O cara mau do PMDB.

Eduardo Cunha, eminência parda do PMDB, organizador do "blocão", que neste momento está peitando o PT e ameaçando quebrar a aliança entre os dois partidos, é um cara mau, muito mau. Neste momento, está cometendo uma das suas maldades preferidas, ao modificar projetos de lei e fazer com que venham lamber os seus pés. Desta vez, Cunha ataca os cofres um dos maiores aliados do PT, a JBS-Friboi, que montou um verdadeiro cartel com dinheiro do BNDES, graças a sua amizade com Lula e, especialmente, com o filho do "homem". A notícia abaixo é da Folha de São Paulo.

Uma alteração escondida no último artigo da proposta que altera as regras de cobrança de impostos de filiais de empresas brasileiras no exterior pode causar prejuízos milionários para os grandes frigoríficos nacionais. A modificação acaba com o direito das exportadoras de carne de acumularem um crédito equivalente a 50% do que deveriam pagar de PIS e Cofins todas as vezes que compram bois vivos no país.

O crédito pode ser usado pelas empresas para abater o que devem desses dois tributos em outras operações. Se o valor todo não for usado, os frigoríficos poderão pedir o ressarcimento em dinheiro.O mecanismo, previsto em uma lei de 2009, foi criado como forma de aumentar a competitividade das empresas exportadoras de carne bovina no mercado internacional, uma vez que reduz a carga tributária das companhias e diminui o custo de aquisição de matérias-primas --neste caso, o animal vivo.O sistema transformou-se num importante incentivo aos frigoríficos e numa conta salgada para o governo.

CONTA BILIONÁRIA

O estoque de crédito de PIS e Cofins reivindicado pelos três maiores exportadores de carne bovina do país --JBS, Marfrig e Minerva-- chegou a R$ 3 bilhões em setembro de 2013, segundo os dados mais recentes disponíveis. Pela proposta, as empresas não perderiam os créditos em estoque, mas passariam a deixar de acumulá-los. Esses frigoríficos serão os maiores prejudicados pelo fim do benefício, caso a mudança seja aprovada. Juntos, eles respondem por cerca de 80% das vendas brasileiras de carne no exterior.

A eliminação desse sistema não estava prevista no texto original da Medida Provisória 627, editada pelo governo em 2013 para alterar as regras de cobrança de tributos das multinacionais. A mudança foi incluída pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), relator da proposta de conversão da MP em lei. Para ele, não é correto dar crédito a um setor que já conta com isenção tributária --os frigoríficos não pagam PIS e Cofins na compra de bois e na exportação de carne.

A mudança proposta corta apenas o direito ao crédito. Os frigoríficos continuarão sem ter de pagar os tributos. A retirada do benefício, que não consta das 513 emendas apresentadas por parlamentares, pegou os empresários de surpresa. "Vai ter um impacto em toda a cadeia produtiva. Diminui a competitividade das multinacionais brasileiras de carne", diz Antônio Camardelli, presidente da Abiec, associação que representa os exportadores de carne.

Cunha afirma que a Receita Federal foi avisada da alteração e viu com bons olhos a medida, pois ela ajudaria a aumentar a arrecadação do governo federal. JBS, Marfrig e Minerva não quiseram comentar. A Receita Federal não respondeu ao pedido da reportagem.

7 comentários

Coronel, não é justo pagar imposto para exportar produtos nacionais. A isenção do Pis/confins sobre atividades agropecuarios incentiva o produtor rural.

Reply

O Eduardo Cunha é mesmo um zagueiraço e sempre sabe o que está fazendo. Esse pessoal do JBS-Friboi é que vem fazendo as tabelinhas maravilhosas, digamos assim, com o "Ronaldinho dos negócios" em gols de placa como o que ele marcou no porto de Mariel, em Cuba. O "bicho" pelas vitórias da dupla, nesse e em muitos outros negócios em que eles desbancam o Pelé e o Coutinho, são bancados oekis cofres do BNDES. Mas quem se importa, afinal? Pra esse povo, o PT tem que ficar no poder por pelo menos mais uns 100 anos. É claro que o Brasil não resistiria por tanto tempo e acabaria bem antes, mas eles iriam se dar tão bem...

Reply

Já vi este filme PMDBISTA várias vezes! O enredo é nojento.

NADA que uns 3 ministérios com Orçamento bilionário, não os satisfaça para que voltem a mamar nas têtas.

Este pseudo protesto nada mais é que pegar mais grana do erário...

Todos bandidos...

Reply

cel,

Agora querem assassinar a reputação do cunha. Esse incentivo de pis/cofins é dinheiro do povo que foi dado a jbs para pagar o emprestimo bilionario do bndes, ou seja nos estamos pagando esse emprestimo. Por isso o cunha tem razão de fazer isso, esta acabando com parte da farra do dinheiro publico.

Reply

Ainda tem gente que acredita em promessas dos trambiqueiros, qualquer pessoa que se instale para trabalhar no brasil tem que ter olho aberto que tipo de contrato estão assinando porque acredito que seja sempre um contrato draconiano que so beneficia um lado o lado dos trambiqueiros. E essa briguinha com os Pmdbostas e tudo combinado. O partido dos pmdbosta sempre viveram pendurados com quem tem a chave do cofre. Nosso vice presidente e um zero a esquerda, entrou mudo e saiu calado, não se sabe o que o homem gosta ou não gosta, em suma para ficar na boa ela aceita qualquer coisa. Eta partidinho barriga de alguel que para se dar bem cala. Não acredito em milagres todos que ai estão deputados senadores, ministros do supremo, nossa ultima decepção, ministros do supremo eleitoral, não nos representam, representam os petebostas que vieram para enxovalhar a politica, enxovalhar o congresso e enxovalhar o senados e os dois supremos. E preciso que nos saibamos que a nossa atitude hoje e o que vai determinar o nosso futuro amanha. E pelo o que esta ai hoje já sabemos o que nos aguarda. Por causa dessa politica de merda so quem ganha e quem não trabalha. Viva o pais que esta se transformando num circo, num pais de fez de conta. Faz de conta que eu trabalho e você faz de conta que acredita. Estao ensinando o povo a fazer sopa de agua com pedra e todos estão aceitando acreditando que estamos numa democracia. Democracia esta que so beneficia os malandros e os otarios somos nos que pagamos as contas sem bufar.

Reply

.....a Friboi eh o novo Eike Batista.sai petroleo,entra boi....................eh o brasileiro enriquecendo a petralhada.

Reply

Muito bom, Deputado E. Cunha. Pena que já acustumamos com que o PMDB almeja. Cargos.

Reply