A voz do povo: pernambucanos culpam Dilma, Marina e a "máfia do PT" pelo "atentado" que matou Eduardo Campos.

A investigação sobre as causa do acidente que matou o ex-candidato do PSB à Presidência da República Eduardo Campos ainda não tem data para ser concluída. Mas, para grande parte da população pernambucana, a tragédia já tem uma explicação: trata-se de um “atentado”. Essa, pelo menos, é a versão que corre no cemitério onde o socialista foi enterrado, nas praias, nas esquinas, em escritórios do Recife. E não foi por outro motivo que a palavras mais repetida, aos gritos, por pessoas durante todas as cerimônias fúnebres do ex-governador foram: “Justiça, justiça!”.

O GLOBO ouviu 30 pessoas em quatro bairros da capital, e apenas duas não compartilham da mesma suspeita, que intriga os pernambucanos desde a última quarta-feira. A equipe ouviu conversas espontâneas no meio das ruas e abordou também pessoas de todas as classes sociais. Não há limite para procurar culpados. As pessoas apontadas como “responsáveis” vão da presidente Dilma Rousseff à “máfia do PT”. De alguém “muito invejoso” à ex-senadora Marina Silva, candidata a vice quando houve a tragédia. 

‘FOI A MÁFIA DO PT’

Ambulante na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, onde vende cerveja e refrigerantes, Francisco Tenório gritava à beira mar, na segunda feira: —Vou dizer uma coisa a vocês. É muito estranha a morte de Eduardo Campos. Ele era um grande guerreiro. Quem matou foi Dilma, foi o PT. Nós somos fiéis a Eduardo. O avô dele, Miguel Arraes, era nosso amigo. Eu garanto, quem matou Eduardo foi a máfia do PT. Vamos escolher um novo presidente — dizia. 

Professora universitária aposentada, Maria Helena Cruz de Oliveira também já formou sua opinião. Ela só falava no assunto, ao chegar logo cedo em um salão de estética, no bairro do Rosarinho: — Eu acho que foi sabotagem. Esse negócio de caixa preta que só gravou as conversas de outro voo, para mim, não passa de enrolada. Pode ser até que o acidente tenha sido de verdade. Mas na minha mente, foi uma coisa programada mesmo. Claro que há muito interesse no desaparecimento de Eduardo, inclusive de partidos contrários a ele, como o PT — afirmou ela.

‘FOI ALGUM LOUCO’

Irmãs, Maria Cordeiro das Neves e Aládia Neves, que trabalham em um salão de beleza, informaram que a maior parte da clientela também acredita na hipótese de sabotagem. Da mesma ideia, compartilham as duas: — Acho que houve, sim, sabotagem. Algum louco. Não acredito que foi só um acidente e Deus permita que eu esteja enganada — suspeita Aládia. – Para mim, também houve alguma coisa estranha. A forma como descreveram o acidente... Parecia até um traque de massa estourando no ar — disse Maria, comparando o avião ao fogo junino.

‘FOI UM ASSASSINATO’

Eleitora do ex-presidente Lula por duas vezes e de Dilma Rousseff no último pleito presidencial, a dona de casa Maria do Carmo (ela não quis dizer o sobrenome) se preparava para votar em Eduardo para presidente em 2014. E não escondia a tristeza e a suspeita: — Foi uma perda que os brasileiros e pernambucanos só têm a lamentar. Para mim, foi um assassinato. Não quero culpar ninguém, mas o ser humano morre de inveja de quem tem sucesso. Eduardo Campos era uma estrela que ia subir muito. Na minha rua, na minha família, por onde ando, é unanimidade. Se você for conversar, vai dar 99,9% de pessoas que pensam que foi um atentado. Meu sonho agora é que se descubra quem fez isso— afirmou ela. Maria do Carmo esteve no domingo no cemitério de Santo Amaro, onde o socialista foi sepultado. 

