Mercosul, a bandeira.

Esta lei que coloca em pé de igualdade a bandeira do Brasil com a bandeira do Mercosul é uma decorrência da idéia de bloco ou comunidade. Não entremos em pânico. Desde 1955, a bandeira da Europa tem o mesmo tratamento das bandeiras nacionais, sendo hasteada ao lado delas. Grave é o que o Lula disse, em 2006, quando a Venezuela foi aceita no grupo: "Na bandeira do Mercosul (que possui quatro estrelas) está faltando a estrela da Venezuela. Espero que logo tenhamos a estrela da Bolívia e depois de toda a América do Sul". Isto sim, é politicagem barata, de um presidente analfabeto. A bandeira da Comunidade Européia tem 12 estrelas e elas nunca representaram o número de países. O número foi escolhido por não ter uma conotação política e por oferecer representações positivas, que agradavam o maior número de países, tais como: 12 signos do Zodíaco;12 horas num relógio;12 meses num ano;12 apóstolos;12 deuses olímpicos;12 tábulas da Lei Romana. Já na bandeira do Mercosul, além da linha verde, que representa o horizonte, as quatro estrelas representam a constelação do Cruzeiro do Sul. Mas poderiam significar as 4 estações do ano, as 4 fases da Lua, os 4 elementos do universo. Pena que neste momento mais difícil do continente simbolizem tão somente as 4 bestas do apocalipse, as 4 patas de um jumento e a mão do Lula no meio de tudo isso.
....................................................................
Um erro crasso na concepção da bandeira do Mercosul, que na verdade é a versão em pano do logotipo do bloco, é o nome do mesmo estampado, pois aqui é Mercosul, nos demais países é Mercosur. Como resolver? Apenas para registro, a lei aprovada é um projeto do Deputado Rosinha, do PT do Paraná.

13 comentários

CAIPIRA

Pelo menos os caipiras poderão pornunciaaaaarrrrr Meeercossssuurrrr direito, né?

Reply

Já era de se esperar que nosso "ilustre" Presidente fosse cometer essa barbaridade.

Mas vamos dar crédito por ser analfabeto e não ter cultura, por isso não conseguiu associar o significado das estrelas, só lembrou da bandeira do Brasil, essa sim cada estrela representa um Estado, ai, contou 4 países membros do Mercosul e soltou a pérola...
Ainda bem que está acabando, mais um ano e tchau Lula.... Dilma nem pensar...

Reply

A estrela da Venezuela é Chavez? A bandeira terá a cara do Chavez estampada, do Evo, do Correa do Lula e assim por delante?
Hum! Vindo de quem vem até fico sossegada, poderiam colocar fotos de mulheres peladas coçando a barba.
Bem, bem!!! Os países latrinos não tem muitos problemas e podem gastar energia a procura de uma solução do nome a dar a esta coisa rídicula que se transformou o tal da merdasur.
Já que o Lula se afoga em poplismos baratos e bregas poderia sugerir o nome da mãe dele: LINDUSUR,todos ficariam felizes, metade lindu e metade sul.
Que breguice, a bandeira da UE é linda e não tem nada a ver com estes jecas bolivarianos.

Reply

Coronel

A propósito do Mercusul.

"Congreso paraguayo reafirma rechazo al ingreso de Venezuela al Mercosur.

El presidente del Congreso paraguayo, Miguel Carrizosa, reafirmó hoy que no aprobarán el ingreso de Venezuela al Mercosur como lo hicieron los parlamentos de Argentina, Brasil y Uruguay, en rechazo a las “posturas autoritarias y extremistas” del mandatario Hugo Chávez.

La decisión de la adhesión de Venezuela al bloque suramericano quedó en manos de Paraguay luego de que el Parlamento de Brasil aprobara el pasado día 15 esa petición, en virtud del protocolo de adhesión consensuado por los Gobiernos de los cuatro países en 2006.

“Las posturas autoritarias y extremistas del presidente de Venezuela representan un riesgo para la consolidación del Mercosur”, dijo a periodistas Carrizosa, del minoritario y opositor Partido Patria Querida (PPQ)." (...) in

http://www.noticias24.com/actualidad/noticia/133942

VIVA O PARAGUAI! VIVA AS HONDURAS!
Pequenos países dão bofetadas com luva branca!
O Hugorila Chávez é o problema da América Latina. Não há a maior dúvida!

Reply

Coronel

Depois de o Mercosul existir há tantos anos, foi preciso o Senado votar para chavez entrar, que aparece logo a bandeira e as leis?

Brincadeira?

Cuspo nesse pano bolivariano sem qualquer simbolismo, a não ser, reunir formalmente um bando de psicopatas corruptos e bolcheviques.

Nem se pode

Reply

pqp!

nem estrelas essas corja sabe fazer direito...

mais parecem cruzes!

alias, apropriadissimo para o caso.

Reply
Arnesto do Brás mod

Coronel
Por enquanto as cores são o azul e o branco.
E quando a bandeira começar a AVERMELHAR ?????
Teremos que bater continência também ???

Reply

Essa jumenta lá sabe o que é cruzeiro do sul...Deve se lembrar daquela antiga empresa de aviação.

Reply

Perto de nossa linda bandeira essa bosta merecia ser queimada e não hasteada.

Reply

Imaginem essa merda tremulando no pátio das escolas e unidades militares... Ai meus serviços

Reply

Já que ele ensinou o caminho, pense só: não demora a bandeira vai começar a "avermelhar" e a trazer "ôtras cositas estanjas" e quiem sabe a sede irá para a Venezuela ou Bolívia. Ai, ai, ai ... mon dieu

Reply

mercosur é coisa de analfabeto ignorante subersivo vernaculóide.


pipoca

Reply

Com essa politicagem bolivariana a bandeira do Mercosul pode avermelhar-se, com estrelas amarelas e faixa branca.

Reply