Mensalão: acabou a farsa, Lula.


O Supremo Tribunal Federal condenou ontem por corrupção ativa o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, 66, e firmou o entendimento de que o governo federal organizou o mensalão. Seis dos dez ministros do tribunal apontaram Dirceu como o responsável pelo esquema que distribuiu milhões de reais para parlamentares que apoiaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso em seu primeiro mandato (2003-2006). A existência do mensalão foi revelada pelo ex-deputado Roberto Jefferson em entrevista à Folha em 2005. O STF também condenou por corrupção o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares.
 
O plenário do Supremo Tribunal Federal reconheceu ontem a tese central do mensalão, formulada pela Procuradoria-Geral da República. Segundo a acusação, agora aceita pelo STF por 6 votos a 2, Dirceu engendrou e colocou em prática, "entre quatro paredes" do Palácio do Planalto, o esquema de compra de parlamentares com recursos públicos desviados e empréstimos obtidos de forma fraudulenta pelas empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza e pela cúpula do PT.

A decisão derruba a tese, defendida desde 2005 pelo ex-presidente Lula e por líderes do PT, e usada pelo partido para concentrar as acusações no então tesoureiro da sigla, Delúbio Soares, de que tudo não passou de mero pagamento de dívidas eleitorais por meio de caixa dois.

Com a sessão de ontem, já votaram pela condenação de Dirceu os ministros Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio. Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli absolveram o ex-ministro, dizendo não terem encontrado provas no processo. Dirceu ainda será julgado pelo crime de formação de quadrilha. Os ministros do STF só definirão as penas de Dirceu e dos outros condenados no fim do julgamento.

A maioria seguiu o voto do relator Joaquim Barbosa, para quem Dirceu teve no esquema "posição central, posição de organização e liderança da prática criminosa, como mandante das promessas de pagamento de vantagens indevidas aos parlamentares que viessem a apoiar as votações de seu interesse".

Autor do voto que selou a condenação de Dirceu, Marco Aurélio disse que seria "subestimar a inteligência mediana" imaginar que Delúbio tenha sido o maior responsável por engendrar o esquema. "Ao chegar ao poder, o PT realmente buscou essa base de apoio no Congresso, até mesmo se desfigurando", disse Marco Aurélio. "José Dirceu realmente teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio."

O ministro avaliou os favores prestados por Marcos Valério a Maria Ângela Saragoça, ex-mulher de Dirceu, para concluir que o ministro "valeu-se da estrutura do grupo para resolver problemas particulares da ex-cônjuge".

Em seu voto, Cármen Lúcia ressaltou o papel do ex-ministro no objetivo político do mensalão ao dizer que "a ligação de Valério com José Dirceu fica comprovada". Cármen fez um duro ataque ao fato de o advogado de Delúbio, Arnaldo Malheiros Filho, ter admitido "o ilícito" do caixa dois ao fazer sua defesa oral no STF, uma admissão que a ministra qualificou de fato "inusitado e inédito na minha vida profissional".

"Acho estranho e muito, muito grave, que alguém diga com toda tranquilidade que 'ora, houve caixa dois'. Caixa dois é crime. Caixa dois é uma agressão à sociedade brasileira... Fica parecendo que isso pode ser praticado e confessado e tudo bem".

Para Gilmar Mendes, o papel de Dirceu no esquema ficou claro: "Diante do contexto, não há como não se chegar à conclusão que Dirceu não só sabia do sistema de irregularidades de verba como contribuiu intelectualmente para sua estruturação". Na semana passada, os ministros Luiz Fux e Rosa Weber já haviam acolhido a tese de que Dirceu foi o principal protagonista do esquema.

'PRINCIPAL FIGURA'

Ao denunciar Dirceu, a Procuradoria acentuou seu papel protagonista do esquema. Em manifestação no plenário do tribunal no dia 3 de agosto, o procurador-geral Roberto Gurgel declarou que se podia afirmar, "sem risco de cometer a mais mínima injustiça", de que José Dirceu foi "a principal figura" do apurado no processo.

"Foi o mentor da ação do grupo, o seu grande protagonista. Foi José Dirceu quem idealizou o sistema ilícito de formação da base parlamentar de apoio ao governo mediante o pagamento de vantagens indevidas aos seus integrantes e comandou a ação dos demais acusados para consecução desse objetivo."

Também ontem, por maioria de votos, o tribunal decidiu absolver o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e Geiza Dias, ex-funcionária de Marcos Valério. O julgamento deste capítulo deve ser concluído hoje, com os votos dos ministros Celso de Mello e Carlos Ayres Britto, presidente do tribunal. (Folha de São Paulo)

18 comentários

Acho que o procurador Gurgel assumiu o risco e cometeu a "mais máxima injustiça": NÃO INCLUIU LULA NO PROCESSO...

Reply

a verdade eh uma só...

adEvogados e mensaleiros tentaram fazer os juízes do STF - com exceção daqueles dois que o povo já conhece - de idiotas com suas teses de defesas infantis e desavergonhadas...

só mesmo um eleitorado "abananado" pra conseguir viver durante oito anos debaixo de uma das maiores mentiras já contadas nessepaiz, a de que O Chefe não sabia de nada...

ou eh um eleitorado idiota ou infantil demais a ponto de acreditar em tamanha desculpa que não encontra nenhuma sustentação logica nos fatos apresentados no processo...

Reply

Coronel,

agora é hora de começarem a respingar evidencias de continuidade disso tudo na Dona Dilma.

Afinal - ella era ou não o braço direito do maior ladrão nunca jamais visto necipaiz?? FORBES sexta fortuna.

E a CPI DO CAICHOEIRA então!
Essa e o PAC desconstruirão totalmente a corja, que CONTINUA a roubar explicitamente!

