Apenas um a cada quatro eleitores aprova Dilma nas grandes cidades. Rejeição da petista chega a 42%.

Apesar de ainda liderar a disputa pelo Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff perdeu parte do capital político que tinha nos grandes centros urbanos — cidades que têm mais de 500 mil habitantes e que costumam funcionar como polos propagadores de votos para o resto do país. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na quinta-feira, nos últimos 15 dias, houve queda na intenção de votos na petista e aumento de seus índices de rejeição. Além disso, piorou a avaliação de desempenho do atual governo. Os dados foram recebidos com preocupação pelo comitê que trabalha na reeleição da presidente.

De acordo com a sondagem, o percentual de eleitores que consideram a gestão de Dilma “ótima ou boa” recuou de 30%, no início de julho, para 25% nos municípios com mais de 500 mil habitantes. No mesmo período, a classificação de “ruim ou péssimo” foi de 31% para 37%, e a “regular”, de 38% para 37%, na mesma região.

Essa piora na avaliação se refletiu nos demais indicadores da pesquisa. Dilma viu as intenções de voto nessas cidades caírem de 32% para 29%. O percentual de eleitores que dizem votar no tucano Aécio Neves — que até aqui aparece como principal adversário à reeleição de Dilma — diminuiu de 24% para 22%, enquanto o de Eduardo Campos (PSB) foi de 8% para 9%. Cresceu, neste item, o número de votos em branco e nulos (de 17% para 19%) e dos eleitores que afirmaram que não sabem quem escolher (de 9% para 12%).

Já a rejeição de Dilma nos maiores municípios do país, que era de 37% no início de julho, chega agora a 42%. A de Aécio avançou um ponto percentual (para 21%), e a de Campos foi de 16% para 19%.

A IMPORTÂNCIA DA PROPAGANDA DE TV

Para analistas ouvidos pelo GLOBO, as atenções do eleitor sobre o processo político foram ofuscadas durante a Copa do Mundo, o que gerou uma sensação de melhora do governo e se refletiu nos números divulgados pelo Datafolha no início de julho. Contudo, terminada a competição, a falta de um legado concreto que melhore a rotina da população das grandes cidades reativou as tensões sociais expostas desde junho do ano passado.

Num cenário como este, ressaltam analistas, a propaganda no rádio e na TV será ainda mais importante na definição da eleição. A presidente Dilma terá o dobro do tempo de exposição de seus adversários e precisaria aproveitar isso em seu favor. (O Globo)

8 comentários

Coronel,
sem sombra de dúvidas que a Copa somente agora começa a sair da cabeça das pessoas. O retorno a vida normal das dificuldades no transporte, saúde e segurança, voltará a irritar o eleitor, sem falarmos da inflação. Pesquisa, que não acredito na sua seriedade, só irá sentir o eleitor após 10 dias do término do evento.

Reply

Coronel,

quanto mais essa comunista miserável abrir a boca para vomitar suas mentiras na cara dos brasileiros, mais se afundará no mar da rejeição.

E que Deus tenha misericórdia de nós, e nos ajude a nos livrar do mal chamado PT. Amém.

Flor Lilás

Reply

O cenário está invertido.

A rejeição de 42% à Dilma Rousseff nas grandes cidades já ultrapassa em quatro pontos a que José Serra tinha em julho de 2010.


Dessa vez o PSDB tem o candidato com baixa rejeição, com potencial de crescimento, mas que já aparece em situação de empate no "mano a mano" com a Dilma.

Reply

Coronel,

é muito triste ver o Brasil com uma pessoa liderando seu destino, capaz e ser brasileira apenas na fachada, apenas quando coloca um paletó verde com pequeno detalhe de friso amarelo como o da foto.

Isso não nos basta Camarada Dilma!
Sua vermelhidão e ideologia obsoleta comunista, privilegiando a ditadura Castrista, rasgando-se em sorrisos para Raul Castro, afagando carinhosamente o braço de Fidel Castro e acarinhando as costas de Putin nos mostram que seu coração e mente, mesmo que apenas portando 2 neurônios, são totalmente comunistas e isto não nos serve. Nunca nos serviu. Serve apenas para você e seus companheiros psicopátcas, seu grande líder malévolo bêbado e tirano. Ah! Você tem dois líderes com tal descrição não é? Denomino-os: Fidel Castro e Lulla.

Vá embora para Cúba. Vá viver com todo o conforto junto com os Castro, que enquanto privam seu povo de comida, educação, conforto, vivem como realeza e enviam seus rebentos para viverem ricamente em Miami, conforme claramente documentado pela revista VEJA.

Sim Camarada Dilma hoje há 42% de rejeição à sua lamentável figura. Espero que em breve seja de 99,99% e que suma de nossas vidas para nunca mais retornar.

Seu lugar é numa cadeia de segurança máxima, para que não mais possa tramar e atentar contra a liberdade de nossa Nação Brasileira e da América Latina.

Adeus, Dilma guerrilheira comunista. Adeus.

Flor Lilás

Reply

Alguém pode me explicar como a propaganda de Dilma vai mudar minha realidade do dia a dia? Como ela vai faz o preço do supermercado baixar? Como ela vai fazer as ruas ficarem mais limpas, seguras e menos entulhadas de automóveis? Como vai melhorar o transporte público e reduzir os impostos? Enfim, como vai mudar minha perspectiva de um futuro melhor?

Reply

Coronel, tem como saber a porcentagem de votos que a Dilma teve, na eleição passada, nestas cidades com mais de 5000.000 habitantes?

#AécioPresidente

Reply

Brasileiros,

Temos de rejeitar mesmo essa vagabunda, semvergonha, vigarista, que não trabalha e ficou 3,5 anos só fazendo propaganda enganosa. Alem de tudo ficou roubando nosso dinheiro, tai a petrobras, sem explicação, tai o porto em cuba, sem explicação, tai o mais medicos pagando apenas pouco mais de mil reais para o medico e 9 mil reais para o governo cubano, tai o padilha que não consegue explicar os conchavos com o doleiro, tai os estadios superfaturados, para uma minoria assistir os jogos, tai as casas do minha casa minha vida, de baixa qualidade e as construtoras recebendo mais de 80 mil reais cada casa, tai centenas de obras inacabadas pelo Brasil, enfim, infinitas maracutaias inexplicáveis, por isso rejeição 100% pra essa vagabunda.

Reply

A jabiraca tem de melhorar muito antes de chegar a ser péssima.

Reply