Vaticano bloqueia tentativas de Dilma de politizar visita do Papa.

O Vaticano se distancia da tentativa do governo brasileiro de propor uma aliança para o combate à pobreza, enquanto nos bastidores a Santa Sé insiste que não quer ser usada politicamente no Brasil pelo governo, principalmente em um momento delicado, de manifestações pelas ruas e preparação para as eleições de 2014.
 
Na segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff não perdeu a chance de, no primeiro discurso ao lado do papa Francisco, descrever a política social do governo e formular uma proposta de se aliar ao Vaticano, para desenvolver uma política internacional baseada no combate à pobreza. O papa tem cobrado governantes e até mesmo a Igreja para que adotem um discurso e atitudes concretas para ajudar os mais pobres.
 
A Santa Sé confirmou que, além do discurso, Dilma levantou essa questão com o papa no encontro que mantiveram. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, garantiu ao Estado que o pontífice "apreciou" o tom do discurso e que existem "pontos de sintonia". Mas ele insistiu que não há nada concreto quanto a uma aliança e que, no momento, a Santa Sé não tem a intenção de assinar acordos nessa direção. "Não existe compromisso nesse sentido."
 
Lombardi explicou que não se trata de um desacordo com a linha adotada pelo Brasil. Mas, ao Estado, pessoas próximas ao papa garantiram que o argentino e o Vaticano sabem do momento vivido pelo Brasil e da necessidade de Dilma de colar sua imagem à popularidade de Francisco. Para completar, a Santa Sé aponta que tanto na Organização das Nações Unidas (ONU) quanto em outros organismos internacionais, o Vaticano e o Brasil já têm uma posição de sintonia.
 
O distanciamento do Vaticano não significa, segundo seus auxiliares, que o papa não reconheça que tem um papel político importante. "O papa quer ter esse papel. Mas ele defende uma ação política com P maiúsculo, e não a política partidária" explicou um auxiliar.
 
Carta. Dilma fez de tudo para politizar a viagem do papa ao Brasil. Ela enviou uma carta ao argentino pedindo que ele a transformasse em uma "visita de Estado" e fosse a Brasília. Mas Francisco rejeitou o convite. Nos próximos meses, o governo tentará promover uma aproximação das diplomacias do Vaticano e do Itamaraty para debater estratégias de ação conjunta em fóruns internacionais.
 
O Vaticano também já deixou claro que amanhã, quando o papa visitar a favela de Varginha, no Rio, ele não quer a presença de políticos. "O contato é com o povo, e justamente com o povo mais esquecido pelos governantes", declarou um representante do Vaticano. (Valor)

10 comentários

Essa praga está querendo jogar o povo contra o papa. O papa percebeu a jogada destes canalhas. O povo não quer saber destes políticos safados mais não.

Reply

CEL,

Em tempos de baixa popularidade e com a água já batendo na bunda a GANG do PT vai se utilizar de todos os subterfúgios possíveis e imagináveis e até os inimagináveis.

Meu mantra:

Fora PT, fora corrupção, fora incompetência!.

Índio Tonto/SP

Reply

Quanta falsidade desses políticos. Demonstram desprezo pela igreja e agora se agarram ao papa pra se promoverem.
Que o povo esteja bem atento ao BONZINHO, CARIDOSO... O ÚNICO OBJETIVO É A AUTO PROMOÇÃO, OS INTERESSES PRÓPRIOS.

Reply

Tenho certeza que não conseguirá politizar a visita do Papa, pois este está calejado com a similar argentina. Sim, é o Papa certo e na hora certa e este me representa, pois estamos carentes de amor fraternal, de alegria sincera, de simplicidade, de coerência. Sinto a mesma emoção de quando João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Acompanho com paz e alegria a bem vinda visita do Papa. Meu próprio coração tomou uma onda de juventude que o clima implantado pelo PT havia esfumaçado. QUE DEUS ESTEJA SEMPRE JUNTO O PAPA FRANCISCO E QUE ELE SE MANTENHA BEM LONGE dessa estirpe do mal, onde até o ar que expiram vem com o fedor satânico. Nós merecemos dar um pontapé no PT, no Lula, na Dilma e trazer governantes que nos inspiram paz e credibilidade.

Reply

Tudo errado, tanto a igreja e o governo não querem ver que quem está sendo destruída é a camada intermediária da população, fortemente taxada com impostos e desassistida de nenhum retorno dos impostos pagos, e é o atual contingente dos excluídos.
O curioso é que são essas camadas da população que mais empregam diretamente os pobres, ou empregavam, e essa década perdida será irrecuperável.

Reply

ESSES CANALHAS ACHAM QUE TODOS ESTÃO DISPOSTOS A LEVANTAR A MORAL DESTA GENTE DESQUALIFICADA . VERGONHA DE SER BRASILEIRA EU SENTI QD A ANTA ABRIU A BOCA SÓ PRA FALAR DO PT E SEUS 10 ANOS NEGROS QUE ESTE PAIZ QUER ESQUECER. AINDA BEM QUE O PAPA NÃO CAIU NA DELLES . VIVA PESSOAS ESCLARECIDAS , DEIXEM ESTES ALIENADOS SONHAR QUE ESTÃO AGRADANDO..

Reply

Cel
Mais que cara de pau da Anta! Sabemos que o PT aparelha até batizado de criança, mas, querer pegar carona na popularidade desse carismático Papa passou do limite. Alguém precisa dizer para a Anta que o Papa não deseja parceria com o demônio, que é o que os petralhas representam. Ela não presta mesmo, é uma vagabunda ordinária.
Eu, que nunca dei bola aos Papas que aqui vieram me encantei com Francisco. Ele me parece sincero, honesto e os seus atos combinam com suas palavras. Acho-o encantador. Me ganhou pela sua sinceridade.
Esther

Reply

CARA-DE-PAU,
SINICA,
CORRUPTA,
VELHACA,

ainda bem que o papa não caiu nessa.

É isso ai, papa Francisco, tem de ser direto é reto, sincero, o Brasil tem de dar mais retorno daquilo que arrecada, É O POVO FALAR ATRAVES DE VOCE.

Reply

O Vaticano é macaco velho, nao tem nada de bobo, se a coisa afundar carrega ele tambem na enxurrada ...

Reply

não acredito q liberem mas..

Corrupçao rouba 7bi/ano, Sonegação 415bi/ano. Rodoanel e metrô de AlckminPSDB roubou 425milhões; Aecio Neves roubou da Saúde 4.2bilhões; Lista de furnas vale conferir; Joquim Barbosa compra apto em Miami por u$10 porém avaliado em 1 milhão de dólares; globo deve de multa ao IR 615 milhoes ao perder agora deve 2.01 bilhoes. É honesto informar a corrupção.

Reply