Marina, uma candidatura sonhática e virtual.

Marina Silva foi o nome de destaque nas últimas pesquisas eleitorais. Beneficiada pela perda de popularidade de Dilma Rousseff, a ex-ministra do Meio Ambiente disputaria o 2.º turno com a presidente e teria chances de vitória. Apesar dos índices favoráveis, Marina, se conseguir de fato criar a Rede Sustentabilidade, não conseguirá montar palanques pelo País. O projeto político esbarra na dificuldade de encontrar aliados para o seu programa "sonhático". 

Uma candidatura independente e sem palanque é uma aposta colocada em xeque por cientistas políticos. De concreto até agora, apenas três deputados anunciaram filiação à legenda: Walter Feldman (SP), Domingos Dutra (MA) e Alfredo Sirkis (RJ). A expectativa é de que esse número aumente após a Rede conseguir o registro na Justiça Eleitoral. O futuro partido já trabalha com a possibilidade de formação de palanques em pouquíssimos Estados.

"No momento em que você tem um partido que vai disputar um espaço no âmbito institucional, é evidente a necessidade de lançar candidaturas. Mas nós sabemos que é muito provável que haja Estados onde não se tenha um palanque regional específico para a candidatura nacional", avalia Feldman.

Em 2010, quando era filiada ao PV, Marina não fez coligações, mas conseguiu formar palanques em 11 Estados. Contava, também, com as chamadas Casas de Marina, comitês locais montados por voluntários. Ela terminou a disputa em 3.º lugar, com quase 20 milhões de votos.

Segundo os apoiadores de Marina, os esforços da Rede estavam até agora concentrados em garantir a validação das 500 mil assinaturas até 4 de outubro, prazo que assegura a participação da sigla nas eleições de 2014. Embora a ex-senadora evite vincular a sigla à disputa eleitoral, a próxima etapa será começar os debates em torno da articulação política. "Essa é uma preocupação. A Rede vai se legalizar na marca do pênalti. Não deu para fazer grandes discussões sobre políticas de aliança e temos um País gigante", diz Dutra.

O fato de Marina estar em evidência pode atrair mais interessados, mas Dutra reconhece que não será fácil conciliar interesses eleitorais aos da Rede. "As tentações serão grandes (para fazer alianças). Mas a gente tem muito nó para desatar. Tem que haver debate firme para ver que nível de relacionamento pode ser feito sem dar choque (com o programa da legenda)." Pelo estatuto, o partido tentará colocar em prática ideias diferentes das adotadas pelas legendas tradicionais, como limite à reeleição para parlamentares e um teto para doações de pessoas jurídicas para campanhas. Bazileu Margarido, que integra a executiva provisória da Rede, reafirma que a política de alianças se dará em torno das questões programáticas. Mas ele avisa que ainda não há uma lista de partidos com os quais a Rede poderá ou não se aliar. 

Construção nacional. O cientista político Vitor Marchetti, professor da UFABC, não acredita que as manifestações recentes tenham efeito no jogo eleitoral, ainda pautado pelo modelo tradicional de alianças. "É impossível. Como se constrói uma imagem nacional? Com espaços nos Estados", afirma.
Por outro lado, os protestos demonstraram que outras formas de mobilização, coordenadas por redes sociais, ganham força. Nesse contexto, o cientista político Carlos Melo, do Insper, não considera absurdo apostar na relevância do apoio de militantes. "Depois de junho, pode ser possível. Mas ainda não sabemos a efetividade disso numa campanha."(Estadão)

25 comentários

Marina é Lula de saias

Reply

Collor também foi um candidato virtual criado pela Globo e aliados em 1989. Assim como criaram FHC chamando de pai do Plano Real. Criaram o Lula dizendo ser Pai do Bolsa Família e a Dilma criada para se Mãe do PAC. Marina Silva é outra. Até quando iremos aceitar esse teatro de fantoches igual o Obama e Nelson Mandela? É assustador como as máfias criaram seus capachos nos últimos 30 anos. Getúlio Vargas e JK da vida sumiram estranhamente por que?

