liderança estadual como vice. Próximo à família do ex-governador e com apreço de Renata, o ex-secretário do governo de Campos Danilo Cabral chegou a ser considerado. 

A cúpula do PSB, porém, optou por Albuquerque por acreditar que ele terá melhores condições de representar os interesses da sigla no debate com o grupo de Marina, a Rede Sustentabilidade. Com base eleitoral no noroeste gaúcho, onde a agricultura sustenta a economia, ele defendeu interesses de cerealistas e empresas de celulose no Congresso. 

Na eleição de 2010, companhias de sementes, beneficiadoras de grãos e empresas como a Celulose Riograndense e a Klabin compuseram metade das receitas do deputado gaúcho na campanha. Suas últimas campanhas para deputado também receberam contribuições de uma empresa de defensivos agrícolas, de uma indústria de armas e de uma cervejaria. O estatuto da Rede, de Marina, veda a arrecadação de doadores desses três ramos. 

O deputado, ao mesmo tempo, também mantém vínculos com agricultores familiares do Estado. Albuquerque já foi duas vezes secretário de governos petistas no Rio Grande do Sul. Na última passagem, de 2011 a 2012, comandou a pasta da Infraestrutura e ajudou a criar a estatal de pedágios idealizada pelo governador Tarso Genro. Deixou o cargo, se afastou do PT e ajudou Campos a ensaiar em 2013 uma aproximação com a senadora Ana Amélia Lemos, candidata do PP e ligada ao agronegócio. 

Marina pressionou contra o acordo e o pernambucano acabou fechando coligação no Estado com o PMDB, do senador Pedro Simon. Ainda assim, Albuquerque e a ex-senadora tem boa relação. Filiado desde os anos 80 e um dos principais articuladores da pré-campanha de Campos, é visto por correligionários como nome com forte vínculo com a história do PSB e com o ex-governador morto. O primeiro ato de campanha dele com Marina deve ser uma caminhada no Recife, no fim de semana.

13 comentários

e dai vice naum manda nada nesse país é só um cargo de fantasia... naum vou com a cara dessa marina acho ela igualzinha a dilma no sentido de autoritaria centralista e totalmente despreparada pra pegar essa bomba ja que dilma conseguira a proezar de deixar pior que o antessessor e só ver a economia encolhendo muitas empresas ainda naum mandaram embora seus empregados em massa com medo do governo cair de pau em cima mas deixe depois da eleiçao ver o que vai acontecer.. ser ministra do meu ambiente e ficar com esse papinho de defender a ecologia e as matas e facil discurso bonito que todo mane aplaude quero e ver produzir sem danos a natureza .. ela acha que todo o povo vive com ela que só come produtos naturais e tem uma empregada pra fazer suas refeiçoes especiais com produtos selecionados .. quem dera eu poder entra no mercado e naum olhar o preço dos produto e sim a qualidade e origem .. quero só ver ela fazer um governo com a bandeira que ela diz tanto defender se a agricultura e o unico mercado que ainda da balança comercial pra o brasil ou sera que ela prefere voltamos aos tempos da caverna que cada um faça uma horta no fundo da sua casa e crie galinhas.. essa mulher e outra que tem tudo pra ser um desatre se vim a ser presidenta naum sei que é pior se ela a a dilma com tantas mulheres competentes e preparadas de mente mas aberta caimos na garras dessa duas aberraçoes... e ainda dizem que deus e brasileiro...kkkk

Reply

Coronel,

vão se comer vivos! Ela contra o agro e ele pró-agro!

Flor Lilás

Reply

Quero ver quem come quem primeiro!


FORA DILMA!
FORA MARINA!


BEM VINDO AÉCIO NEVES PRESIDENTE!



Chris 45/SP

Reply

Como dizemos aqui no RS :Vai ser a cruza de arame farpado com cobra d'água. O resultado é uma incógnita.

Reply

O fato de ter recebido recursos oriundos do Agronegócio, não qualifica esse deputado. É só lembrar dele quando o FHC era Presidente ou mesmo quem acompanha esporadicamente a TV Câmara. É da pior espécie. Quero distância!

Reply

Isto é ruim para nós, que imaginávamos o Agro todo ligado ao Aécio. A coisa já ficou mais difícil do que era antes e com esta divisão fico mais preocupado. Concordo com o anônimo das 7.20, que vice não manda nada, mas que ajuda e muito isto ajuda. Querem um exemplo, o José Alencar como vice do Lula.

Reply

Coronel e aquela história das 6.000 TORAS DE MOGNO que envolveu o marido de Marina??? Como fica?

Reply

Chupinha artigo da folha

Reply

que chapa mais louca!

é a cabra do Brasil bizarro criado pelo lulopetismo...

posições estritamente diferentes dentro da mesma chapa...

essepaiz é um hospício, assim como a politica nele praticada...

Reply

Ih, marininha, vai engolir o "agrista" com ou sem vaselina?
Seja como for, o importante é deixar claro que o ps também faz parte do foro de SP, é farinha do saco petralha.

Reply

Marina é uma petista radical. Do mesmo nível do Psol e PSTU. Como presidente fará a mesma coisa que o PT. Fazer inicialmente uma política econômica liberal para "acalmar o mercado" enquanto vai aparelhando as instituições para, finalmente, dar o golpe como o PT está tentando fazer.
Marina é mais do PT.

Reply

Coturneiro de 20 de agosto de 2014 09:55

não acho ruim para o Aécio.
Mairna é ecoterrorista e CONTRA o agronegócio. Xiita mesmo. Lembra dela no código florestal?

E com certeza a voz forte ali, intransigente será a dela.
O povo do agronegócio tem que fugir dela como o diabo da cruz.

Flor Lilás

Reply

Eu não entendo... eu realmente não entendo algumas empresas, ou melhor, seus empresários que dão dinheiro pra financiar campanha de comunista! Um empresário dar dinheiro pra essa gente é o mesmo que ele comprar bala pro revolver do seu algoz...
Quando é que vocês vão entender isso?!!!

Reply