60% dos brasileiros querem mudança.

Abaixo, a boa coluna semanal de Rosângela Bittar, editora do jornal Valor Econômico, em Brasília, intitulada " Com o que Dilma deve se preocupar".

"As pesquisas de todos os institutos, tanto os que trabalham para candidatos e partidos quanto os que atuam para o mercado e órgãos de comunicação, convergiram mais cedo este ano. No fim de fevereiro todos eles fizeram uma rodada que apontou o que geralmente apontam às vésperas da votação. Chegaram a um consenso quanto à situação de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), os principais candidatos ao pleito presidencial já lançados, com pequenas nuances entre um instituto e outro quanto aos índices de intenção de voto de cada um.

Esse dado, contudo, não é o mais importante agora, notadamente para a presidente Dilma, candidata à reeleição. A intenção de voto é relevante para atrair financiamento de campanha, alianças, consolidar a base política, conquistar tempo de propaganda na TV, impressionar uns e outros, dar discurso.

Mas a informação fundamental das pesquisas para os especialistas, agora, do ponto de vista estratégico da campanha, são os índices de avaliação da administração da presidente candidata à reeleição, seu desempenho no cargo. É isso o que vale para que, inclusive, consiga reverter algumas tendências negativas. Tempo há, de sobra.Propaganda, sozinha, não resolve os ralos dos votos

Até junho, época das convenções e arrancada da campanha, qualquer candidato à reeleição precisa se preocupar com a avaliação que o eleitorado faz de sua gestão. Obsessivamente. Cobrar respostas de seus ministros ou secretários, municiar o marqueteiro, que vai tratar de manipular "as realizações", reais ou fictícias, na propaganda, para que o eleitor seja conquistado para a ideia da continuidade daquela maravilha e não da interrupção, da mudança, ou da descontinuidade, como se define no jargão dos especialistas.

Nenhuma das pesquisas divulgadas em fevereiro mostrou felicidade do eleitor com o governo Dilma. Comprovou-se, nas manifestações de junho do ano passado, quando ainda foi, para alguns, surpreendente a reação da sociedade, saturada da baixa qualidade dos serviços públicos, o que ainda está em evidência hoje: uma insatisfação generalizada com o desempenho em todas as áreas do governo, da Educação à Saúde, da Segurança à Economia.

Nem os programas formulados para servirem ao marketing político de Dilma e Alexandre Padilha, dois supercandidatos inventados por Lula, o rei Midas eleitoral, estão sobrevivendo. O Mais Médicos, por exemplo, sofreu reformulação radical na última sexta-feira, pois mostrava que o tiro, longe de certeiro, estava mesmo saindo pela culatra. Por pura arrogância do governo que, desde o início, alertado para os furos no programa, resistiu a alterar sua configuração, deixando que ficasse parecendo o que acabou sendo de verdade, um projeto de ajuda financeira a Cuba.

Não se sabe se foi mera coincidência a alteração essencial do programa, no sentido de melhorar o salário pago aos médicos, reduzindo um pouco o repasse a Cuba, para evitar deserções que arruinariam a campanha eleitoral, com a visita que a presidente Dilma, primeiro, e o ex-presidente Lula, depois, fizeram à ilha, para encontros amigáveis com Raul Castro. O fato é que ele aceitou perder um pedacinho da benesse que tinha do Brasil em nome do sucesso de seus padrinhos do governo brasileiro.

E assim são todos os outros programas de áreas escolhidos para serem utilizados no portfólio eleitoral. Na Educação, outro exemplo, que era para ser a área por excelência do marketing da campanha de reeleição, os números da performance brasileira no primeiro grau, no ensino médio, no ensino técnico, no Pisa, em qualquer avaliação que se consulte, dão marcha à ré. Na segurança nem se fala, e na Saúde, se tirar o Mais Médicos fora, mesmo mal ajambrado, não sobra absolutamente nada. Alexandre Padilha terá que centrar seu discurso no ataque aos adversários, não tem o que mostrar.

