FHC: "as pessoas precisam saber o que foi feito com o dinheiro do contribuinte".

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta segunda-feira (24) que a imagem de gestora da presidente Dilma Rousseff já estava arranhada antes da revelação de que ela deu aval à compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras. "Eu acho que não precisa de mais isso para arranhar a imagem dela como gestora. O PAC basta", ironizou, após dar palestra para alunos da PUC-Rio.

FHC disse que o surgimento de novas suspeitas envolvendo a estatal o levou a mudar de ideia no fim de semana e passar a defender a criação de uma CPI da Petrobras. "Eu pensei que fosse uma coisa mais simples, e não é. É mais complicado. Acho que tem que ser apurado. E a própria presidente deu o pontapé inicial, ela não defendeu o que foi feito", disse o tucano. "As pessoas precisam saber o que foi feito com o dinheiro do contribuinte. Eu não posso dizer até que ponto isso terá influência [na eleição]. Não sei qual será o resultado, quem são os responsáveis", acrescentou.

RACIONAMENTO

O ex-presidente defendeu que as autoridades façam um apelo para que a população poupe água e energia. Ele relembrou o apagão de 2001, no fim de seu governo, e disse que o racionamento pode ser necessário de novo. "Eu levei muito pau por causa do apagão de 2001. Quando teve o racionamento, levei um susto, porque a primeira proposta era cortar a energia. Eu falei: 'Não. Vamos apelar para o povo'", disse. "Acho que isso deve ser feito já. Tanto com a água quanto com a eletricidade. Seguro morreu de velho. O que custa pedir que todo mundo economize 10% de energia?", questionou.

Segundo FHC, a situação atual "não é tão dramática" quanto a de seu governo, mas já está na hora de pedir que a população faça um esforço de economia. Ele sugeriu a concessão de estímulos para quem reduzir o consumo de água e energia.

FHC não quis opinar sobre o conflito entre Rio de Janeiro e São Paulo pelas águas do rio Paraíba do Sul. "Tem que ser uma decisão racional. Como resolver uma questão que atenda aos dois lados? Eu não sei. A Agência Nacional de águas tem que dizer", afirmou.

15 comentários

Racionamento: a situação atual é sim tão dramática quanto a de 2001. Apagão já é uma realidade entre os especialistas do setor. Questão é só saber quando o governo vai anunciar e quais medidas irá tomar.

Reply

FHC sempre elegante com a escória petista. Não é recíproco mesmo porque os petistas não saberiam como ser elegantes.

Reply

Coronel

O Brasil sem Investimento,sem Planejamento não funciona,é preciso de Governo que saiba Comandar Investimento de curto e longo prazo

Reply

Coronel,

O FHC mudou o discurso porque apanhou, via Redes Sociais, de todos os lados!!

Luvinha de pelica e magnanimidade para tratar com o PT é "tiro no pé"!!

JulioK

Reply


Do Blog de GibaUm

Nem imaginava
O ex-presidente Lula, que não tinha conhecimento da nota oficial da presidente Dilma falando em “parecer técnica e juridicamente falho” sobre o episódio da refinaria de Pasadena, levou um susto ao saber do conteúdo – e pouco antes de chegar à mídia. Quem estava ao seu lado, notou que ele ficou literalmente pasmo. E reagiu: “O que é isso? Ela ficou louca?”

Reply


Do GigaUm

Tem mais.................. Quem conhece bem os bastidores da Petrobras aposta que vêm mais problemas por aí: de cara, a compra da refinaria do Japão, realizada com um passivo ambiental e licenças vencidas e ainda a operação de venda de ativos da empresa brasileira na África ao BTG Pactual sem licitação ou qualquer forma de oferta pública

Reply


Do GibaUm

Perdendo o sono
A prisão do ex-poderoso diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, por denuncia de lavagem de dinheiro e suposto envolvimento no imbroglio da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, está fazendo muitos políticos e mesmo fornecedores da estatal perderem o sono. De um lado, estima-se que a Polícia Federal conseguiu recolher grande volume de informações; de outro, há a possibilidade de, se Paulo Roberto for apertado para valer, acabe falando muito mais do que supõe a vã filosofia. E ainda há a possibilidade de outras diretorias serem vasculhadas.