‘OLHO GRANDE’ 

Ainda há pessoas que atribuem o acidente ao “olho grande”, como foi o caso da dona de casa Maria das Dores da Silva. Ela mora em uma comunidade que fica às margens do rio Capibaribe: — Mataram aquele homem. O avião não ia cair assim. Foi alguém com olho grande. Ele era humilde, falava com todo mundo, dizia que ia fazer mudanças, uma pessoa simples. Para mim, o acidente foi provocado — disse ela, enquanto sua fala era aprovada por duas outras vizinhas, no bairro de Dois Irmãos. 

Até mesmo o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, tocou no assunto, durante a homília da missa de corpo presente no velório, no Palácio do Campo das Princesas: — Como isto é algo que parece tão incompreensível para muitas pessoas, não só podemos como temos até que perguntar de que maneira tudo isto aconteceu — disse ele no domingo.
Dúvidas também circulam até no Palácio do Governo, onde os restos mortais de Eduardo foram velados: — Quando penso no que aconteceu, os indícios aparecem divididos na minha cabeça. 50%do que penso é que houve um acidente, mas os outros 50% me induzem à hipótese de atentado — disse Manoel Messias, assessor do governador João Lyra Neto (PSB).

‘QUEM TERIA O INTERESSE?’

Para o ex-secretário de Imprensa do então governador Eduardo Campos, Evaldo Costa, só resta às autoridades uma alternativa: — A Polícia Federal, o governo federal, a Aeronáutica não podem economizar nenhum esforço na investigação. Porque o que ocorreu envolve o sonho da população, a segurança da aviação. Quem, enfim, teria interesse em matar Eduardo Campos? Seja acidente ou atentado, o que não pode é que as autoridades brasileiras deixem que nos restem dúvidas sobre isso — disse. 

O aposentado Fernando Laime também desconfia: — Alguém cortou o seu sonho no meio do caminho. Ao meu ver, foi um atentado. Até porque é muito estranho o que ocorreu com a caixa-preta — disse.

‘NÃO FOI MARINA?’

Alguns, como uma faxineira, chegam a levantar hipóteses absurdas. — E não foi Marina? Ela era a mais interessada, porque agora a candidata vai ser ela.

A esteticista Ilusca Estefânia da Silva não acredita em atentado. — Pelo que o povo está pensando, as pessoas interessadas na morte dele seriam os candidatos Dilma e Aécio. Mas os dois só têm a perder com a morte de Eduardo. Porque Marina passa na frente de Aécio, e tem chance de chegar ao segundo turno. Logo, nem mesmo teoricamente, haveria interesse por parte dos dois outros candidatos na morte dele. Falam que era o tipo de combustível usado no avião. Realmente só as autoridades podem explicar o que aconteceu.(O Globo)

36 comentários

Cel
Tremendo amontoado de bobagens, mas se for para tirar o PT do poder, vou ajudar a espalhar.

Reply

É, eu já tinha pressentido isso durante os preparativos do velório quando alguns repórteres faziam perguntas às pessoas. E tem mais. Aquele túmulo será motivo de romaria permanente. Ouvi na CBN hoje que a fila no cemitério não para de crescer.
Lilyane

Reply

Coronel,

pergunto a Evaldo Costa - e se o responsável foi o "governo federal" pelas mãos e ideias sujas de Gilberto Carvalho que é pelo "volta Lula"?

E Marina-cara-de-mogno que de repente virou presidentA???? É que realmente está levando vantagens. E não é interessante deixar de embarcar de última hora?
Tenha dó! Se tenho uma intuição para não embarcar num avião com meia dúzia de pessoas eu CANCELO o vôo e não deixo as outras pessoas embarcarem!

E agora, nessa comoção ridícula, falam de um jeito como se a sonhática, inimiga do agronegócio, a favor do decreto 8.423 fosse a maior maravilha da face da Terra!!

Pessoal - essa louca de plantão é COMUNISTA também! Tem gente que deseja trocar 6 por 1/2 dúzia! E ainda com aquela cara de coitada, vitimizando-se e se fazendo de santa.

