Segundo o STF, o PT montou organização criminosa dentro da Petrobras. E a maior autoridade era Dilma Rousseff.

Dilma toda-poderosa presidindo o Conselho de Administração da Petrobras.
 
Dilma Rousseff foi a autoridade máxima da Petrobras de 2003 a 2009. Mandava em tudo. Era a última palavra. A primeira ser ouvida. Era presidente do Conselho de Administração. A matéria abaixo é do Valor Econômico.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki reconheceu o envolvimento de "várias autoridades detentoras de prerrogativa de foro perante tribunais superiores, inclusive parlamentares" e de pessoas físicas e jurídicas em seu despacho de homologação da delação premiada de Paulo Roberto Costa, cujas 26 cláusulas agora chanceladas pelo relator da operação Lava-Jato na Suprema Corte, reconhecem a ocorrência de "vantagens econômicas ilícitas oriundas dos cofres públicos, distribuídas entre diversos agentes públicos e particulares".

Segundo Zavascki, com a investigação "foi possível identificar um conjunto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas em operações ilícitas, entre as quais as utilizadas inclusive para lavar dinheiro oriundo de crimes antecedentes praticados em detrimento da Petrobras S.A", destacou o relator da matéria no STF.

Segundo o termo que totaliza 16 páginas, "essas apurações estão relacionadas à atividade do réu Paulo Roberto Costa que, enquanto diretor de Abastecimento da Petrobras e mesmo após, atuou como líder de organização criminosa voltada ao cometimento de fraudes em contratações e desvio de recursos em diversos âmbitos e formas, totalizando dezenas de milhões de reais, tendo sido a vantagem distribuída entre diversos agentes, públicos e privados, em grande parte ainda não identificados", ressalta a autorização para a colaboração premiada, assinada por quatro integrantes da força-tarefa de procuradores da República, por Costa e por sua defensora, Beatriz Catta Preta.

O documento de 26 páginas é resultado de 15 dias ininterruptos de depoimentos do ex-executivo, que totalizam mais de 180 horas de declarações feitas por Costa na sede da Polícia Federal de Curitiba, na presença de delegados, de um procurador da República e de sua advogada.

De acordo com o estabelecido na delação, a abrangência da Lava-Jato deverá ter caráter de investigação nacional: "(...) a necessidade de conferir efetividade à persecução criminal de outros criminosos e ampliar e aprofundar, em todo o país, as investigações em torno de crimes contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional, crimes de lavagem de dinheiro e crimes praticados por organizações criminosas, inclusive no que diz respeito à repercussão desses ilícitos penais na esfera cível, tributária, administrativa, disciplinar e de responsabilidade", considera.

"Agora começa uma nova etapa da investigação, ampliada, que, com base nas informações de Costa, aprofundará muito mais o assunto", disse ao Valor PRO a advogada Beatriz Catta Preta, responsável pela negociação dos termos da delação de Costa. "Foram duas reuniões com os investigadores para definirmos que haveria a colaboração do meu cliente", contou.

Segundo Beatriz, um dos requisitos dos quais os responsáveis pela Lava-Jato não abrem mão é sobre a absoluta confidencialidade do teor de tudo o que foi pormenorizado por Costa: "Confesso a você que é a primeira delação de que participo e saio de mãos vazias", admite a defensora. "Não tenho cópia, pode acreditar", assegura.

O Valor PRO apurou que os mencionados como praticantes de crimes no esquema Costa/Petrobras/Youssef só terão ciência do conteúdo da delação depois de oficialmente citados como investigados: "Não poderia ser diferente. Dar ciência ao suspeito de que ele é investigado obstruiria a investigação. Isso me parece óbvio", esclarece um investigador diretamente envolvido na Lava-Jato.

Em uma das cláusulas fica expresso que Costa usará a tornozeleira eletrônica até o trânsito em julgado dos processos a que responde. "A avaliação da produtividade do acordo, para fins de fixação do tempo de regime semiaberto a cumprir, entre zero e dois anos, será feita pelo juízo com base em relatórios a serem apresentados pelo Ministério Público e pela defesa e deverá tomar em consideração fatores tais (...) como valores recuperados no Brasil e no exterior". Os parentes do ex-diretor da Petrobras também receberão proposta para delatar o que souberem.

22 comentários

O problema é: petistas vão falar que é mentira, golpe "das elites" e grande parte do povo vai acreditar. Outra parte sabe que o PT rouba, mas prefere anular voto. E assim eles continuam no Poder levando o país para o buraco. #Aecio45!

