A oposição acusou nesta segunda-feira a presidente Dilma Rousseff de atropelar o Congresso Nacional ao propor a realização de plebiscito para consultar a população sobre a realização de uma constituinte exclusiva para discutir a reforma política no país. Com críticas ao discurso de Dilma sobre os protestos que se espalham pelo país, os presidentes do PSDB, DEM e MD (Mobilização Democrática) avaliam que a presidente não deu respostas suficientes aos brasileiros que protestam por melhores condições de vida.
"É uma competência exclusiva do Congresso convocar plebiscito. Para desviar atenção, ela transfere ao Congresso uma prerrogativa que já é do Legislativo e não responde aos anseios da população", disse o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG).
A oposição diz ser favorável à consulta popular sobre a reforma política, mas discorda da convocação de Assembleia Constituinte específica para discutir a reforma política. "Nenhum de nós é contra consulta popular, mas fazer plebiscito sobre o que o Congresso precisa fazer? Não adianta querer entrar agora com manobra diversionista. A reforma é importante, mas vamos cuidá-la com o devido amparo legal", atacou o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN).
Os presidentes dos partidos de oposição avaliam que Dilma adotou um "discurso velho" ao dialogar com os manifestantes, que têm uma nova forma de protesto --além de ter "transferido" ao Congresso, governadores e prefeitos problemas que são de sua administração. "A presidente esqueceu que seu partido governa o país há mais de 10 anos, mas parece alguém que acabou de assumir o mandato. Ela transfere ao Congresso essa responsabilidade e aos Estados e municípios a competência para desonerar transporte público", afirmou Aécio.
O presidente do MD, Roberto Freire (PE), disse que a presidente deveria orientar sua base de apoio no Congresso a aprovar propostas que são de interesse da população. "Por que o governo não orienta a sua maioria a derrotar a PEC 37? Por que não orientar a base a apoiar uma CPI para investigar as obras da Copa?", questionou.
A Constituição estabelece como competência do Congresso a sugestão de plebiscito ou consulta popular, assim como a aprovação de propostas que modificam a Constituição --como no caso da reforma política. (Folha Poder)
19 comentários
Ninguém está entendendo. Queremos formatar o Brasil. Queremos começar do Zero. Queremos acabar com um monte de mordomias que podem ser investidas nas áreas mais necessitada para a população. As riquezas da nação estão se concentrando nas mãos de poucos.
ReplyA governanta definitivamente não entendeu a mensagem das ruas e vem com essa idéia de Dirceu; Lulla e caterva dar um golpe bolivariano. Como diz RA é de sua natureza essas patifarias! Estamos de olho safados!!!!!
ReplyCoronel,
Replypense numa Anta nervosa. No seu discurso, a Anta II parecia que ela e sua corja tinham assumido o governo hoje. Pirou de vez. Não falou nada de concreto, não sinalizou sequer para algo novo e decente. Eita canalha incompetente, covarde e corrupta.
Arlindo Chinaglia deve torcer todos os dias para a oposição não chafurdar sua atividade legislativa.
ReplyCaso contrário, a turma que deseja ver Dilma Rousseff pelas costas fará um Carnaval quando encontrar um projeto de lei da autoria de Chinaglia, de 2003, que proíbe a criação de novos cursos de Medicina e a ampliação de vagas nos já existentes.
Uma das bandeiras do governo no momento é a importação de médicos para suprir a carência de mão-de-obra especializada país afora.
Mas pelo menos na ocasião, Chinaglia, que é médico, justificou a intenção de conter a formação de novos colegas, dizendo ter como objetivo estancar a inserção de profissionais de má qualidade no mercado.
Chinaglia ia além, afirmando no texto do projeto: “O Brasil já tem uma relação de médicos por habitante acima do índice recomendado por instituições internacionais, que é se doze médicos por 10 000 habitantes. Essa proporção deverá continuar a crescendo com rapidez”.
É, mas a atual política do governo do qual Chinaglia é líder mostrara que suas previsões não foram tão precisas assim.
Por Lauro Jardim-Taí satanistas petralhas,desde 2003 sabotando as universidades de medicina,e sucateando a saúde,Ella
Cel
ReplyErundina teme Constituinte exclusiva para reforma politica.
http://terratv.terra.com.br/videos/Noticias/Brasil/4194-475528/Erundina-teme-Constituinte-exclusiva-para-reforma-politica.htm
Átila
Podcast de entrevista do Aécio, dando umas cacetadas na Dilma e lembrando a jumenta que quem propõe plebiscito é o congresso.
Replyhttp://www.psdb.org.br/entrevista-do-senador-aecio-neves-sobre-o-manifesto-das-oposicoes/
PUTA QUE PARIU, ESSA PRESIDENTA ACHA QUE SOMOS BURROS, IDIOTAS OU COISA ASSIM?
ReplySó pode ser isso, ou ela é muito BURRA.
PORRA, para de roubar, para com sinismo, para com velhaquismo.
Demite metade dos ministros.
Demite metade dos companheiros.
Devolve a copa pra fifa fazer em outro lugar.
Devolve a olimpiada pra fazer em outro lugar.
Corta pela metade os gastos com propaganda.
E pega todo esse dinheiro e investe em hospitais, PAGA MELHOR OS MEDICOS e não trazer um desqualificados de outro país.