ACORDA BRASIL!

Flor Lilás

Reply


Essa desconfiança vai varrer muitos votos do Nordeste.

Vote na nova enquete do SBT para Presidente da República e repasse.

http://sbt-canal.blogspot.com.br/2014/08/qual-sera-seu-candidato-presidente_43.html?m=1

Reply

Não duvido que seja o PT (veja o caso Celso Daniel, Toninho de Campinas e outros que não vieram ao conhecimento...), assim como não descarto o olho grande da Marina, uma verdadeira seca-pimenteira. O Campos não merecia isso, era respeitoso com Aécio, e parecia ser gente honesta. Bandidos!

Reply

....gente, tem doh! ......de PERNAMBUCO p o mundo???????o Brasil realmente retrocedeu.

Reply

ué, o PT não criou e sustentou essa massa ignara por 12 anos...que agora aguente.

Reply

Coronel,
fui o primeiro no seu Blog quando, às 12 horas da quarta feira, postei que explodiram o avião do Eduardo. O assunto fica mais comprometido quando não existe gravação na Caixa Preta. Pelo que me consta, o avião ligou a gravação inicia e a cada duas horas recomeçado a nova gravação. Estranho, muito estranho.

Reply

VER PARA CRER

Tenho ouvido dizer que a bancada do JN vai pegar muito leve hoje com a candidata-poste de Dom Lulusconi, ao contrário do que foi feito com o Aécio e o Eduardo Campos. O motivo disso, além do servilismo da Globo diante do Partido do Mensalão, é que a bancada sabe que, no improviso, a candidata vai ser um desastre maior do que o naufrágio do Titanic, já que sofre de um estranho mal que não lhe permite juntar duas frases com um mínimo de sentido.

Há quem diga até que ela já vai estar sabendo das perguntas que serão feitas, num esquema parecido com o que o Partido do Mensalão impôs na CPI da PTbráx, coisa em que eu me recuso a acreditar. Mas, se ela tiver que improvisar e se sair bem, o que seria algo praticamente impossível, haverá razão para que se suspeite de alguma maracutaia.

Aguardemos

Reply

Coronel,

Esgotosfera "cai de pau" na Santa da Floresta!!

Brasil 247 esta fervendo!!!

Sentiram que a vaca vermelha foi para o brejo de vez!!

JulioK

Reply

VER PARA CRER

Tenho ouvido dizer que a bancada do JN vai pegar muito leve hoje com a candidata-poste de Dom Lulusconi, ao contrário do que foi feito com o Aécio e o Eduardo Campos. O motivo disso, além do servilismo da Globo diante do Partido do Mensalão, é que a bancada sabe que, no improviso, a candidata vai ser um desastre maior do que o naufrágio do Titanic, já que sofre de um estranho mal que não lhe permite juntar duas frases com um mínimo de sentido.

Há quem diga até que ela já vai estar sabendo das perguntas que serão feitas, num esquema parecido com o que o Partido do Mensalão impôs na CPI da PTbráx, coisa em que eu me recuso a acreditar. Mas, se ela tiver que improvisar e se sair bem, o que seria algo praticamente impossível, haverá razão para que se suspeite de alguma maracutaia.

Aguardemos

Reply

Coronel,

Observe e acompanhe:

- F.S.P. e Estadão estão "comprando" Marina.

- A Globo será testada no JN.

JulioK

Reply

Coronel,

Quem assistiu O PODEROSO CHEFÃO pode imaginar que DOM CORLEONE com sua vasta experiência de mafioso diria que o culpado é ... seria ... poderia ser ....
QUEM CHOROU MAIS (será que pode ser uma pista?)

Reply

Sei lá, mas que a coisa foi muito esquisita, isso foi! A caixa-preta não gravou nadinha de nada; foi sabotada antes, durante o voo ou depois? Como o caso Celso Daniel, nada ficará explicado!