Reply

Mas qual é o programa de governo dessa turma? Qual é o tamanho do Estado na economia que essa turma acha desjável? São favoráveis ao livre mercado? Á iniciativa privada? Á concorrência? Olhando seus apoiadores de peso não me parecem serem favoráveis a livre concorrência. São um bando de empresários acostumados ás benesses do governo e ao fechamento do mercado á concorrência. Tô fora! Melhor o Lulopetismo que se vende fácil.

Reply

Confesso que nunca prestei muita atenção na Marina. Sempre que tento ler uma entrevista com ele, desisto antes da metade. Simplesmente não consigo extrair nada do que ela diz. Contudo, é inegável que suas idéias estão em grande sintonia com as últimas manifestações da classe média. E também é inegável que ela fez isso muito antes das manifestações. Então ela é uma figura de destaque nas próximas eleições, por méritos próprios. Gostando dela ou não, ela é uma peça importante desse tabuleiro.

Reply

Olha bem com quem esta jumenta esta coligada Domingo Dutra do Maranhão que é aquele deputado que tem um projeto de lei na camara pra dar vida de maraja para os presos do Brasil,coisas que se contar em outro pais do mundo vão achar que é piada.Pois eu tambem tenho um projeto para os presos do Brasil ,vão ter que trabalhar de sol a sol se quizerem comer ,porque nos brasileiros que trabalhamos nao aceitamos sustentar vagabundo que esta preso não.Esta cambada tem que quebrar pedra o dia inteiro se quizerem comer .é assim que funciona em qualquer pais decente no mundo,temos que consertar este pais é na marra.

Reply

Se o cientista político for do PT, vai emitir idéias negativas sobre a Rede. Infelizmente, tudo pode acontecer. A Marina, teoricamente, pode ganhar com o apoio dos militantes pela internet e também com o apoio subterrâneo dos evangélicos e católicos (mesmo que as lideranças apóiem outros candidatos, eles podem se rebelar nas urnas e votar na "irmã"), Sem contar que ela terá apoio de esquerdistas de outros partidos que já perceberam que a Dilma já era. Concluindo, a situação é crítica.

Reply

O risco de Marina ser eleita existe e, pelo perigo que representa para o país, não deve ser menosprezado. Marina pode não conseguir aliados entre políticos tradicionais, mas certamente poderá contar com o voto "cacareco" ou "tiririca". Já vimos em mais de uma ocasião como a massa vota.

Reply

Não terá palanques, não terá tempo de TV/Rádio, mas terá muita difusão nas redes sociais entre as classes mais abastadas (não alcança 10% do eleitorado). Mas o maior desafio será partidário: a Rede está mais para uma peneira furada.

Reply

Marina eh pra ser esquecida...

se por ventura ganhar, nao governa...

podem escrever...

olhem o sufoco que a gerentA esta passando, mesmo com toda aquela base alugada e a estrutura do PeTê por trás...

essa sonhatica eh mais autoritária do que a gerentA e nao vai querer negociar nada, partindo feito um touro bravo pra cima do setor produtivo, tanto o rural como o urbano, esse ultimo por causa da poluição...

quero ver como os marineiros irão se virar para fazer com que a industria automobilística não demita, pois irão encher o saco por causa da produção pois, como eh sabido, quanto mais carros nas ruas, mais poluição...

acho muito, muito, muito difícil que ela consiga governar...

vai ser um desastre...

Luix Inassiu que eh Luix Inassiu, o rei dos conchavos e das tretas, só conseguiu se manter de pé no seu governo porque colocou todos os projetos progressistas na sacola e mandou enterrar, mandando tirar tudo do buraco agora, no governo da governantA, e o resultado esta ai...

ele nao queria marolinha pra cima de si...

Reply

Coronel,
É trocar seis por meia dúzia.
tuco-SP

Reply

Disse tudo Lula de saia uma melancia verde por fora vermelha por dentro. To fora eu não caio no papo dela!

Reply

IMPORTANTE:
Link -
http://www.averdadesufocada.com/index.php/poltica-interna-notcias-103/8969-210713-a-democracia-brasileira-esta-correndo-perigo-

Reply

cel,

Deixa a rainha do mogno sonhar.

