Após derrota, Dilma tenta vender que Copa foi sucesso fora do campo. E busca apoio da imprensa internacional para esconder obras abandonadas e falta de legado.

A estratégia é esperta. Como os estrangeiros gostaram dos brasileiros e da nossa hospitalidade, Dilma quer transformar isso numa obra de governo. Usando a imprensa internacional, que não sabe o que ela prometeu aqui dentro, quer poder dizer que lá fora o mundo elogia a Copa e aqui, nós, sem metrô, sem VLT, sem corredor de ônibus, sem obras de mobilidade, temos complexo de vira-lata.

Um dia depois da derrota histórica da seleção brasileira para a alemã, a presidente Dilma Rousseff disse compartilhar da dor dos torcedores, mas tentou dissipar o pessimismo resultante da partida. Em entrevista à rede norte-americana CNN no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (9), Dilma afirmou que "reagir à derrota é a marca de uma grande nação", numa linha traçada pelo governo para se contrapor ao clima negativo gerado pelo desempenho brasileiro.

A presidente disse que "nem em seu pior pesadelo" imaginava que veria uma derrota como a sofrida pelo Brasil na última terça-feira, mas ponderou: "Sei que somos um país que tem uma característica bastante peculiar: nós crescemos na adversidade". A conversa faz parte de uma ofensiva traçada antes da derrota da seleção, que amargou um placar de 7 a 1 contra os alemães no Mineirão, em Belo Horizonte.

Depois de iniciada a Copa e do aumento da aprovação popular ao torneio, a presidente passou a falar mais sobre o evento e a criticar os que previam um fracasso. Agora, Dilma e os estrategistas de sua campanha tentam avaliar o impacto, na campanha eleitoral, do vexame em campo. E discutem como reagir a ele.

Parte da entrevista exclusiva, concedida à correspondente-chefe da CNN para assuntos internacionais, Christiane Amanpour, foi ao ar nesta quarta à tarde. A outra parte, dedicada a assuntos internacionais e políticos, será transmitida nesta quinta, às 15h, na CNN International. "As pessoas devem entender que, apesar de todas as adversidades, o fato é que o Brasil organizou e sediou uma Copa considerada por mim uma das melhores Copas. E isso é, sobretudo, por conta da habilidade do povo brasileiro de ser hospitaleiro", disse Dilma.

O governo sabe que a derrota humilhante da seleção brasileira criará um mau humor no país, mas avalia que ele não recairá somente sobre a presidente, mas será dividido com todos os políticos. Para minimizar esse efeito negativo, Dilma e seus auxiliares buscaram, logo depois da derrota, fazer manifestações de apoio à equipe brasileira. "Não podemos ficar crucificando nossos jogadores", diz um assessor presidencial.

Além disso, a estratégia palaciana será seguir mostrando que a Copa, na visão do governo, foi, sim, um sucesso. O fracasso aventado pela oposição na logística da Copa não aconteceu. O evento ganhou apoio da população e dos torcedores estrangeiros. A presidente já vinha insistindo nessa linha ao longo das últimas semanas, quando afirmou que "os pessimistas perderam".

Na última segunda, amparada pelo seu crescimento no Datafolha (em junho, ela foi de 34% para 38% nas intenções de voto) e na reprovação de eleitores às vaias dirigidas a ela no Itaquerão durante a abertura da Copa, Dilma anunciou que irá à final, no Maracanã, entregar a taça. O plano, segundo assessores, está mantido, apesar do clima de decepção que tomou conta do país com a derrota de terça-feira. (Folha de São Paulo)

16 comentários

Coronel,

Ninguém ASSUME NADA sem dizer que TODOS estão dividindo ou algo assim(FelipãoxJogadores ou DillmaXBase).

Eu quero saber: - QUEM vai pedir DESCULPAS??

No Brasil do PT, errar é humano, mas pedir desculpas é confissão inaceitável até perante o STF!!

