Fator previdenciário: PT e CUT abrem guerra contra uma Dilma sem proposta.

(Estadão) Os senadores do PT Paulo Paim (RS) e Walter Pinheiro (BA) vão lançar na tarde desta terça-feira, 16, uma campanha de mobilização para que a presidente Dilma Rousseff não vete a proposta que acaba com o fator previdenciário. Com os dizeres "Não vete Dilma" e "Diga sim à fórmula 85/95", a dupla - que passou esta segunda em contato com representantes do meio sindical - cobrará de Dilma que mantenha o texto aprovado pelo Congresso na Medida Provisória 664.

Estão previstas ações na internet, como o uso de redes sociais, e também pessoalmente, tentando convencer os parlamentares a fazer coro pelo não veto da presidente. A intenção do grupo também é apoiar a vigília que representantes das centrais sindicais vão fazer na terça-feira em frente ao Palácio do Planalto. Dilma tem até quarta-feira , 17, para decidir se vai recusar a fórmula 85/95, que permite a aposentadoria integral quando a soma da idade e do tempo de contribuição atingir 85 (mulheres) ou 95 (homens).

Os dois petistas vão conceder uma entrevista coletiva às 15 horas para apresentar a estratégia a fim de garantir a manutenção da fórmula. A ideia é pressionar, via Congresso, que Dilma não vete a proposta. Se isso ocorrer, vão deflagrar a partir da quarta-feira ações para garantir apoio de parlamentares ê dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para a derrubada do veto. Cunha e Renan já se mostraram favoráveis à queda. 

Walter Pinheiro criticou o fato de o governo não ter apresentado nesta tarde nenhuma proposta para a solução do impasse após a reunião com os representantes de centrais sindicais no Palácio do Planalto.
"Ficou evidente que o governo não conseguiu elaborar absolutamente nada até agora", disse Pinheiro. "Temos 'no barato' cinco meses que o governo não consegue apresentar uma fórmula ou nada, o que só mostra que a ideia central do Executivo é deixar como está", completou ele, referindo-se à pouca vontade do governo de propor uma alternativa ao fim do fator.

Paim e Pinheiro são autores da emenda que previa a fórmula 85/95, recusada inicialmente pela comissão mista da Medida Provisória 664. A iniciativa, entretanto, foi incorporada pela Câmara, quando a MP foi analisada pelos deputados. O movimento de senadores preocupa o Palácio do Planalto. Um ministro palaciano avalia que a presidente corre "grandes" riscos de o veto ser derrubado pelo Congresso. A área econômica do governo, entretanto, defende o veto para que o sistema previdenciário não quebre.

10 comentários

A vagabunda abriu as pernas pra passar a 664 e 665 e agora que conseguiu quer dar golpe de novo no povo. Impeachment já, assim resolve todos os problemas do Brasil.

Reply

Se paulo pain não sai do Pt
QUERO VER O PT EXPULSÁ-LO
Que vergonha esse governo Ptista.
O POVO BRASILEIRO NÃO MERECE embora tendo votado nele.

Reply

A CUT,esta longe de ser representante do Brasil.Sera que endoidou de vez.
Essas 15 pessoas da foto usarem o nome dos brasileiros.A CUT e comunismo,braco direito do Lulalau e Dilmente.

Reply

O PT e o bandido do Lula sempre criticaram o governo FHC pela criação do fator previdenciário e banco de horas. Passados 13 anos no poder o PT nada fez para acabar com eles e pior, luta para mante-los. Morro de tanto rir da cara de alguns amigos petistas que insistem em defender essa quadrilha que tem filiados.

Reply

ontem, foi dito que o PSDB, que criou o fator, votara a favor. errado ! eu assisti toda a reunião na votação e o PSDB colocou-se contra,e foi muito claro. convocou o líder do governo delcídio amaral para que fosse à tribuna e falasse em nome do governo que NÃO SERIA VETADO PELA DILMA. delcídio escondeu-se e ficou caladinho. o PSDB votou numa estrovenga de medida provisória que tinha de tudo ! mas deixou bem claro sobre o veto. agora, se vê que acertou !

Reply

Como essa politica brasileira é porca, senão, vejamos: Para que pressionar Dilma a vetar, quando isso é um ato pessoal da governanta, certo? Se os nobres parlamentares estão tão encorajados e indignados com um suposto veto, basta derrubar o veto, simples. Porque a polemica? Basta pararem de falsa indignação e fazerem seu trabalho, muito simples.

Reply

Perguntem para a futura viúva, bem nova por sinal, do FHC se ela vai abrir mão dos mais de 20 mil por mês de pensão quando ele bater as botas ?

Reply

A Dilma que o povo mora de fome só pde

Reply

.Não permita que um esquerdopata faça seu ombro de escada para subir na vida.

Reply

Idade para aposentadoria deveria ser de 68 anos para homens e mulheres e 50 anos de contribuição.

Reply