O aumento da demanda por
combustíveis no Brasil e a impossibilidade de repassar os preços internacionais
para o mercado interno vêm levando a Petrobras a elevar a utilização das suas
refinarias a 99%. Na média mundial, o índice é de 85%. Uma série de acidentes
nessas unidades, porém, acendeu a luz vermelha nos sindicatos de petroleiros,
que temem possíveis tragédias, que até agora foram evitadas. Em menos de dois
meses, seis refinarias da empresa registraram acidentes sem mortes.
A operação das refinarias acima
da capacidade permitida já decorreu em duas multas aplicadas pela ANP (Agência
Nacional do Petróleo), no valor de R$ 150 mil cada uma, que foram contestadas
pela estatal. A ANP negou, em reunião no dia 18, recurso da empresa contra a
multa aplicada pela operação da Replan, em Paulínia (SP), e avalia outra
aplicada pelo mesmo motivo na Repar (PR).
A Repar foi, aliás, palco de um
dos recentes acidentes. Após um incêndio, no final de novembro, a unidade ficou
sem produzir combustíveis por quase um mês. "A ANP só age depois da porta
arrombada, tem que fiscalizar, porque esses acidentes estão ocorrendo por falta
de manutenção", afirma o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura
Adriano Pires.
Questionada sobre afirmações dos
sindicatos de que as refinarias não estariam passando por manutenção por operar
na capacidade máxima, a Petrobras não se pronunciou. Segundo a ANP, as
fiscalizações nas refinarias são realizadas periodicamente e os acidentes
reportados nos últimos meses estão sendo investigados. O mais recente ocorreu
no sábado, na Reduc, refinaria localizada no Rio de Janeiro. Após um incêndio,
a produção de uma unidade foi suspensa, reduzindo a produção de diesel e
gasolina.
O aumento de custos da empresa
com os problemas em refinarias vem sendo percebido pelo mercado, informa o
economista chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi. "Nos últimos 40 dias a
gente está vendo toda hora notícia de acidente, as ações só não caem porque
estão baratas e chamam compradores." Na avaliação do consultor da área de
refino Carlos Alberto Luna Freire de Matos, a operação na capacidade máxima não
teria problema se a manutenção estivesse em dia. "É preocupante [a série
de acidentes], mas tem que ser bem avaliado para saber os motivos e
corrigi-los", disse.
Para a FUP (Federação Única dos
Petroleiros), a série de acidentes reflete a falta de manutenção nas unidades.
A empresa estaria evitando parar a produção com objetivo de reduzir a
necessidade de importação de derivados, o que vem sangrando o seu caixa. (Folha
de São Paulo)
19 comentários
Continua a história de preços. A Petrobras está sendo quebrado não é por causa de preço. É incompetência, roubalheira, caixa dois, propaganda inútil, etc etc etc.
ReplyO preço é desculpa para não assumir responsabilidades.
Gente, esse governo do PT pratica falcatruas desde 2003, quando o "51" se empoleirou na presidência sabe-se lá como (as urnas são túmulos)!
ReplyEssas falcatruas esgotaram os mananciais econômicos/financeiros de suporte do País, óbvio que as consequências seriam essa: o caos instalado.
O povo honesto tem que botar essa corja abaixo e junto as urnas eletrônicas.
Do CH: UM ABACAXI GRAÚDO
A criada de Lula, dona Dilma Incompetente Rousseff, quando era presidenta do Conselho de Acionistas da Petrobras, consentiu com uma maracutaia das grandes a Gemini – sociedade formada pela Petrobras (com 40% das quotas) e White Martins (com 60% das quotas) para produzir e comercializar Gás Natural Liquefeito (GNL). A Gemini tem o nome de fantasia GasLocal. O Instituto Brasileiro de Ativismo Societário e Governança Corporativa, sediado na Bahia, já confirmou que pretende mover ação judicial contra diretores e conselheiros da Petrobras, nos Estados Unidos e no Brasil, por gestão fraudulenta. O objetivo das ações é pedir ressarcimento por prejuízo aos investidores por atos lesivos, por gestão incompetente ou por procedimentos societários danosos. Se os grandes investidores tomarem parte nessas ações muita gente graúda estará em maus lençóis, inclusive a atual presidenta da República, que era à época quem dirigia os imbróglios produzidos por Sergio Gabrielli, o sindicalista que destruiu a estatal petrolífera brasileira. Aqui no Brasil já existe uma “investigação” pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, sobre o mesmo caso, mas como todos sabem quem dirige o CADE é o mesmo cidadão que forjou a denúncia contra o PSDB a respeito das licitações fraudulentas no metrô de São Paulo e na CPTM. Duvido que dali saia qualquer coisa sólida sobre isso. O que se sabe é que a presidente da Petrobras, graça Foster tem um grande abacaxi pela frente para ser descascado perante a justiça dos EUA e na do Brasil, por obra e graça de Lula e Dilma Rousseff, os responsáveis maiores pela destruição parcial da grande estatal brasileira que se arrasta para não se evaporar. Se as ações que o Instituto baiano pretende mover contra os responsáveis ou irresponsáveis pela vigarice cometida derem resultado muita gente terá que se coçar com alguns milhões a pagar aos prejudicados. Torço para que esses canalhas paguem caro por suas patifarias.
Porque essa quadrilha nunca é punida?
Misericórdia! Se os petralhas ganhar a eleição de novo, não sei o que será do Brasil.
ReplyDepois que esta enxurrada de marginais que precisa ter TRAQUEJO pra lidar com eles, assumiu o comando, o país está naufragando. Deus salve o Brasil!
Ou o Brasil acaba com a saúva (petrobras) ou a saúva (petrobras) acaba com o Brasil.