JulioK

Reply

O mau caratismo das tentativas de fraude com faltas foi visto por bilhões de pessoas em tôdo o mundo, não foi coibido pelos técnicos ao longo dos jogos, a ponto de revoltar o jogador alemāo no jogo em uma indecente farsa de penalty.
Agora assistiremos às escaramuças para descolar as barbaridades cometidas com obras absurdas e a destruição de nossa imagem esportiva das eleições que se aproximam.
Para completar a torcida claque de brasília insulta a quase campeã mundial Argentina com um olé absurdo, e já acho que no domingo vai ser pior .
Deixamos de ser o país do futebol, taí o "legado" da copa das copas.

Reply

A seleção brasileira de futebol e o governo do PT perderam feio.

Reply

A final no maraca vai ser demais. O mundo irá "confirmar" o prestígio da anta que, mesmo tendo ao seu lado a chanceler alemã - uma verdadeira estadista - o povo não vai deixar por menos "Ei Dilma vai tomate cru".

Reply

Estava em curso a manipulação petralha se o Brasil vencesse.

E, agora, que perdeu, também quero saber quem vai PEDIR DESCULPAS À NAÇÃO por todas as mazelas deixadas fora do campo.

Os petralhas jamais se desculpam, mas a nação dar-lhes-á uma resposta no dia 5 de outubro!!!


FORA PT!


Chris/SP


Reply

Corona, caso Dilma for ao Maracanã ela deve levar um estoque extra de fraldão geriátrico. A Gorda do paletó vermelho é CAGONA e vai se borrar toda. Será um inesquecível MARACAGAÇO!

EDVTNC!!!!!

Reply

Essa copa não deixou legados, mas lesados.

Reply

Será que essa cadela vagabunda não vai fechar essa boca podre ???

Vai para a PQP !

Reply

Cel
Tem um legado também de mobilidade urbana inesquecível, qual seja, o viaduto que desmoronou em BH matando 2 pessoas e ferindo dezenas. A Anta é que não ouse dividir o seu fracasso com outros políticos que nada tem a ver com isto, já que não foram eles que inventaram esta palhaçada. Ela que vá tomar no SUS, que é o lugar para onde irá no domingo. Este sim é para mim o maior legado da Copa.
Ela já foi mandada para aquele lugar em BH, mesmo ausente e junto com o bundão do Fred, agora vai pra lá de novo no novo MARACANAZO.UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
eSTHER

Reply

Vamos colocar os pés no chão, a hospitalidade tem limites não vejo isso no dia a dia em cidades como Rio, Salvador , Recife,etc onde passar a pena nos gringos é a glória. Estou careca de sentir isso na minha pele, pois passo por estrangeira. Falei.

Reply

Tem razão o anônimo das 13:00 horas. Meu marido é bem loiro de olhos azuis. É filho de europeus. Moramos em São Paulo e ele pega trem e metrô para ir e voltar do trabalho. O que tem de pessoas, mal educadas, que passam na frente dele, esbarram, pisam nos pés e olham com ódio. Essas pessoas parecem que querem competir para passarem na frente dele. Ele é idoso e super super educado. Fico indignada com isso. Fora PT! Que dividiu tanto as pessoas em loiros e o restante da população.

Reply

É uma vagabunda, não assume os erros, não tem honra, não coragem, não tem hombridade, fala que faltou trabalhar, fala que não teve tempo para trabalhar porque tava ocupado com publicidade, pede desculpas ao povo brasileiro, vigarista. Eí dilma vai tomar no cu.

Reply

Difícil acreditar que nossos governantes são adultos, né? Ficam de joguinhos, mentirinhas, corridinhas e gritinhos em tempo integral, só defendendo o indefensável e buscando o abjeto. Dou graças por não qualquer parentesco com nenhum deles, pq é pra morrer de vergonha. E de catapora.

Reply

Dilma uma ladra..

Reply

Dilma ñ devia quere vender a copa

Reply

A dilma ñ deveria vender a copa

Reply