O roto falando mal do descosido.

Abaixo, publicado pela Folha de São Paulo, um artigo do Ministro Gilmar Mendes, do STF, desancando Élio Gaspari, colunista do jornal. O fato é que tanto a Justiça quanto a Imprensa não merecem maiores elogios no Brasil. Muito antes pelo contrário.

Faz quase 50 anos: designado embaixador em Washington pelo governo de 64, o general Juracy Magalhães, entusiasmado pelo estilo de vida dos "irmãos do norte", soltou a frase infeliz: "O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil". Até hoje faz escola. Admirador da ditadura brasileira e macaqueador dos americanos, Elio Gaspari gosta muito de comparar modos e feitos da Suprema Corte com o nosso Supremo Tribunal. Erra feio, até porque cada jurisdição tem feições próprias. Além da disparidade dos sistemas jurídicos -lá vige o "common law", enquanto aqui se adota o direito romano-, beira o nonsense confrontar a aplicação da vetusta Carta americana de seis artigos com a da imberbe Constituição pátria de quase 300 dispositivos, muitos dos quais ainda a requerer complementação legislativa.
 
Se, por teimosia, despreparo ou autoindulgência, o jornalista persistir em traçar paralelos entre instituições ou culturas tão díspares, deveria -a exigir-se um mínimo de honestidade intelectual- citar também algumas das vicissitudes que acabaram por fazer a corte americana avalizar, durante décadas, regimes de intolerância, como a terrível escravidão (a exemplo do caso Dredd Scott) ou, para nem ir tão longe, casuísmos polêmicos, como os que permearam o caso Bush versus Gore. Decisões controvertidas e outros percalços fazem parte do aprendizado ou da história de qualquer magistratura, cujo grau de transparência muito serve ao fortalecimento da democracia. Daí por que não cabe sonhar, como quer Gaspari, com "a etiqueta da corte americana".
 
Felizmente -e muito em função dos esforços de aproximação dos últimos anos-, o Supremo abandonou a torre de marfim que tanto o distanciava dos cidadãos brasileiros. Os julgamentos, que foram sempre públicos, hoje em dia estão mais acessíveis pela transmissão simultânea via Rádio e TV Justiça. Por isso, não sobram desculpas às desinformações que o colunista veicula em artigos que mais servem ao escracho do que ao esclarecimento. Se houvesse assistido às sessões relativas à constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, Gaspari saberia que a autocrítica -e não crítica- que fiz acerca da oportunidade do segundo julgamento teve lugar no plenário da corte, perante meus pares. Aliás, reafirmo as posições ali externadas, que, longe de ferirem o decoro ou a elegância, contribuem para o enriquecimento do debate, o primeiro passo para o consenso. Mas não: na pressa em escancarar a notória americanofilia, Gaspari prefere incorrer em distorções grotescas, na já bem conhecida avidez de apontar, à patuleia, as falhas de Pindorama, para usar o corrosivo jargão do jornalista.

Uma pena. Não fosse assim, poderia ver os esforços que todo o Judiciário vem fazendo rumo à modernização, capitaneado pelo Supremo, com o auxílio do Conselho Nacional de Justiça. O mesmo e velho Supremo que bancou sucessivos habeas corpus para os dissidentes da ditadura, enquanto áulicos do regime bajulavam generais. Pela resistência e pela envergadura, o Supremo continua personificando, para o brasileiro, a estabilidade das instituições, da democracia -conquista difícil e das mais valiosas -, agora um valor em si mesmo para a população. Esses e outros aspectos importantes passam batido na visão imediatista e popularesca de gente como Gaspari, mais preocupada em criticar do que em compreender a realidade brasileira.

25 comentários

Gostaria que o ministro Gilmar se estendesse um pouco mais nos seus esclarecimentos, abordando o posicionamento do STF em casos polêmicos da Era da Mediocridade, de Lula da Silva, particularmente em relação ao caso do estupro do sigilo bancário do "simples caseiro", do qual ele, Gilmar Mendes, foi o relator e pediu a "absolvição" do Palócci.

Quanto ao Gaspari, o Reinaldo Azevedo há muito que já o desmascarou.

Reply

Tô na área
Lembrando da próxima ENORE,Encontro Nacional de Oficiais da Reserva,vai aqui a declaração de ano anterior e que promete ser ainda mais direta este ano:

http://voltaudn.ning.com/profiles/blog/show?id=6169385%3ABlogPost%3A2248&xgs=1&xg_source=msg_share_post

E vamos para a festa de aniversário!!!SEIS MILHÕES já dá para o começo.

fui...

Reply

Olha,Coronel, apesar do Ministro Gilmar ser meio incompreensível de se ouvir,
(Ô dicção horrível!Já notou que ele não articula as palavras? Fala com a mandíbula fechada! Duro de entender!rsrs)

Mas acho que ele fez bem em descascar o Elio Gaspari, que está sempre criticando todo mundo!Acho que ele,ao lado do Lullinácio, se julgam os reis da sabedoria!É presunçoso demais!

O Gaspari parece que estava pedindo essa descascada.Estava merecendo.