A avaliação do desempenho de Dilma no governo está perto do limite que os analistas dizem ser o mínimo para que um governante consiga se reeleger: 40% para quem está no cargo. Dilma, portanto, precisa se convencer que urge uma alavancada na avaliação positiva.

Além de melhorar a avaliação do governo, a presidente candidata à reeleição precisa urgentemente determinar aos marqueteiros que trabalhem para reduzir o percentual do eleitorado que quer "mais mudança", invertendo a posição com quem quer "mais continuidade".

Uma necessidade está diretamente relacionada à outra. Se conseguir melhorar a avaliação, tenderá a ver melhorados os índices dos que querem mais continuidade. Aí é dar um passo largo para o abraço.

O placar, hoje, arredondando-se os índices, é de 60 (mais mudança), a 40 (mais continuidade). Um grave alerta, parecido com o que o governo Fernando Henrique Cardoso tinha em 2002, exatamente quando foi interrompida a administração do PSDB. Nos casos de sucesso da reeleição, seja de governador seja de presidente, o índice dos que queriam continuar sempre ultrapassou bastante o quantitativo da mudança.

São duas questões de fundo, necessidades prementes na campanha da reeleição, e as duas têm a ver uma com a outra: Dilma tem que melhorar sua avaliação da gestão porque, melhorando, ela vai conseguir mexer na relação entre o desejo de mais continuidade e o desejo de mais mudança.

Os marqueteiros da campanha, especialmente o experiente João Santana, o chefe da propaganda de Dilma, sabem que a intenção de voto agora é secundária. Até porque conhecem bem as tecnicalidades e sabem que estão comparando alhos com bugalhos, pelo desnível do conhecimento de cada candidato. Temos no quadro eleitoral uma candidata, Dilma, com 90% de conhecimento; um candidato, Aécio, com 42%; e um terceiro, Eduardo, com 23%. É impossível comparar intenção de voto.

Quando, em fevereiro de 2010, Dilma perdia longe nas intenções de voto para José Serra, ela tinha só 50% de conhecimento."

15 comentários

Eu faço parte destes 60%. Os 40% que não querem mudar, deve estar escorado nos cofres públicos roubando e recebendo salários abusivos e muitos, sem mesmo mover uma palha. E estão adorando a farra do PT com o achincalhe com a justiça. Todos muito engajados com o comunismo do Foro de São Paulo fundado pelo lula fidel castro que juntos, faliram a Venezuela e o Brasil.

Reply

Coronel,

Estamos no Ano do Cavalo(Calendário Chines).

Duas das características do Ano do Cavalo são:

- O afloramento da verdade;

- Mudanças (até radicais).

Pode parecer bobagem para os mais céticos, mas deem uma olhadinha e vejam que isto já esta acontecendo!!

Exemplos??

- Venezuela e Ucrania;

- Declaração de um ex-presidente do Greenpeace dizendo que NÃO há comprovação que o homem produza o aquecimento globlal.

Bom ano!!

JulioK

Reply

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/walter-maierovitch/WALTER-MAIEROVITCH.htm

Reply

Coturneiros e coronel,

Não podemos dar moleza para os petralhas, temos que pisar, socar, esmerilhar, esse governo federal incompetente e mandar para o inferno. Isto é um câncer deste país, e temos que dar duro ate a vitoria de Aécio. Nenhuma pauta petralha pode ter vida, temos de matar todas. Nenhuma agenda petralha pode ter vida, temos de matar todas.

Reply

Os rmãos homicidas da Ilha Presídio não tiraram nem um centavo de sua parte, um engano da jornalista, mas sim estão distribuindo alguns dólares a mais do dinheiro que já era dos "médicos" e que ficava retido nos cofres dos ditadores. Os 7 mil dólares dos amigos do PT ficam intactos.

Reply

Esse blog, assim como tantos outros, é uma ficha corrida de crimes petistas praticados contra o Brasil, para bandido nenhum botar defeito.

Isso acontece há quase 12 anos, com uma nova atuação criminosa do PT vindo à tona, quase que diariamente.