SENADOR ÁLVARO DIAS - o Sr vai permitir que arquivem a CPI???
PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA e MINISTÉRIO PÚBLICO - FAÇAM ALGUMA COISA!
Essas pessoas não podem ficar livres!

Os ratos estão desesperados pois seu ninho está sendo cutucado.

HORA DE PASSAR DEFINITIVAMENTE O BRASIL A LIMPO!

Flor Lilás

Reply

E o Chefe Supremo do Mensalão, aquele que consentiu a maior corrupção que o país já teve???????????????
.
Merece processo e cadeia!!!!!!!!

Reply

NOTÍCIA DO ESTADÃO ONLINE!!!

“LULA SABIA E PARTICIPOU DO ESQUEMA”, DIZ SENADOR ÁLVARO DIAS

O líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), entende que Dirceu e Lula agiam em conjunto e que não há argumento capaz de isolar as ações de ambos.

“É uma heresia dar tratamento diferenciado ao ex-ministro e ao ex-presidente”, alega. “Lula não só sabia do esquema como participou de toda a farsa. No mínimo ele cometeu crime de responsabilidade”.

O líder lembrou que os presidentes do DEM e do PPS já se manifestaram favoráveis à representação contra o ex-presidente logo que terminar a fase atual do julgamento do mensalão.

´
Claro que o Lula sabia, e é uma pena que não faça parte do grupo de réus. Mas seu diá há de chegar, e não demora muito.


Chris/SP

Reply

E a casa caiu!!!!!!!!!!

Reply

O 'valente' José Dirceu declarou que não é de fugir do pau de jeito nenhum.

Seus futuros e carentes companheiros de cela comemoraram euforicamente com tal declaração.

Vem, Zé, Vem!!!!!!!!!!

Reply

Zé, cadê o clamor popular?????!
Zé, cadê o povo nas ruas?????!
ZÉ, cadê o apoio incondicional da juventude nazipetista?????!
Zé, cadê a UNE paralisando as principais capitais do país?????!

Zé, acorda pra vida!

Você é um nada, um bosta, um pobre diabo, um zé ninguém!!!!!!!

Reply




Se não cometeram a mais mínima injustiça,cometeram a mais máxima justiça.Legal.Que o Zé pague pelos seus malfeitos(só os desta década),porque muitas mortes em hospitais podem ser imputadas à corruPTção,todos os analfabetos funcionais da atualidade podem ser debitados na conta maldita do cx2 do corruPTos,tôda a sorte(sic) de imoralidade social vem do asqueroso Mullah e suas convicções abestadas.Que a imbecibilidade seja enterrada de vêz pelos de notório saber jurídico....;.
Só por coincidência qdo da proclamação da República por um dos nossos,o "esteio" da sua representatividade foi também um Barbosa.BAT sempre.!!!.fonseca.

Reply

Bom mesmo seria se o real mandante dos crimes tivesse sido incluído no processo, mas do jeito que tá, já está valendo.

Cortamos de vez os braços esquerdo e direito de ApeDELTA. Nada paga isso!

Resta o resto do país dar o recado nas urnas no 2º turno para afundar de vez a impáfia daquele que prestou um desserviço a este país por 8 anos e ainda largou aquela poste para fazer o mesmo por mais 4.

Fora PT!

Reply

As voltas que o mundo dá... de corrupção ativa para presidiário passivo. Zé, cê tá 'Fido Dido".

Reply

Cel

Quando vão devolver o que roubaram e quando irão para a cadeia?

Estou no aguardo.

PS: Pimenta Neves é um bom exemplo que a Justiça neste Brasil não funciona.

Átila

Reply

Coronel,

com licença...

Chris/SP, 10 de outubro de 2012 08:42
Que notícia maravilhosa!!

É isso aí SENADOR ÁLVARO DIAS.
Além de incriminar o Lulladrão, tem que manter a CPI das Cataratas de ladroagem do PAC (leia-se Cachoeira e Delta!!) andando a passos largos.

QUEREMOS TODO O DINHEIRO DE VOLTA PARA O BRASIL!

ESTÁ NA HORA DE PASSAR O BRASIL A LIMPO!

FLor Lilás

Reply

Coronel, querido, com licença:

Anônimo das 10:41 - UM BEIJO ESTALADO, disse tudo!

Beijo, Coronel!

Reply

Gnoino: Vê se devolve a medalha que você recebeu.
A Medalha da Vitória que o Exército Brasileiro distribui para bravos cidadãos que contribuem para o engrandecimento da nação.
Só o fato da comenda ser entregue a você já foi uma afronta a memória dos valorosos Pracinhas da FEB.
Agora tenha um mínimo de decência e respeite a memória dos combatentes brasileiros e devolva a comenda, você nunca a mereceu, e depois da condenação, aí que não merece mesmo.

Reply

Gnoino: Vê se devolve a medalha que você recebeu.
A Medalha da Vitória que o Exército Brasileiro distribui para bravos cidadãos que contribuem para o engrandecimento da nação.
Só o fato da comenda ser entregue a você já foi uma afronta a memória dos valorosos Pracinhas da FEB.
Agora tenha um mínimo de decência e respeite a memória dos combatentes brasileiros e devolva a comenda, você nunca a mereceu, e depois da condenação, aí que não merece mesmo.

Reply

Coronel! E não é que o Zé Cagão conseguiu a Tríplice coroa, foi deposto do executivo, cassado pelo legislativo e preso pelo judiciário. Muitos tentam mas só o Zé é tríplice coroado no mundo do crime.

Reply

Tadinho do Dirceu, tudo culpa do FHC e do GG...Putz este FHC vai render até quando?? Já tem quase 10 anos (sic) e ainda não venceu...Jarjura

Reply