Reply

CORONEL,

EM SE TRATANDO DO PT ESTAR POR PERTO

DO CASO, NÃO DUVIDO DE NADA !!!

Reply

Dilma MAIS DO QUE EMBOLADA no Jornal Nacional. Tira a pilha dessa vaca que não responde ao que é perguntado e despenca a falar besteira para terminar o tempo e saiR dali.

Topeira, murtreira, tapeadora, MENTIROSA, está enchendo o tempo com mentiras, falando mais do que matraca pra tentar enganar o povo.
Dilma o povo não é burro como vc e sabe que vc está embromando e não diz nada com nada!

Grande safada!. FORA DILMA DESCARADA.

Reply

Fora de lugar, mas acabei de ver a entrevista com a "Anta Gorda". Ela fez os dois entrevistadores de idiotas, não respondendo e nem deixando falar. E os dois aceitaram o jogo.

Reply
carlos Guarulhos sp mod

Curioso.Por que os seguranças PF não estavam no mesmo avião.

Reply


Quem vê a desenvoltura dos que rodeavam Eduardo Campos, inclusive a própria família, claramente em campanha há apenas 1 dia do enterro, tem a impressão que ele não morreu..Foi só ali na esquina comprar cigarros..
Por isso já dizia meu velho pai:
- Meu filho, quem morreu , fude-se...é brabo...

Reply

Agora tem que transformar estas desconfianças (teorias da conspiração) em votos para botar essa tranqueira toda para correr.

Reply

Muito mal o desempenho da Dilmorreia no JN. Não tem resposta para nada, renova promessas de futuro promissor (economia), nega fatos expostos( saúde e corrupção) tergiversa e resvala no autoritarismo.Uma lástima!

Reply

Gostaria muito que isto fosse de fato um acidente trágico. Mas nenhuma hipótese pode ser descartada no momento. Assim, ocorreram alguns eventos muito mal explorados até agora:
1) O voo saiu com dez minutos de antecedência do Santos Dumont e chegou com antecedência a Santos. Caso tivesse saído no horário e ocorresse explosão de turbina naquele mesmo horário, a queda da aeronave seria no mar e até agora estariam procurando os destroços, sem restos mortais.
2) Marina Silva deveria estar naquele voo. A chapa PSB estaria agora liquidada.
3) Duas testemunhas oculares diferentes viram o avião no ar caindo com fogo. Uma testemunha (senhora de um apartamento) disse que havia uma bola de fogo no ar e outra (operário de uma obra) disse que a asa estava em chamas.
4) O check list que o piloto faz antes do voo leva em conta o funcionamento da caixa gravadora.
5) O gravador não gravou. Isto é muito suspeito ou mentira para evitar especulações.
6) Na área do aeroporto havia testes de drones. Mesmo estando o tempo chuvoso, algum teste poderia estar em andamento sem que houvesse aviso prévio.
7) Um drone ou pássaro na turbina poderia ser a causa de explosão e incêndio. Mas, mesmo que houvesse uma turbina, o avião poderia arremeter e depois o piloto cortar a turbina em chamas.
Assim, poderia ter ocorrido uma explosão de turbina que avariou os flaps e tornou a sustentação da aeronave impossível, mesmo para o experiente piloto.

Reply

Coronel!!!

Deve ter tido tanta crítica ao Bonner naquele JN, falando que são uns vendidos, que o cara resolver criar vergonha e espremer Dna Dilma!!
Será que ela também aparecerá na Globo News como os outros??? Ainda teremos mais diversão?
Coronel - vou estourar pipoca também!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

lembro aos Coturneiros que para maquiar aquela cara de guerrilheira sargentona russa, foram pagos mais de R$3.000,00!!!!

Sim, porque com essa inflação o preço subiu!! Eram 3mil em junho de 2013...

Flor Lilás

Reply

Só faz sentido pensar em atentado se consideramos que o plano macabro incluía a morte de Marina também.