É incompreensível como, com tanta contravenção, tanta incapacidade, improbidade administrativa, prevaricações, nepotismo favorecendo patentes, amigos e a cumpanheirada em geral e ainda assim o PT conseguir se manter no pode elegendo postes e se reelegendo, sempre seguros da vitória.

As urnas eletrônicas, com certeza, é um sistema comprado por quadrilheiros (com o mesmo dinheiro público roubado) e mantido nas eleições brasileiras, embora não seja usado em nenhum outro País do mundo e hoje seja até motivo de chacota internacionalmente.

Quem seriam os cabeças dessa bandidagem no governo e nos tribunais eleitorais?

Reply

É verdade.


Lanterna.

Reply

Um dado interessante é a taxa de rejeição da anta, por que não divulgam?


Lanterna.

Reply


já garrei ódio dessa imprensa tendenciosa, essa jornalista deveria estar escrevendo ...."com o que o brasileiros deveriam se preocupar" e não " Com o que Dilma deve se preocupar".Não me interesso pelo destino dessa anta.

Reply

BANCO DO BRASIL APRONTOU ( DEIXOU DE PAGAR ) APOSENTADOS /PENSIONISTAS do INSS E MILITARES QUE RECEBEM PELO BB.

O Santander pagou, mas o BB não.

Normalmente, no 1º dia útil que cai num sábado/domingo ou feriado eles liberam para saque o pagamento de aposentados e pensionistas, mas...nesse carnaval nos deram beiço.

Mês passado - o 1º dia útil era numa segunda-feira, liberaram dia 01 - sábado - COMO TEM ACONTECIDO NOS ÚLTIMOS 05 ANOS.

Como é, o BB resolveu aplicar a grana do povo ?

Veja só, só o zero hora deu a noticia, sem saber - penso eu - que os militares que recebem pelo BB também foram " surpreendidos".
.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2014/03/carnaval-altera-pagamento-de-beneficios-e-surpreende-pensionistas-do-inss-4435254.html

Reply

A cada vez que vou ao supermercado e converso com gente simples, apavorada com os preços da comida, fico convencida que os institutos de pesquisa mentem. O povo está vendo a inflação voltar, tudo carissimo. E o povo fala que a dilma só mente e promete. O povo não aguenta mais tanta carestia, promessas vazias e corrupção. Os petralhas estão subestimando o povo.

Reply

Cel, vou deixar uma mensagem para que, quem sabe, chega até o Obama, ONU, OEA e etc.



Pois é, Obama, na Venezuela, eles querem dar outros conjuntos de interpretações também, mas é mentira. O povo não quer o ditador, mas eles querem obrigá-los a aceitar. Isto está ocorrendo aqui no Brasil também. O povo está muito insatisfeito, não quer este governo. O congresso está corrompido e não satisfaz o vontade da popular. Nós vamos protestar também. O povo brasileiro está submetido a uma tirania de bandidos e está sem foro de socorro. Ou porque bandidos ameaçam a justiça, ou porque estão unidos na bandidagem.
A situação dos brasileiros é gravíssima tanto quanto a dos venezuelanos, porque estamos submetidos aos tiranos do Foro de São Paulo, que querem nos obrigar a aceitar uma ditadura comunista.

Reply

tb acredito que o pt tem a força das urnas eletronicas.e muita grana.............os brasileiros estao pagando seu proprio enterro.eh muita ignorancia,vamor todos pagar caro tanta alienaçao.

Reply

Cel, coturneiros, um ótimo artigo no blog do Aluizio Amorim. Muito bom. É recomendável a leitura.




http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/03/governo-brasileiro-sob-o-dominio-de.html


Reply

Como a Venezuela está falida e não tem condição de manter a ditadura castrista funcionando, Cuba está lançando seus tentáculos sobre o Brasil, via Dilma e sua ajuda ao país através do Mais Médicos.
O M. do trabalho foi aparelhado para aumentar só um pouquinho o salário dos médicos escravos cubanos sem contudo igualá-lo ao dos demais médicos? Isso pode pela legislação trabalhista brasileira? Ou foi só um cala boca para os descontentes com a situação?

Reply