Líder do PMDB declara voto em Aécio. Dilma "só dá certo na Albânia", diz ele.

Ex-líder do governo Dilma Rousseff, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) fez críticas à gestão da petista e declarou voto no candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. Em palestra em Roraima para economistas, Jucá disse que votará no tucano porque é o nome com "um pouco mais de condição de mudar a linha de pensamento que não combina com o Brasil". 

"Na minha avaliação, temos que mudar o rumo econômico que o Brasil está tomando. A gente tinha duas opções de voto, o Aécio e o Eduardo. Hoje perdemos uma. Eu não quero influenciar ninguém, mas vou declarar o meu. Vou votar no Aécio", afirmou. Apesar de integrar o partido de Michel Temer (PMDB), candidato a vice na chapa de Dilma, Jucá disse que o governo do PT "falha ao pender para a linha ideológica" e adota um modelo econômico que dá certo na "Albânia e no Cazaquistão", mas não no Brasil.

"A Dilma tem um discurso socialista e a prática dela é socialista. Você tem um governo ideológico na forma de comandar a economia. Ideologia, centralização, estatização, não combina com capitalismo. Isso dá certo na Albânia, Cazaquistão e alguns lugares onde a visão é outra. No caso do Brasil, nós temos que ter estabilidade e uma boa perspectiva", afirmou. Convidado a falar sobre política e economia, Jucá fez as críticas durante palestra no Conselho Regional dos Economistas de Roraima. A palestra ocorreu na semana passada, no dia da morte de Eduardo Campos (13). O conselho gravou o áudio do encontro, que foi divulgado pelo site "Rede Brasil Atual". 

Por meio de sua assessoria, Jucá confirmou o que disse na palestra, mas afirmou que não comentaria suas declarações. Na palestra, Jucá disse que, como economista, não votará no governo Dilma Rousseff por discordar das ações de sua área econômica. O peemedebista chegou a falar em "tarifaço" que ocorrerá no país se a petista for eleita em outubro. 

"Estamos vivendo um momento de grande dificuldades e definições. Eu fui líder do Fernando Henrique, do Lula e do começo do governo da Dilma. Mas sou economista. E vou dizer a vocês com muita sinceridade: do jeito que o governo está tocando a economia, eu não voto no PT. O Brasil não aguenta quatro anos do jeito que os caras estão levando." 

O peemedebista disse que o governo Lula foi diferente do de Dilma porque o petista fazia um discurso social, mas tomava medidas capitalistas, enquanto a presidente mantém a linha socialista. Também criticou alianças do governo com países como Venezuela e Argentina, além do modelo legislativo adotado pelo Palácio do Planalto. Jucá disse estar "cansado" de pegar leis do Executivo e "ter que mudar tudo". 

"É pouca gente ali [no Congresso] que sabe o que está fazendo. Normalmente, as pessoas votam ali sem saber. Quando você chega na Câmara então, é uma loucura", criticou. Além de ter sido líder de Dilma até 2012, Jucá também foi líder no Senado de parte do governo Lula e na gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O senador também é relator do Orçamento da União de 2015, peça considerada vital para o futuro presidente do país. 

ATAQUES
As críticas de Jucá são reproduzidas, nos bastidores, por uma ala do PMDB insatisfeita com Dilma. Parte do PMDB considera que a presidente não dialoga com o Congresso e impõe medidas econômicas contrárias ao que defende a sigla. Em junho, o partido aprovou o apoio à reeleição de Dilma com críticas ao PT e ao governo. Foram 398 votos pela manutenção da aliança (59%) contra 275 (41%) da ala que defendia o rompimento. Em 2010, o apoio peemedebista à chapa de Dilma havia sido aprovado por 85% dos convencionais. 

A ala contrária a Dilma chegou a discursar contra a aliança e a distribuir panfletos em que acusa o governo de ineficiência e corrupção. Maior aliado do PT na coalizão dilmista, o PMDB possui cinco ministérios, mas reclama constantemente que seu espaço é pequeno e que não tem autonomia total nas pastas sob sua responsabilidade.(Folha Poder)

25 comentários

Quem assistiu os discursos de defesa férrea do governo PT feitos por este senador, naquela casa de conveniências que é o senado federal, toma agora um susto imenso pela posição deste camaleão político que quer ser eternamente líder de governo. Só pode ser trote ou providencie-se óleo de peroba para este senador lustrar a cara.

Reply

Dilma no Jn será entrevistada em casa? No palácio do planalto? WTF?! Já começou a palhaçada.....

Reply

Taí o líder do Aécio ou da Marina!