Quem sabe agora ele manere o facho um pouco!

Reply

Sinto muito. Pouco, diga-se. Mas, nesse debate, vence Ministro. Este fala em instituições, que mesmo não perfeitas, assim mesmo garantem que a vida siga em frente. Impedidas pelo STF, muitas iniciativas foram colocadas à luz. Também, pelo Congresso e por órgãos de fiscalização como o TCU. O STF provocou, há cerca de dois anos, uma conversa entre o Judiciário e o Executivo, onde este recuou. O TCU, tem brecado obras irregulares. O Congresso, fez naufragar o terceiro mandato, que não passaria pelo Senado e acabou com a CPMF. Ainda, a PGR indiciou os envolvidos no mensalão, procedimento aceito pelo STF, onde o processo tramita. Tudo certo? Óbvio que não. Contudo, sem essas ações, a hipertrofia do Executivo poderia, por incrível que possa parecer, crescer. Portanto, defender as instituições é uma condição inegociável. Com elas não está indo tudo muito bem? Não. Mas, sem elas, estaria muito pior.

Reply

Um tão alto magistrado batendo boca com empregado de jornal... Tá feia a coisa!

Reply

Concordo com o Coronel! Gaspari, como colunista que é, morde e assopra! Tal qual biruta de aeroporto, está sempre voltado para a direção do vento! Nada que escreva merece muita atenção.
Já o Ministro Gilmar Mendes, deve uma montanha de respostas convincentes sobre alguns dos seus atos, e atos de seus pares, os quais se consideram acima do bem e do mal, verdadeiros semideuses!
Não obstante, qualquer cidadão medianamente informado conhece a vereda que os leva até àquele santuário, e qual o pedágio a ser pago à mão que os guiou até lá, tão logo a poderosa toga cinja seus ombros, transformando-os em seres superiores, infalíveis, sapientes, e pior, incorruptíveis!
Uma pena; na realidade, não passam de seres comuns; alguns deles, simples advogados militantes de partido, com pendências nas comarcas por onde passaram; reprovados em vários exames para simples juíz de comarca como o Dr. Toffolli, guindado ao Mirvana jurídico pela mão peluda de Lulla; a mesma mão que para lá mandou quase todos os integrantes da nossa última instância jurídica.
Coisas do Brasil; um país cuja carcaça putrefata já exala sua imundície além de suas fronteiras!

Reply

É.. enquanto nos States vigora a "common law" aqui na Banânia impera a "cow law"...

Em Cassetez "the cow goes to the swamp"...

Levou 1 pito o Gaspari...

Bandoleira

Reply

Chupa, Gaspari! Tomou? Tomou?

Reply

Não é sempre que eu concordo com o Gilmar ou gosto do que ele faz, mas neste caso, não consigo encontrar nada para discordar. Se o Gaspari gosta tanto da Suprema Corte americana, que vá morar nos Estados Unidos. Creio que o único empecilho aí seria não mais poder puxar tanto o saco do PT, como todo bom petralha.

E olha, acho que tudo isso, na verdade, é raiva dele, pelo fato do Gilmar ser um dos únicos ministros atuais do STF que não foram escolhidos pelo Mulla.

Reply

Seria terrível, que o que fosse bom para Cuba,fosse bom para o Brasil.Inveja do grande irmão do Norte,com quem lutamos juntos na Itália e litoral brasileiro.Povo trabalhador com um Pib de 40 trilhões(é mole?).Agora querer mudar o mundo financeiro, com um PIB de 1 trilhão, e milhões de semi- analfabetos,é dose para leão.Vamos parar com a inveja.E estudar.

Reply

Coronel,
Gaspari é um jornalista execrável. Desde que passou a bajular o Energúmeno-mór, perdeu o pouco de credibilidade que tinha.
Hoje é só mais um jornalistazinho qualquer a soldo do lulo-petralhismo escroque.
De modo geral, desprezível.
Se depender do meu $, morre de sede.
Simples assim.
Sds

Reply

Coroné veja essa piada do molusco

http://www.blogdomineiro.com.br/?p=4489

Reply

Desde 2006 quando marcávamos ponto e éramos degolados às centenas no Blog do Noblat, eu criticava o Gáspari. Inclusive usava a expressão Gordinho Gáspari (e o degolão corria para arrancar meus comentários). Aquela tal de "privataria" me deixava roxa de raiva; é por causa de cretinices do tipo que o povão não entende direito a importância para a administração pública o conceito conhecido como privatização.

BLOG DO REINALDO AZEVEDO:
J. BRASIL
-12/07/2009 às 21:50

Élio Gáspari não é esse Gomes, mas do mesmo jeito merece um duro pedaço de pau.

Sou implicado com esse gordinho. Seu “privatarias tucanas”, sem nunca dizer se era contra ou a favor da privatização como conceito econômico, enchia o saco.