Reply

Então, se Dilma praticou e permitiu desvio de dinheiro na Petrobrás, o que fica faltando para para a perda de seu cargo na presidência?

Reply

Dilma é a bandida que transformará o Brasil em Brascuba.

Reply

Pois é, o cinismo e o descaramento tem nome, sobrenome,endereço certo e sabido: DILMA ROUSSEF .
Nem por isso a safada deixa de cacarejar em toda oportunidade que tem tolerância zero com a corrupção, que é paladina no combate a roubalheira.Só o pelourinho para uma criatura dessa.

Reply

O que falta mais para declarar a falência ética dessepaiz?
Precisamos entrar em processo de recuperação moral e ética.

Reply

" A presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, elevou o tom dos ataques contra sua principal adversária, Marina Silva (PSB), ao declarar nesta terça-feira que a oponente mentiu ao dizer que votou a favor da CPMF e afirmou que "mentir é desvio de caráter".

Segundo Dilma, a adversária mentiu ao afirmar que votou pela Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), mas na verdade votou contra tanto na sua criação quanto na prorrogação.

Sem ser questionada sobre o tema, a candidata do PT declarou espontaneamente que um presidente da República pode tudo menos mentir".
Isso mostra o quanto essa gente é criminosa, ardilosa, mentirosa,perigosa e que fará os diabos para se manter no poder. É assustador !

Reply

Cel
O titulo do Post esta muito bom! Mas, fica a pergunta: O que o STF vai fazer para estancar estes desvios de dinheiro?

Átila

Reply

E agora? Vai acontecer alguma coisa ou vai ser mais uma denuncia? Se continuar a impunidade nao adianta todo esse trabalho de denuncias. O PT nao tem vergonha de roubar e parece que o povo apoia isso.

Reply

Se houver alguma denúncia contra Dilma, só será divulgada depois das eleições quando ela, que Deus nos livre desse mal, já tiver reeleita, aí não acontecerá nada. Tem que denunciar agora para destronar o PT.

Reply

Puxa! Quanta novidade, hein Coronel!, que o STF descobriu! Nossa que inteligância! Fiquei até com inveja!
Que bando que tomou conta desse nosso pobre país! Covardes e imorais.

Reply

Cel
É claro que a investigação não podem vazar, pois prejudicaria eventuais buscas e apreensões.
Esther

Reply

CORONEL

Acabo de vir de uma ag.Bradesco.Surgiu espontaneamente a questão do voto com a atendente.Ouvi o seguinte:" o que importa é tirar o PT.É o pensamento da minha família.Estamos na dúvida entre Aécio e Marina.Tudo menos o PT".

Reply

Esta incompetente nunca soube de nada, ou participou de toda a roubalheira?
Com Aécio Neves presidente, o caso será esclarecido.
Petista bom é petista na cadeia, cumprindo pena pelos inúmeros crimes cometidos contra o povo brasileiro, contra a Nação, contra o Brasil que é nosso, do contribuinte que recolhe trilhões em impostos e é roubado à luz do dia pela maior quadrilha que já atuou nestipaiz.

Reply

AGORA SÓ FALTA A "ORDEM DE PRISÃO".

Reply

E porque permitem que essa bandida, ficha suja, continue no cargo de PresidentE e ainda seja candidata à reeleição.

QUE BOSTA DE BRASIL É ESSE DE HOJE? ONDE SÓ EXISTEM BANDIDOS E CAGÕES NOS CARGOS DE COMANDO DO PAÍS?

Reply

Ou o link está errado ou foi removido.

Reply

E o Collor caiu por um Fiat Elba. Afinal, o que faz o MP?

Reply

Chega de corrupção! Ninguém aguenta mais!

FORA BANDIDOS!

AÉCIO 45!!

Reply

Dilma tem pelo menos 2 caras:
A candidata: detesta corrupção, manda apurar e punirá os culpados dos desvios de conduta.
A presidente: nada sabe, nada ouviu, não estava lá, nunca ouviu falar!
E essa é a amiga dos cortadores de cabeça dos cristãos no Oriente Médio, mas aqui quer o voto dos cristãos, pode v votar nela?
Ela te detesta!

Reply

A todos os brasileiros:

Que neste 05 de Outubro deixemos de ser tão 12 DE OUTUBRO e sejamos mais 7 DE SETEMBRO, pois só com muito 1o DE MAIO o nosso BRASIL não será um ETERNO 1o de ABRIL.

Reply

A Governanta também quer um mensalão para chamar de seu!

Reply

O que o STF fará para pará essa Sangria do País. Resta saber isso.

Reply