Reply

Gente, vi isso no FaceBook e não acreditei. É mesmo verdade essa declaração? E agora, o que ele dirá no Senado, depois de ter tecido todos aqueles elogios ao governo dela?

Reply

CORONEL

O comando da campanha de Aécio deve procurar uma participação mais direta, intensiva e incisiva do G.Alckmin,do Aluizio Nunes e sobretudo do Serra.Seja por vídeos, artigos,declarações,entrevistas, não necessariamente em caravanas ou comicios.Força na turbina!!!
Recall por recall o do Serra é muito maior que o de Marina.

Reply

Eu diria ao anônimo de 18 de agosto de 2014 18:53, que errar é humano, permanecer no erro é burrice. Quanto ao óleo de peroba creio que ele não precise, pois a tanto tempo defendendo toda esta corja petralha ele já tem óleo de peroba na cara o suficiente para o resto de sua vida. Mas estes petralhas não possuem vergonha na cara mesmo.

Reply

É quase inacreditável que o Romero Jucá tenha dito isso. Enlouqueceu ou sua consciência tem doído pelo apoio que sempre deu ao bandido do Lula e ao PT. Espero que outros siga seu exemplo, ainda há tempo para reconhecer os erros!

Reply

CEL,

Que virada essa do Senador Jucá hem Coronel?

Índio Tonto/SP

Reply

Interessante observar que ele fez esta declaração com AÉCIO estando em terceiro lugar nas pesquisas. Vamos lembrar disso depois.

Reply

Se eu fosse o Aécio, declinaria veementemente desse apoio! Esse corrupto pode ser um cavalo de Tróia na campanha do mineiro.

Reply

Tem gente que quer ser bidú e acaba no bidê lavando as feridas. Isso é que é fogo amigo,hehe!

Reply

Coronel,

Vote em quem votar, desde que não seja na Dillma.

O Juca esta certo(neste assunto).

Infelizmente, é isto!!

Votei Serra em 2002, não votei em 2006, em 2010 Serra só no 2o.Turno e ia fazer uma "fezinha" no Aécio só para tirar o PT.

Agora ..... é só para tirar a Dillma.

JulioK

Reply

Coronel,
já esperávamos a fuga desse navio sem rumo e com uma comandante de um só neurônio. Com a queda nas pesquisas internas, aquelas que mostram a realidade, o desespero da canalha aumenta a cada dia. Não existe Lexotan e Rivotril que acalme. O velhaco já não aguenta mais de beber sua cachaça.

Reply

Ele é macaco velho, cobra criada,
sabe o que está dizendo, viu que
a vaca está indo para o brejo faz
tempo e isso não serve para ninguém, nuito menos para malandro.

Reply

Os ratos começam a abandonar a nau

Reply



VER PARA CRER !!!!!!!

TE FIA NESSA GENTE !!!

Reply

CORONEL!
Grande FDP! Mas ele vota.

Reply

Mais ratos fugindo do navio. Só espero que a governanta decida afundar junto com ele.

Reply

Ratos no convés!

Lanterna.

Reply

Coronel


Oportunisticamente Muito grotesco.....

Reply

É muito bom ver que ele se arrependeu.Espero que outros políticos aliados da Dilma também sigam o seu exemplo.

Reply

Li numa página do Face, onde inclusive tem uma Pesquisa com os 3, ainda com o Eduardo, que após o acidente o PT está tentando dividir o PSB, acho que esta turma é sempre PT, não o Partido, mas a Marina.

Reply

Vishi,esse cara já me fez muita raiva defendendo acintosamente o PT.Vejo esse voto de um canalha que está vendo a canoa afundar.Para mim,um aproveitador canalha!!

Reply

Senhor Romero Jucá; o0 senhor esqueceu de dizer que o governo lula foi bem porque havia um administrador no leme do governo- 0 snr. Henrique Meirelles. Porque, se assim não fosse, este desastre que está acontecendo hoje, já estaria presente no governo do pinguço =- nove dedos. DESASTROSO.

Reply

Querido JulioK 18 de agosto de 2014 19:58

acho perigosa esta campanha de "só não vote na Dilma".

Já imaginou se elegem a Marina? Deus nos livre! Tem que ser Aécio! Não
adianta tirar uma e colocar a outra. Ambas não prestam. E o problema da Marina é a voz macia, a cara de coitada e sofredora. O povo brasileiro adora um sofredor... um coitadinho messiânico! Um "verdinho".

As pessoas precisam ver que Marina é repressora, mentirosa, falsa e que é uma melancia!!! Verde por fora e vermelho por dentro!

Abraço!
Flor Lilás

Reply