Pega todo esse dinheiro e investe em educação, construindo escolas melhores, com tecnologia, pagando e exigindo melhor dos professores.
Quer mais, vai trabalhar veia.
Coronel
ReplyVeja a entrevista do novo Ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, dada ao site Migalhas, e reproduzida por Reinaldo Azevedo:
NOVO MINISTRO DO SUPREMO DIZ EM ENTREVISTA POR QUE CONSTITUINTE EXCLUSIVA PARA REFORMA POLÍTICA É INCONSTITUCIONAL
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/novo-ministro-do-supremo-diz-em-entrevista-por-que-constituinte-exclusiva-para-reforma-politica-e-inconstitucional/
Esta idéia absurda de plebiscito é do Mulla, não é só da Dilma. Ela pensa que conseguirá enganar os brasileiros. Ledo engano, a tampa do bueiro já foi para os ares!
Chris/SP
''Em vez de lutar contra infindáveis PECs, PLs, decretos, etc. , tentando matar baratas pelo método de jogar uma naftalina na cabeça de cada uma, vão direto ao ponto:
ReplyAUDITORIA NO FORO DE SÃO PAULO – JÁ!
Impeachment da Dilma para que? Para trocá-la por outro membro do Foro de São Paulo?
AUDITORIA NO FORO DE SÃO PAULO – JÁ!
PESSOAS, depois de pensada estratégia, temos que bater no foro com toda nossa força…. Marcos Abussafi é um advogado que se prontificou a auxliar nessa empreitada, mas precisamos de mais força, precisamos com urgência de auxilio com advogados e contato com gente do MP'' ( Olavo de Carvalho )
Gostamos de ver.
ReplyContinuem denunciando os golpistas.
Cara, como os PTralhas reclamam da Globo!? Descaradamente não quiseram mostrar as declarações do presidente do principal partido de oposição...
ReplyCEL!
ReplyQUERO uma PEC do VOTO DISTRITAL para acabar com a HEGEMONIA NODESTINA!
O PT não está preparado para governar dentro dos mecanismos democráticos. A sua incompetencia é tão grande que precisa de mecanismos autoritários para impor a sua agenda. Fizeram uma lambança com o mensalão, construíram a maior base aliada, como nunca antes neste país, e não conseguem aprovar qualquer projeto de lei relevante. É um governo fraco, liderado por uma presidenta medíocre, cercado por pessoas com idéias tortas. Não existe futuro promissor para esse governo embusteiro, não se promove o crescimento econômico, não se muda um país na base da propaganda e da mentira. Ao invés de promover o fortalecimento das instituições o governo cego do PT trabalhou para enfraquecê-las. O PT, em dez anos de poder, deixou uma herança maldita para sí próprio, da qual não tem como fugir. O país passa por um enorme descrédito, a única solução é mudança do governo nas próximas eleições. Podem gritar, andar pelas ruas como baratas tontas, pintar a cara, ficar pelado, quebrar tudo, porque é a ECONOMIA quem vai nos mostrar o rumo do País. Assistimos a derrocada do império de Eike Batista, maior beneficiário do BNDS e símbolo do crescimento econômico mentiroso e jeca do petismo. O governo do PT vai levar o País de volta aos índices de subdesenvolvimento, vamos acabar morrendo afogados, abraçados com a Argentina e a Venezuela.
ReplyAo invés de resolver o problema dilma
Replyestá tumultuando mais.
Que vergonha!
Tree
A questão fundamental não é a da competência para propor um plebiscito. O Congresso tem maioria governista e poderia fazer isso. O problema é outro: a Constituição não prevê constituinte exclusiva para modificar a si própria. Uma constituinte é para fazer uma nova Constituição, do zero. Afora isto, as modificações constitucionais só podem ser feitas por emendas, naquilo que não agredir as chamadas cláusulas pétreas. É totalmente inconstitucional e absurdo. Regras nascidas de uma constituinte exclusiva seriam, a um só tempo, originais e derivadas. Uma contradição em termos.
Reply
ReplyO perigo é :
Inevitavelmente as manifestações populares provocarão uma queda vertiginosa na popularidade da presidente Dilma. Diante deste cenário, o seu partido político (PT) poderá optar por uma troca ao candidato que vai disputar as eleições presidenciais no ano que vem.
E, adivinhem só, o “novo” candidato é pior do que o anterior. O retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da Republica vai fazer o nosso País chorar por Evita. Vamos terminar de bagunçar o que ele começou. Dar o último gás à máquina pública. Contratar mais companheiros. Surfar a última marolinha. Pagar a última parcela do mensalão.
Deus nos livre !!!!
Os petralhas só pensam no poder e o que os aflige agora é o lento, gradual e sustentável descontrole da economia.
ReplyEstão fazendo exatamente aquilo que acusavam os outros de fazer no passado, ou seja, puro "casuísmo".
Tem mais é que mandar o PT ir tomar no c...
Coronel, lembra de mim? Olha eu aqui de novo, com minha verdade axiomática: 'todos os dias eu digo aos meus netos que vivemos hoje no Brasil em uma cruel, amarga e safada DITADURA nazipetista!!!!!!!
ReplyA bandida terrorista hoje confirmou pela enésima vez que eu, desgraçadamente, estou certo!!!
ReplyConstituinte? Que? Com os políticos que estão hoje no congresso?
É PEDIR PARA MORRER.