Reply

De um comentarista do lauro jardim:

DOUTOR CUBANO - 18/08/2014 às 21:59

A SRA. DILMA ESTA AGORA EM REPOUSO ABSOLUTO RECEBENDO COMPRESSAS GELADAS NA AREA PERIANAL. NAO RESPEITARAM O ACORDO E FIZERAM PERGUNTAS QUE NAO TINHAM SIDO COMBINADAS COM A ASSESSORIA DA PRESIDENTE.

Reply

Coronel,

Gilberto Carvalho avisou: o bicho vai pegar.

Lula disse: eles nano sabem do que nós somos capazes de fazer.

Elles bem que avisaram. Só os incautos não ouviram.
E alguém ainda duvida algo do PT?

Flor Lilás

Reply

A morte de Campos foi a primeira de grande impacto na sociedade brasileira promovida pelos comunistas!!!

Reply

Quanta besteira! O que mais me surpreende é que isso tudo tenha sido publicado aqui. Aff...

Reply

Acho que em termos de conhecimento e competência, a Dilma é a melhorzinha entre L e M. Silva!
Só sei que depois que L foi eleito, qualquer coisa pode ser Presidente da República (na verdade o "espertalhone" só fez turismo às nossas custas!
Como tem gente que tem coragem de votar no dito cujo????

Reply

essa gente ta meio fora da casinha...

o Campos nem se elegeria...

nao teve sonho nenhum cortado pelo meio do caminho...

ja estao é inventando coisa para criar mais um santo...

Reply

não sou vidente - mas arrisco uma pergunta: a candidata a vice não embarcou no mesmo avião, com o Campos - porque? tem gente que enxerga longe...................

Reply

O título da reportagem se tornaria verdadeiro com a exclusão do nome da Marina. Estava no velório trabalhando na plataforma tinha td a visão do velório e pude presenciar e escutar gritos de Fora dilma, corruPTa, justiça, todos estas manifestações em desfavor do PT e Dilma. Mas, em vários momentos escutava Brasil para frente Marina Presidente. podem se acostumar com esse jingle que aqui em Pernambuco o ódio contra o PT cresceu ainda mais, e Marina receberá esses votos tranquilamente.

Reply

Viram a cara do canalha chorando?, como sabe fingir o safado! É mesmo um desavergonhado que ao se olhar no espelho, vai dizer com expressão alegre: Você é mesmo artista, eu te amo, continue a enganar o povo e afundar o Brasil!

Reply

Vcs sao uns celerados com essas teorias d assassinato,cada coment mais insano q o outro se alguem tinha motivo pra eliminar campos era marina q por acaso nao embarcou na aeronave mas acho q foi so um acidente,o que me deixa estarrecida e que antes d morrer quem era ed campos ?????? Um ninguem com menos d 10%, d int d voto e agora a imprensa o trata como se ele tivesse morrido com 50% d intencoes d voto PQP acorda brasil a midia ta manipulando os ignorantes q agoea acham q campos era o salvador da patria,PQP as vezes da vontade d mudar do brasil so pra nao conviver com tanta escrotice

Reply

Primeiramente, muitos comentários de gente que não sabe de nada e é enganada pela mídia e pelos políticos de Direita. Por exemplo, tem um comentário dizendo que o candidato morto era um cara humilde! Vejam a inocência dessa criatura! Outros acusam o PT! Mais alienação, pois Dilma iria ganhar a eleição no primeiro turno, não fosse a morte desse cidadão! Portanto, não havia interesse nenhum por parte do PT na morte dele. O maior interessado na morte de Eduardo eram Aécio Neves e Marina. E Eduardo foi usado com objetivo de abalar a população e conseguir finalmente vencer o PT. No fim de tudo, ele pagou com a própria vida por ter tomado a decisão infeliz de se aliar à direita golpista, que tantos assassinatos a líderes políticos cometeu ao longo da história recente do Brasil. Prefiro acreditar na verdade do que nas idiotices escritas aqui!

Reply