Sem nomes, atolado em corrupção e dividido por lutas internas, PT pode não eleger nenhum prefeito de capital.

O PT venceu as três últimas eleições presidenciais e está há dez anos no governo federal, mas enfrentará em outubro uma das mais difíceis corridas municipais, com risco de retrocesso. Se, em 2004, o PT conquistou nove capitais, e, em 2008, seis, o partido já reconhece que pode declinar novamente, com a possibilidade de perdas importantes. A escassez de candidatos pode ser apontada como uma das razões para o enfraquecimento da legenda. Nas últimas quatro eleições, o PT lançou entre 19 e 23 nomes nas 26 capitais. Por enquanto, tem apenas 15, podendo chegar a no máximo 18, de acordo com levantamento obtido pelo Valor.

Nestas 15 cidades em que está certo que concorrerá, as maiores chances do PT até o momento se concentram em apenas duas: Goiânia - única onde um prefeito petista disputa a reeleição - e Recife, cujo favoritismo agora está ameaçado com a decisão tomada ontem pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, de romper com o aliado e lançar um nome de seu partido, o PSB.

O PT ainda confiava na manutenção da aliança e apelava para a influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Campos - o que não adiantou Em Fortaleza - a maior capital governada pelo partido - a avaliação é que o rompimento, também com um governador do PSB, Cid Gomes, é inevitável. Pensando em disputar o governo do Estado, a prefeita Luizianne Lins, que preside o PT no Ceará, teria preferido não receber apoio agora para não devê-lo a Cid Gomes e ficar livre para se candidatar em 2014. Luizianne fez força para que o PT indicasse à sucessão seu ex-secretário Elmano Freitas, nome rejeitado pelo governador.

Em outras três capitais, o PT está na briga, mas disputa em condições acirradas. Em São Paulo, onde o partido joga todas as suas fichas - por ser a maior e mais estratégica cidade e que pode compensar eventuais derrotas pelo país - o pré-candidato Fernando Haddad está com 8% das preferências e tenta chegar perto do favorito, o ex-governador José Serra (PSDB). Salvador é uma esperança, mas o deputado federal Nelson Pelegrino tem como adversário o colega de Câmara ACM Neto, que lidera as pesquisas. Em Porto Velho, a pré-candidata é a ex-senadora Fátima Cleide, que tem todas as siglas mais à direita como concorrentes.

Em capitais importantes, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, o PT não terá candidatura própria. Na capital paranaense, é uma situação inédita. A política aliancista e a falta de candidatos contribuem para o quadro desfavorável. A legenda ainda negocia apoio em Aracaju e Cuiabá, onde pode ceder para o PSB, e em Manaus, para o PMDB. "Essa quantidade de casos em que o partido está abdicando de nome próprio é mais resultado do jogo regional e local do que de um grande acerto nacional", afirma o secretário nacional de organização do PT, Paulo Frateschi, que reconhece que o PT não conquistará sete capitais como em 2008.

Em Teresina, por exemplo, ele lembra que o partido teria um bom nome, o senador e ex-governador Wellington Dias. O partido na cidade, no entanto, preferiu apoiar o prefeito Elmano Férrer (PTB), que terá dificuldade para se reeleger. Por outro lado, em Cuiabá, há uma tentativa de interferência do PSB, pelo alto, via direção nacional, para que o PT apoie o empresário Mauro Mendes, que lidera as pesquisas.

Em duas capitais, apesar de os candidatos não estarem bem posicionados, Frateschi considera que eles têm condições de crescimento. Em João Pessoa, o partido tenta se aproveitar do racha ocorrido no PSB para impulsionar a candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo. O prefeito Luciano Agra rompeu com a sigla, ao perder a prévia e o direito à reeleição, e o PT busca seu apoio. Em Rio Branco, o líder disparado é o tucano Tião Bocalom, mas a expectativa é que a vantagem do PT de ter as máquinas municipal e estadual prevaleça.

Outro fator de otimismo é a possibilidade de os candidatos utilizarem Lula como cabo eleitoral. A participação do ex-presidente, entretanto, não está definida e é provável que ele concentre seu apoio em alguns nomes, como Haddad em São Paulo. "No Nordeste estão as típicas cidades onde nossos candidatos podem ser beneficiados com a entrada de Lula e da presidente Dilma na campanha", afirma Frateschi.