Hoje ele pisou, de outra maneira, na bola. Vejam:

BLOG DO REINALDO AZEVEDO

” MURO TOTAL
O PSDB corre o risco de desaparecer”. É muito dizer isso apenas pela demora do Serra em se declarar, ou não, candidato;o Aécio já é candidato sempre, qualquer coisa que se fizer necessário. Então?
J. BRASIL
-12/07/2009 às 21:59

Mais do gordinho Gáspari, medalhão da Folha: ( Ganhar o que esse cara ganha pra escrever duas coisas por semana é uma grande distinção)

“Nas comemorações dos 15 anos do Plano Real … nostalgia que pareciam barões do Império festejando, em 1903, os 15 anos da abolição”. Isso é uma leviandade de moça de programa. O Real é um marco na nossa economia e certamente orgulho para quem participou de sua formação. Se o PSDB não pode ter valor por uma coisa dessa magnitude, qual justificativa haveria para qualquer outro partido político existir no Brasil? Ser o preferido do gordinho, seria o grande motivo?

São tipos como o Gáspari, de ideário limitadíssimo, que atrapalham o juízo nacional."

(Pela distinção de alguns donos de blogs pode-se buscar na WEB "gordinho Gápari". Que não é o caso do Noblat, é claro.)

E esse cara é lido no Brasil inteiro. Quem não o lê é o povão; e é nele que qualquer partido político, com um trabalho bem feito, pode escrever seu ideário, é claro que deve-se usar uma linguagem adequada ao entendimento.

Reply

os votos do Gilmar nos julgamentos do Ficha Limpa, foram EXCEPCIONAIS, de LAVAR A ALMA. Ele falou em bom português, disse o que deveria ser dito, e que não poderia ser dado jeitinho. Ele não estava lá para agradar ninguém e juiz não tinha que ouvir a voz das ruas. Tinha que julgar, aplicar as leis e a Constituição.
Há princípios constitucionais que tem que ser respeitados, a posição dele foi irretocável.
Gilmar foi atacado de forma vil por um distorcedor de palavras, este gaspari. Admirador da ditadura, e Gilmar disse isto.
Gilmar defende as instituições - ao fazer isto, está defendendo cada cidadão brasileiro.
Será tão difícil ver isso?

Reply

Tudo bem que Imprensa e Judiciário passam por um péssimo momento no país. Porém, não se pode colocar Gaspari e Gilmar Mendes como equivalentes em suas respectivas áreas por essa situação. Gaspari é a regra. Gilmar é a exceção que a confirma.

Reply

Coronel.

O ditado correto é o ROTO falando do RASGADO OU ESFARRAPADO

Reply

O stf é um lixo. Realmente, não dá pra comparar com a Suprema Corte americana, pq lá os ministros são todos respeitáveis. Aliás, não se pode comparar NADA deste porco país com os USA.

Reply

Deveria haver um critério melhor para a escolha dos ministros do stf (em letras miudas mesmo), impedir que um prizidente escolha mais de 30% de seus integrantes, que haja limite máximo de permanência no assento, tal como dez anos, ou um pouco mais. Que, além do notório saber jurídico, que não tenha tido ligação alguma com algum partido político.
O que não pode é um Toffoli, além de poder ficar 30 anos lá dentro, ter sido ligado ao PT, fora que respondeu processos na justça.

Reply

Não gosto do Gaspari nem do antiamericanismo babaca que o Gilmar mostrou neste texto.

Reply

eu li a íntegra do artigo do Gilmar.
Não tenho agora aqui, mas me parece que não está na íntegra.
O que o artigo do Gilmar deixou MUITO CLARO foi que os sistema constitucional americano é DIFERENTE do sistema brasileiro, e o gaspari omitiu maliciosamente.
O artigo do Gilmar, na sua íntegra, NÃO É ANTIAMERICANO.
Reitero que o voto dele no julgamento do Ficha Limpa foi juridicamente PERFEITO, sem fazer concessões, sem querer sem simpático nem "bonzinho"
Gilmar foi o que se espera: um verdadeiro JUIZ!

Para quem tem dúvidas, sugiro olhar o site do STF, a página deste no you tube, localizar o julgamento, e ali o voto do Gilmar.

Reply

Caro Anônimo:

O artigo de Gilmar Mendes está na íntegra. Retirado da Folha de São Paulo.

Um abraço.

CORONEL

Reply

STF = SUPREMA TRAQUINAGEM FEDERAL.

TÁ TUDO DOMINADO!

Reply

Briga de tubarões essa aí,gente!Acredito que ambos pensam estar acima dos mortais comuns,um porque usa a caneta para escrever,informar ou manipular a opinião pública.O outro para assinar sentenças.
Contudo,ambos são necessários inprescindíveis no regime democrático.

Reply

Anônimo de 14 de novembro de 2010 20:22. Foi um cala a boca de regra, não é? Bom assim: falou levou. Democraticamente. Se o Ministro ficasse quieto, ia passar insegurança. Assim ele colocou os pontos nos "is".

Reply

Para mim é o sujo falando do mal lavado mesmo. As cortes Suprema e Superior, seja da "justiça comum" ou eleitoral, no Brasil me dão asco. Com raras exceções, cujo voto quase sempre sai vencido, são todos uns vendidos petralhas. E tenho dito!

Reply