ReplyO pt está fazendo o serviço...
Por estar em um sindicato, que no caso especifico felizmente nada tem a ver com partido político e com este desgovero que está aí, o que tem sido difícil, justamente porque muitos docentes são ligados ao partideco, sei bem como está a situação da Petrobras.
ReplyEu sei que o Coronel não é lá muito afeito a greve, mas pode crer, quando os petroleiros fazem greve é porque a coisa "bateu no teto".
É uma terceirização enorme no setor. E você sabe que terceirizados são os escravos modernos. Como eles tem que engolir tudo calado, senão são demitidos, dá nisso aí.
Coronel,
ReplyEsquedopatas = vermes
Minaram a Petrobras e a estão transformando numa sucata!!!
Agora é hora de bater forte na cabeça destes idiotas, cambada de vermes acostumados a viver no esgoto moral... só sabem destruir e se reproduzir para seguir infestando.
Nunca vou perdoar os militares por terem desempenhado sua função pela metade!
Quanto ao sucateamento, é proposital e não é exclusividade da Petrobras.
ReplyNesse desgoverno, mais do que em qualquer outro, TODOS OS ÓRGÃOS VEM SENDO SUCATEADOS para serem então doados a iniciativa privada, mesmo aqueles relacionados com funções que são responsabilidade direta do Estado. Basta ver o que vem sendo feito com os Hospitais da Universidades Federais. Isso quando estes órgãos não se transformam em braços das empresas privadas doadoras de campanha (vide as ANAs da vida).
Esse lixo chamado Dilma Rousseff é uma espécie de Cristina Kirchner da vida. Para o bem do Brasil, deve ser devidamente ENXOTADA de Brasília o quanto antes.
ReplyFOSSE SÓ A PETROBRAS!... É o brasil como um todo,o antes Florão da América rebaixado a vil cubata. PT mais Barba mais Dilma é igual a DILULAMA. Não há termo mais preciso:PT,Dilma,Lula e lama. Fosse só a Petrobras!... Nessa virada de ano,pela ponte,em Propiá, e pela balsa em Neópolis, vi um Rio São Francisco morrendo sem pescadores!E amentei os caudalosos rios de grana e mentiras que elegeram Barba e Dilma!... E sopesei o preju, lembrei do frei Flávio Cappio, o franciscano nascido no dia de São Francisco, o santo da ecologia, o pobrezinho de Assis. Recordei a homilia do humilde papa Francisco.E assim convencido brado: CRISTÃO NÃO VOTA EM COMUNA. E A PETRALHA É UMA COMUA ONDE PULULAM COMUNAS.SE VOTAR,NÃO É CRISTÃO!
Replye o çindikatu esta quietinho, como bons companheiros do governo que são...
ReplyCel, veja como este lula é cínico. Assista o vídeo e lembre do livro do Tuma Junior "Assassinato de reputações". Pense se não dá nojo vendo o povo amontoado nos corredores dos hospitais. Ele não se preocupa porque quando precisa, vai tratar no Sírio Libanês com o dinheiro que ele surrupiou dos cofres públicos.
Replyhttp://www.youtube.com/watch?v=Tpq87dfNOhI
ReplyCoronel
Esses Sindicatos de Petroleiros são um antro de pelegos que também mamam na própria Petrobras...Enquanto tiverem benesses e sinecuras ficam apenas jogando para a plateia.
Na realidade são cúmplices dos desmandos....
CEL,
ReplyJá trabalhei, quando jovem, em polo petroquímico e a manutenção é FUNDAMENTAL para a segurança da planta, dos funcionários e de tudo o que existe no polo e ao seu redor uma vez que se trata do processamento de petróleo e seus derivados, altamente inflamáveis. No tempo previsto, a unidade deve ser paralisada no seu todo e a manutenção preventiva deve ser realizada em todo o complexo e isto é consideravelmente demorado. Feita a manutenção, inicia-se o processo de partida da unidade, operação tão delicada quanto a de parada da unidade. Em tempos considerados "normais" tivemos 2 incêndios e a perda de 2 operadores em pouco menos de 60 dias, isto na década de 1970. O que dizer então em se tratando de operação em um sistema de "crise" como o que está acontecendo atualmente? Portanto, as multas aplicadas pela ANP, a fiscalização das unidades e manifestação da FUP estão cobertas de razão. Mais vale 30 dias de paralisação para a manutenção preventiva do que a unidade toda destroçada no chão. Que se faça o que é estabelecido pelas regras da engenharia e pelas normas de segurança e ponto final.
Índio Tonto/SP
Coronel,
Replynão existe limites para essa canalha.
cel,
Replyos petralhas soh enxergam ganhar a eleição, e mais nada.
Coronel,
ReplyVeja esta notícia do site do PSDB, em 2013 o governo petista investe mais no porto de Cuba do que nos portos brasileiros.
http://www.psdb.org.br/infraestrutura-brasil-investe-15-vezes-mais-em-porto-de-cuba/
O site:
Replyhttp://www.psdb.org.br/infraestrutura-brasil-investe-15-vezes-mais-em-porto-de-cuba/
Caro Rozo, 7 de janeiro de 2014 23:36
Replyleia a reportagem da VEJA desta semana a respeito!
É um horro o que fazem com nosso dinheiro e o quanto deixam o Brasil cada vez mais no buraco sem fundo, privilegiando os amiguinhos Castro e sua nefasta ditadura.
OLHO VIVO E FARO FINO BRASIL!
Flor Lilás
CEL,
ReplyA Petrobras emitiu títulos de dívida equivalentes a R$ 12,1 bilhões no mercado internacional. Segundo a companhia, os recursos serão utilizados para financiar os investimentos previstos no plano de negócios 2013-2017.
Índio Tonto/SP