Para ter controle sobre Lula e José Dirceu, Dilma impõe relator da CPI do Cachoeira.

O governo Dilma Rousseff indicou ontem um aliado como relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar os negócios do empresário Carlos Cachoeira, sinalizando a intenção de manter as atividades da comissão sob seu controle. Como relator, o deputado Odair Cunha (PT-MG) terá amplos poderes para conduzir as investigações e será responsável pelo relatório em que serão expostas as conclusões da CPI, que foi instalada formalmente ontem à noite. 

O Palácio do Planalto quer evitar que a comissão crie constrangimentos para o governo federal e trabalha para conter os setores do PT que desejam transformá-la em instrumento para um confronto com os partidos que fazem oposição à presidente. Investigações feitas pela Polícia Federal nos últimos três anos levaram Cachoeira à prisão em fevereiro e expuseram seu relacionamento com vários negócios no setor público e políticos de seis partidos diferentes, incluindo o PT de Dilma e o PSDB, o maior partido da oposição. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos principais incentivadores da criação da comissão há duas semanas, quando ela começou a ser negociada por líderes partidários no Congresso. Lula viu na CPI um instrumento para enfraquecer a oposição e assim reduzir os danos que o julgamento do mensalão poderá criar para ele e os petistas neste ano. Mas Dilma teme que as investigações também provoquem prejuízos para a sua imagem, por causa das ligações de Cachoeira com políticos do PT e a construtora Delta, que tem vários contratos com o governo federal.

A indicação de Odair Cunha como relator da CPI recebeu o aval da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Outro aliado do Planalto, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), será o presidente da CPI. Dos 32 membros da comissão, 25 foram indicados pelo PT, pelo PMDB e por outros partidos governistas. Uma das ideias em discussão no governo é deixar para o fim das investigações a convocação de Cachoeira para depor, o que poderia atenuar o efeito explosivo que seu depoimento provavelmente teria se fosse tomado agora. 

Antes, a CPI vai pedir os documentos da investigação da PF e ouvir o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e os delegados que investigaram Cachoeira. Cunha pregou moderação em suas primeiras declarações. "Não vou fazer caça às bruxas", disse à Folha, ao ser perguntado sobre a possibilidade de incluir entre os focos das investigações as relações de Cachoeira com jornalistas, juízes e procuradores.O primeiro indicado pelo PT para a relatoria da CPI foi o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que tinha o apoio de Lula mas foi vetado por Dilma, que em março afastou-o da liderança do governo na Câmara e substituiu-o por Arlindo Chinaglia.

A escolha de Cunha foi a maneira encontrada por Dilma para se contrapor à ala paulista do PT, que tem forte influência de Lula e do ex-ministro José Dirceu, um dos 38 réus do processo do mensalão, que o Supremo Tribunal Federal se prepara para julgar nos próximos meses.(Folha de São Paulo)

12 comentários

Coronel,

Esse governo é confuso como a "fala da Dilma".

Existe uma esquizôfrenia no ar, vide posições sobre o Código Florestal.

A Dilma é uma mulher perigosa.

A prova esta na disputa do Cód. Florestal. Ella comprou uma guerra com a tal "bancada ruralista" e quer vencer(tipico de mulher caprichosa). As ONGs já sacaram a Dilma e estão deitando e rolando.

A Dilma busca "amor e colo". As ONGs dão amor a ella e conduzem seus passos.

JulioK

Reply

Coronel,

Quer irritar a Dilma?? Convoca 3 psiquiatras para analisar a "fala" e os atos birrentos dela!!

Ninguém se atreve porque sabe que ella vai soltar os cachorros, mas seria interessante.

JulioK

Reply

coitada...

o velhaco almoça ela e janta o tal relator aliado...

o cara eh sem limites...

Reply

A Coisa está se mostrando mais inteligente que o velhaco ordinário, está preparando o terreno para subir em cima do muro, enquanto o lacraia tenta a vingança que pode ser um tiro no pé do PT.
Nessa altura do campeonato o velhaco pode estar jogando gasolina nas brasas do mensalão.

Reply

A CPI não vai ser sobre a Delta, uma vez que a Dilma mandou colocar na internet todos os contratos que o governo federal tem com ela.
A CPI vai ser sobre o Cachoeira e o Demóstenes, e vai sobrar para o Leréia e muitos outros ligados a essa quadrilha.

Reply

Que vão esconder os "males feitos" vão,...
Complicado é achar o jeito,.....
Aguenta Brasil,...

Reply

- A governanta não controla o tico e teco, vai controlar o velhaco e o zé das trevas?
- o velhaco como sempre e precipitadamente pensou que ao fomentar a criação da CPI poderia conduzi-la conforme suas “teorias”, mas está provado, que quando se abre uma CPI é o mesmo que abrir uma caixa de pandora, não vai haver controle sobre o que sairá dela.

Reply

- A governanta não controla o tico e teco, vai controlar o velhaco e o zé das trevas?
- o velhaco como sempre e precipitadamente pensou que ao fomentar a criação da CPI poderia conduzi-la conforme suas “teorias”, mas está provado, que quando se abre uma CPI é o mesmo que abrir uma caixa de pandora, não vai haver controle sobre o que sairá dela.

Reply

A confusão Lula-Dilma é, no mínimo, interessante. Gostaria que se destruissem logo de uma vez, mas ainda vai demorar.

Mariana

Reply

cada vez que essa mulher aparece na tv sempre com aquela cara merda parece que vive com raiva do mundo

Reply

Ja pensaram se o marcola, o fernandinho beira mar, e ou qualquer outro bandido vagabundo, escolhecem os juízes e os promotores para seus julgamentos ?

Reparem a composição dos principais membros da CPMI. Presidente (da base aliada da bandidagem), relator (da quadrilha bandida) e os jurados, maioria absoluta da bandidagem.

Reply

A Rainha Muda realmente acha que é essa CPI que vai trazer "danos a sua imagem"??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alguém avise a Vossa Desvairada que a imagem dela já está comprometida desde quando era "mãe do PAC". Pelo menos para nós, os 6%.

Reply