O PMDB perdeu quase 20% da bancada de deputados federais de 2006 para 2010. Com isso, perdeu 20% do tempo de TV, apesar de continuar com 75 parlamentares na Câmara. É, ainda, o segundo maior tempo de TV, que é o que lhe garante a vice-presidência no governo petista. Se não fosse isso, o PMDB seria o último parceiro procurado pelo PT.
É um momento delicado para o PMDB. Se perder outros 20% da bancada federal em 2014 tende a embolar em número deputados com outros partidos. Terá, por exemplo, um pouquinho mais de importância que o PSD, que deve sair da casa dos 40 para a casa dos 50 deputados. Ou do PSB que, com candidatura presidencial, pode até dobrar o número de deputados. De parceiro em 2014, o PMDB poderá passar a adversário do PT, minguando de vez em 2018.
Por isso, a briga está nos estados, que é onde se elegem os deputados federais, cujo número define o tempo de TV do partido e a força do seu apoio ou da sua oposição nas votações importantes. O PT já definiu a sua estratégia: acabar com o PMDB onde ele é forte, tirando-lhe o governo do estado. Exemplo disso é o Rio de Janeiro.
Vejam o que diz Dora Kramer, em sua coluna de hoje no Estadão:
O buraco está literalmente mais
embaixo, nos Estados. A raiz das desavenças é a partilha do poder real, vale
dizer aquele resultante das umas. Sem perspectiva (nem projeto) de candidatura
presidencial, o PMDB vive de eleger boas bancadas para o Congresso. Para isso, precisa se sair bem
nas eleições estaduais ou se enfraquece. O PT ao mesmo tempo quer se
fortalecer, tornar-se hegemônico, ficar cada vez mais independente do parceiro
e tirá-lo desse lugar privilegiado no Parlamento, onde hoje preside as duas
Casas.
Não é teoria da conspiração imaginar que o governo federal e o PT estejam emparedando o PMDB com um objetivo: surrupiar a vice-presidência do partido, mas deixando-o na neutralidade em relação ao tempo de TV. O PT tem tanto tempo à disposição que uns minutos a mais ou a menos não fariam diferença. Isto abriria espaço para Dilma buscar um vice no Nordeste, talvez um Cid Gomes do PROS, para manter a sua liderança por lá, ameaçada por Eduardo Campos.
Em meio a tantas digressões, a realidade que ninguém pode negar é que o PMDB está jogando a sua sobrevivência nestas eleições. Não tem nada a perder se abandonar o barco e sair fortalecido de 2014, com uma grande bancada de deputados e um bom número de governadores. Tem tudo a perder se ficar atrelado ao governo petista e ser engolido por ele. Hoje à tarde, tem reunião no Palácio do Alvorada. Se eu fosse o PMDB, esticava a corda e pagava pra ver.
11 comentários
A Grande Prostituta só está tentando valorizar o próprio passe...
ReplySe Deus quiser, na próxima eleição sua bancada vai diminuir muito, assim diminuirá também o balcão de negócios que ela faz...
Coronel,
ReplyMatou a pau!!
Sempre uso o exemplo do PDT-RS, que virou um nada quando abriu as pernas para o PT!!
JulioK
Se o PMDB se enfraquecer é o fim da democracia no Brasil, por incrível q pareça
ReplyDoação secreta do erário é inconstitucional...
Replyhttp://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7hCLtDp_lYU
O Governo está desviando inconstitucionalmente verbas do BNDES para reconstrução de Cuba e quitar dívidas de outros países, enquanto o povo brasileiro morre por falta de assistência hospitalar, em decorrência da péssima qualidade de vida. Fraudaram a Constituição no Art. 166 para o desvio de Juros da Dívida Pública. Que dívida é esta, que leva 44% do que é arrecadado dos impostos que o povo paga? Para onde vai este erário?
Não se vai para uma reunião dessas sem definir antes o seu resultado.
ReplyO Eduardo já plantou na mídia que vai ter acerto. Que morra o PMDB!
Eles são nossos
carcereiros a três mandatos.
São tão responsáveis pela nossa destruição quanto o PT.
Anotem aí: os deputetas do PMDBando vão migrar para o PT. Lá a vaquinha, a maminha, a mamata rolam solta e o STF não reconhece formação de quadrilha, são "só" corruPTos.
ReplyA chance da parte do povo brasileiro que ainda pensa e que defende a democracia e a cidadania é a divisão da quadrilha do crime organizado que governa o Brasil. Não existe solidariedade ou amizade entre bandidos. Entre bandidos existe exclusivamente a cumplicidade. A nossa chance é dividi-los. Foi assim que aconteceu com o Collor e com o mensalão. É preciso estimular o blocão para que haja CPI da Petrobrás, para que os petralhas escolhidos para o STF não sejam aprovados, para que não avance o projeto da censura à liberdade de expressão. Dá-lhe blocão. Claro que os petralhas querem destruir todos os partidos da tal base aliada, principalmente o PMDB. Mais duas eleições e o escorpião ferroa o sapo e o PMDB desaparece do cenário nacional. A rebeldia do PMDB é a nossa chance de impedir que os petralhas nos transformem em cubanos. No Brasil Dilma não lança porto, mas Dilma em Cuba lança, em Cuba lança ... porto.
ReplyA VERDADEIRA INTENÇÃO DOS COMUNISTAS.
ReplyPORTO DE MARIEL (BASE MILITAR RUSSA). A MAIOR OBRA DOS GOVERNOS LULA, DILMA E PT. SERVIRÁ COMO BASE MILITAR RUSSA, SERVIRÁ PARA PROMOVER A GUERRA.
Agora estamos entendendo porque uma Mega obra em Cuba, qual a verdadeira finalidade dessa mega obra construída a contra gosto com dinheiro do contribuinte Brasileiro.
Os Russos estão vibrando junto com Cuba na possibilidade de poder utiliza-lo para manobras militares e possível Guerra contra os USA.
É, estamos vendo a maior Obra dos governos Lula,Dilma e PT sendo utilizada para promover a guerra.
Legal, parabéns Lula, Dilma e PT. Parabéns!!!!
https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/t1/1925201_495504467226210_311447125_n.jpg
No dia 7 de março o dep. Sandro Mabel tuitava, cf. li nesta mesma página: Aliança se faz com “gente grande” e uma parte do PT está provando que ainda engatinha.
ReplyData venia, dep., quem engatinha é quem não entende a natureza do partido revolucionário. Há um estudioso do assunto "dando sopa" por aí, o nome dele é Olavo de Carvalho, não costuma chutar e nem erra nas previsões. Olho vivo, pretensos espertos do peemedeibem, pelo verdadeiro bem do Brasil e seu renascimento moral, e pelo futuro de nossos filhos!
O PT quer ser mesmo hegemônico e por isto quer colocar as patas nos três estados mais populosos e mais desenvolvidos do Brasil.Em São Paulo,quer eleger o poste de nº 3, o Padilha.Em Minas o facínora ex namoradinho da presidanta Fernando Pimentel, o do acordo sigiloso com Cuba e países da África e do desvio de dinheiro da prefeitura de Belo Horizonte.No Rio o Lindbherg,o bunitim e campeão de processos por improbidade administrativa.Como viram o partido só tem malandro fino.
Replyo PT tem "papai,mamae e filhinhos",tdos maquiavelicos doidos por poder e dinheiro.
Reply