Dilma e PT provocam pior recessão desde 1930.

(Estadão) Projeções de bancos e consultorias apontam que o Brasil vai passar por dois anos consecutivos de contração da economia, e o recuo acumulado nos dois anos pode ser o maior já registrado no País pelo menos desde o início do século passado A economia brasileira pode estar no meio da mais severa crise em mais de um século. Já há consenso entre os analistas de que o Brasil enfrentará dois anos de recessão, o que não ocorria desde 1930. 

O recuo deste ano é apontado pelos analistas como algo próximo de 3%. Os números para 2016 ainda variam bastante, mas, se estiverem corretas as projeções mais pessimistas que começam a aparecer, com queda até superior a 3%, o quadro será mais desalentador: o ciclo econômico do atual biênio vai ser o pior pelo menos desde 1901, início da série histórica disponível no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

O Bank of America Merrill Lynch já prevê para 2016 um recuo de 3,5% no PIB, número pior que a queda de 3,3% projetada para este ano. O Banco Fibra prevê para o ano que vem queda de 2,6%, enquanto o BNP Paribas já projeta um recuo de 2,5%. A revisão de parte dos bancos e consultorias para o cenário econômico ocorreu principalmente por causa da fraqueza dos indicadores divulgados ao longo deste segundo semestre. Nos últimos meses, a economia brasileira vem colhendo uma série de dados negativos em quase todos os setores, sobretudo na indústria, e tem enfrentando uma deterioração muito acentuada no mercado de trabalho.

“Para 2015, percebemos um aprofundamento da recessão no segundo semestre puxado pelo setor industrial. Os estoques continuam elevados, em especial os da cadeia automobilística”, diz Rodolfo Margato, economista do banco Santander. O banco revisou a sua projeção para o PIB deste ano de -2,8% para -3,2%. E a recessão esperada para 2016 passou de -1% para -2%.

14 comentários

E olha a diferença do mundo hoje com o mundo da década de 30. O Brasil na época estava caminhando para uma guerra civil e o mundo caminhando para a segunda guerra mundial com (olhem só que turma!) Hitler, Mussoline, Stalin, Franco da Espanha, Japão atacando todo o sudeste asiático, etc. Hoje os bananeiros junto com seus eleitos (democraticamente, nunca se esquecer disto) estão se afundando sozinhos, sem precisar de ajuda externa.

Reply

Mas pior são os números populacionais. Na década de 30 tínhamos cerca de 30 milhões de bananeiros caminhando para o fracasso. Hoje são mais de 200 milhões de fracassados. O país quase não andou neste tempo todo e o pouco que andou ou andava se perdeu ou perdia logo depois. Essa é a nossa história e a tragédia mais recente foi a destruição do Plano Real.

Reply

Coronel,

gostaria de sugerir um post sobre esta excelente compilação do Felipe Moura de Veja.

Claramente vemos que a ignorância tem seu preço e o resultado é este: duas décadas perdidas até 2022, se for possível recuperar o estrago para as gerações vindouras. A incompetência, fruto da ignorância foi pior que o assalto aos cofres do Estado:

http://veja.abril.com.br/multimidia/video/compilacao-de-videos-mostra-que-pt-e-o-partido-do-terror

DBF

Reply

CAIU A MASCARA DO PETE, DEMONIACOS VERMELHOS

Reply

O pior governo da história desse país.

Reply

É tudo de propósito.
Caos... e depois..........

Reply

Minha vó sempre falava de uma tal "fome dos 30", referindo-se a uma crise que havia passado, sempre que queria superlatizar algo, tipo: "isso tá pior do que a fome dos 30!" Graças ao PT saberemos como foi esse período.

Reply

Nada de excepcional, nenhuma surpresa. Bastava olhar para outros países ao nosso redor para ter uma ideia de como a farra das bolsas e das cotas iria acabar. E a coisa ainda tem potencial para ir muito longe se Dilma não for impinchada e o PT continuar no poder. O aparelhamento do Estado continuará, e incluirá as forças armadas, e aí a oposição será criminalizada e todas as saídas democráticas para a crise serão cortadas, como na Venezuela.

Reply

Terminator, coincidência ou não o Brasil está se encaminhando novamente para uma guerra civil e o mundo para 3º Guerra Mundial! Dica: a bagunça começou na Síria!

Reply

>>

O título correto do post seria:

" Lula, Dilma e PT provocam pior recessão desde 1930. "

<<

Reply

Com o pt o Brasil está caminhando para trás, voltando aos índices econômicos da década de 90, depois 80, depois 70, 60 e talvez estacione na década de 20 ou 30, onde não tínhamos indústrias, nem serviços. Voltaremos a ser uma sociedade agrária, movida a carroças e poucos caminhões velhos , tal como vemos acontecer hoje em cuba, depois de décadas de regime comunista. Essa derrocada, apesar de parecer impossível, pode perfeitamente se concretizar ( não vemos hoje também a desindustrialização e o desabastecimento da venezuela?). E não esperem socorro vindo do exterior. Eles realmente esperam que continuemos a vender apenas produtos agrícolas e minerais para o desenvolvimento de seus países , mantendo sua hegemonia sobre nós. Mas existe uma esperança se ocorrer no momento atual, após a saída do pt, uma alteração profunda na estrutura de governo em todos os níveis - executivo, legislativo e judiciário voltada para a legalidade e adoção dos ideais republicanos, em paralelo com uma educação moral e cívica sem precedentes da sociedade ( cuja ensino foi banido do Brasil e tanta falta nos faz agora!), a começar do jardim de infância no sentido de valorizar a moral, o amor à Pátria, o trabalho honesto e repudiar todos os níveis de corrupção e criminalidade. Só assim poderemos salvar o Brasil.

Reply

Maior roubo de todos os tempos.
Maior regressão econômica de todos os tempos.
Maior manipulação de marketing de todos os tempos.

Parabéns, só "recordes"!

Reply

Maior recessao até hoje, a mais demorada, serao pelo menoS 2 anos seguidos de pib negativo, o que só ocorreu em 1931, kkkk, FORA PETE

Reply

Na verdade já estamos no 2º ano de recessão :
2014 foi camuflado por contabilidade criativa
2015 recessão de 3,5%
2016 recessão de no minimo 2%
2017 devido a ausência de reformas muito provavelmente já está condenado.

Gabriel-DF

Reply