Reply

FHC fez o correto para evitar o apagão em 2001. Pediu a colaboração da população, que atendeu ao seu pedido. Não houve nenhum apagão !

Agora, eu duvido!!!, que a anta venha a público para pedir a colaboração da população. Só se mandar um dos seus serviçais, tipo Lobão (Ministro, não o cantor!). Será que o povo vai colaborar ????

Quanto a economia de água, a população já está fazendo e ganhando redução na conta de água, a pedido do Gov. Alckmin.


Chris/SP




Reply


Do GibaUm

Mais estresse
A autoria da nota de Dilma Rousseff sobre a operação envolvendo a refinaria de Pasadena é 90% dela própria. Recusou uma outra nota preparada conjuntamente pelo pessoal do Planalto e da Petrobras, não consultou Lula e além de atingi-lo em cheio, respingou em Antonio Palocci, Jaques Wagner e outros integrantes do Conselho da estatal na época. E aumentou a tensão em sua relação com o ex-presidente. Nos últimos tempos, o clima é de estresse: ele apóia a reeleição de Dilma e, nos bastidores, ela contraria o ex-chefe do Governo em assuntos de toda natureza. Há quem aposte que, se vencer, Dilma planeja libertar-se, para valer, da tutela do padrinho.

Reply


Do GigaUm

Contra Dilma
Dilma resolveu responsabilizar o ex-presidente da Petrobras, Gabrielli e o ex-diretor da área internacional Cerveró (foi avisado com antecedência e viajou para o Exterior) sobre o estrago de US$ 1,19 bilhão no caixa da estatal por conta da refinaria de Pasadena. Só que caiu no colo de Lula, que endossou a compra e nomeou os dois. Aí, o ex-presidente, quase desvairado, mandou o próprio Gabrielli entrar em campo e desmentir o que a Chefe do Governo havia dito (o que ele fez com muito prazer porque Dilma sempre o tratou mal).

Reply

Huumm !! Gangue de ladrões cínicos e sem vergonhas !! Tropa de mentirosos despudorados !! Quadrilha de saqueadores dos bens públicos !! Dissimulados, falsos, caras de pau incompetentes para governar e expertos em roubar!! Asquerosos, nojentos e repugnantes!! Chusma de vampiros sugadores do sangue dos cidadãos trabalhadores e pagadores de impostos !! E, quem os defende, da imprensa vendida tipo J. Freitas, P M Leite e Attuch(ado), da pilítica a senadora Bonitinha mas (de ideia) ordinária do Paraná e um tal deputado vaidoso e metido a sabe tudo que levou chinelada em Pernambuco, são todos farinha do mesmo saco !! Não gostaram ?? Me processem na mesma hora e local em que o tal Gilberto Carvalho entrar com o processo contra o Tuma.
Voeeii…

Reply

Concordo que o contribuinte deve mesmo saber de tudo...

Inclusive de onde foi parar o dinheiro da privataria tucana!!!
"Venderam" quase tudo que o contribuinte pagou... e ainda vem pousar de exemplo de bom administrador???
Esqueceram?????

Reply

Coronel,

PETRALHA em 24 de março de 2014 19:54

Flor Lilás

Reply

vagabundo do pt as 19:54

Reply

O GOVERNO FAZ COM O GOVERNO NOSSO DO CONTRIBUINTE O MESMO QUE OS MESTRES RATUFISTAS FIZERAM EM SÃO PAULO, construíram túneis no Ibirapuera e outras obras (reais) e roubaram o equivalente a 3 vezes o valor para os ratufistas, PAULO SALIM RATUF é o mestre dos mestres ratufistas.

DILMA & PETRALHAS DIVERSOS inovaram na arte do ratufismo ( corrupção ) e hoje têm um tribunal o SCF "supremo circo federal" que soltará todos e os indenizará, ZERO DE CHANCE DE GAIOLA A ESTES MALDITOS E O REI SAPO 51 BARBUDO.

Reply