Reply

Marina é a continuação da PALHAÇADA que ai esta, é a Mulla de saia, é a continuação da quadrilha no poder, os Zé Dirça, Ingenuino, João Ladrão, Levandovisk da vida, as Idelis, os Merda Andantes, os Garbosos , os incomPeTentes, e todos sanguesugas petralhas de presente, por tanto FORA MARINA DISSIMULADA,vai enganar a sua turma, deixe nosso pais em paz.
Fora Dilmanta, Fora Lulladrão, Fora IncomPeTentes e agora FORA Marina ridicula.

Reply


Marina fala sobre a "borda encapsulada" e apoia Henrique Fontana na comissão de reforma política.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,marina-diz-que-dilma-poderia-ter-desconforto-menor-com-as-manifestacoes,1054454,0.htm

Reply

Cel
Pra que tanta passeata se o povo ainda prefere o PT? Seja a ser ridículo esta preferência pela Marina que a vida inteira foi PT. Será que não a enxergam? Ela é tão cínica e hipócrita que disse que a fundação do partido não é para ela disputar a presidência.Sei. Cls: a maior parte do povo continua sendo ASNO.
Esther

Reply

Eu concordo com o professor Vitor Marchetti.


No fim, as manifestações cairão no esquecimento e os partidos da base governistas vão acabar se alinhando em torno da Dilma.

Resta a oposição uma união, coisa que a gente nunca viu, né Serra, Alckmin e Aécio? Três hiper egos que destruíram a oposição.

Reply

Essa Marina foi candidata e depois ficou desaparecida até agora...e agora quer ser candidata denovo? Piada...

Reply

Collor foi realmente um candidato virtual, mas FHC fez campanha na esteira do Real sendo um candidato genuino. O Molusco 9dedos foi candidato durante tanto tempo que ninguém pode afirmar que foi virtual. já Dilma... Sem comentários.

Reply

Gente eu estou besta como a população cai nas mentiras da Dilma e do PT.
QUASE TODA POPULAÇÃO ESTA APOIANDO A PROGRAMA MAIS MÉDICOS.ESTÃO TODOS CONTRA OS MÉDICOS E A FAVOR DA Dilma
a Dilma conseguiu jogar quase toda população contra os médicos.a propaganda esta a todo vapor,e ninguém faz nada.

Reply

Correção.O povo precisa parar de brincar com eleição,e não votar em candidatos medíocres só pra protestar.Colocaram o Lula no poder,um sujeito despreparado que nunca trabalhou na vida,avesso à leitura,à cultura,à instrução e deu nesse desastre que está ai.Agora estão falando nessa Marina,que nem partido tem,é um Lula 2 em matéria de preparo e saída das fileiras desse partido nefasto.Tudo que o Plano Real nos propiciou,como fim da inflação,estabilidade econômica ,lei de responsabilidade fiscal,melhoria de vida da população,etc, estão sendo jogados no lixo.Infelizmente não existe democracia sem políticos,então precisamos parar de usar o voto como protesto e não votarmos mais em qualquer porcaria pra presidente.Não existe políticos perfeitos,mas existe os menos ruins e mais preparados.

Reply

Vale a pena lembrar o avião utilizado por ela nas eleições de 2010. Para quem se diz "humilde" é até para rir.
http://www.sejaditaverdade.net/blog2/index.php/2010/10/01/escandalo-marina-faz-a-campanha-presidencial-mais-cara/

Reply

Marina é petista.Elegeu a Anta,prejudicando o Serrã inimigo é o PT.Cara de cadaver,não me engana.

Reply

Igor e suas bobagens !

Chamar Nelson Mandela de fantoche, é muita ignorância.

Comparar FHC com Lula chega a ser heresia.


Ass. Wilbor

Reply

Anônimo das 20:43, você ainda está surpreso com o apoio do povo à dilmanta? Propaganda 224 horas por dia em todas as tvs, todos os rádios, todos os outdoors, e um povo mais burro que um bando de toupeiras? Surpreso? Eu já estou é conformado...

Reply