O levantamento feito pelo PT nas 118 maiores cidades mostra que a despeito de toda reclamação da militância em São Paulo, devido ao apoio do PP de Paulo Maluf a Fernando Haddad, a sigla de direita é quase sempre um acessório nas alianças petistas. O PT apoia candidato a prefeito do PP apenas em Campina Grande (PB), enquanto é apoiado em 13 dos maiores municípios. O número ainda pode aumentar já que há negociação em mais 11 cidades acima de 150 mil eleitores.(Valor Econômico)

16 comentários

que assim seja!

para o bem do Brasil!

Reply

O mundo poderia acabar em 2012 para essse MuLLambo!

E para todos os politicos corruptos,ou seja 99%!

Reply

Não adianta querer culpar o Maluf, pois o Raddad subiu alguns pontos graças a ele, o problema é que o PT acabou se afogando em escândalos e corrupção desenfreada.
Foram anos e anos de putaria no país, queriam o que? Esse povo ignorante que os apoia também tem um neurônio e finalmente estão entendendo que o Partido da Trambicagem já era.
Chorem corruptos nojentos ao lado de seu velhaco mentiroso, cachaceiro e trambiqueiro mor.
Vade retro satanás.

Reply

Eu ficaria muito mas muito mesmo, satisfeito se a PeTralhada não conseguisse eleger nenhum prefeito.

Reply

Coronel,

Boa análise!! Por essas e por outras, eu digo e afirmo que o PT morreu!!!

JulioK

Reply

Tomara Deus que o retrocesso do PT seja 100 % até os fins do tempo,per sécula seculorum. Amém !!! .Este Brasil maravilhoso,celeiro do mundo,não merece este nefasto partido dos diabos !

Reply

Mesmo com o frescor advindo da aliança com Maluf? O boquirroto de garanhuns tem mesmo o toque de midas ao contrário.

Reply
a mão que embala o berço mod

É só botar no poste a ficha corrida de todos elles e veremos qual é menor, é caso de policia, como dizia o personagem vampiro CA: “Político brasileiro cusp”

Reply

Acho que o culpado de tudo isso, para o bem do Brasil, é o 9dedos, com sua ingerência megalomâniaca e isolada de tomar decisões, vem fazendo um bem danado. Tomara que continue assim e que não ganhe nenhuma Capital e eleição nenhuma. Oxala!

Reply

É cosmico: quem semeia colhe! O PT ainda vai colher os frutos do que plantou e, não foram bons frutos. Deus é mais!!!!

Reply

Oxalá se inicie de fato nas eleições municipais deste ano o processo da destruição democrática do mal vermelho encarnado na estrelinha do PT! A profissão de fé da civilização brasileira tem mais é que se inspirar no pequeno vizinho Paraguai, que hoje à tarde, via Congresso Nacional, deverá expelir do cargo de presidente o bruxo vermelho disfarçado de bispo, Fernando Lugo. Nosso compromisso com a democracia e a civilização deve também deve começar por outro exemplo que nos vem do Paraguai: não permitir mais que petistas alcancem maioria congressual, nem por si próprios e muito menos por alianças espúrias e primitivas, como ainda ocorre hoje no Brasil.

Reply

Que assim seja!

Reply

Coronel,
justamente por isto é que o velhaco e sua "thurma" estão desesperados. A população já começou a reconhecer quem são os petralhas.

Reply

A prefeita de Fortaleza (a pior da nossa história), disse que "elegeria até um poste" que por ela fosse indicado. Mas a realidade, é que aqui, o PT vai levar muito é FUMO, vai sofrer uma derrota avassaladora. O risco agora é o candidato do Cid, eleito deputado de primeira por conta de fortes influências e uma campanha milionária. De quebra, virou presidente da assembléia legislativa do Ceará, noutra vantagem tirada dos apadrinhamentos. A idéia, é implantar o modelo do governador, ou seja: megalomania para projetos inúteis, obras caras e atraso, muito atraso nos projetos (média de 18 meses em cada obra).

Reply

Ainda é cedo para falar isso. O pessoal das oposições já estava, primeiro, reclamando não terem trazido Maluf, depois por mão terem o apoio de Erundina, depois, com a saída da Erundina da chapa, aplaudiram a coerência dele. Só que ela rezou que vai continuar a apoiar a chapa do PT. Só depois que a foto famosa ganhou as páginas na rede e na imprensa e TVs, é que acordaram que seria um tremendo furo apoio de Maluf e de Erundina. Ainda não aprenderam nada.

Reply

Curioso é que o próprio PT... ou melhor, sinhozinho ApeDELTA, joga contra. Passaram a faca em Martaxa e no prefeito do Recife.

De resto...

Preciso saber quando será o enterro, afinal preciso preparar o foguetório!

Eheheheheheheheh

Reply