Na primeira visita a São Paulo após a onda de protestos para a redução das
tarifas de transporte, a presidente Dilma Rousseff (PT) usou o tema para
agraciar o prefeito Fernando Haddad, anunciar investimentos de R$ 8 bilhões na
capital paulista e, em outra frente, atacar o governo do tucano Geraldo Alckmin. Dilma anunciou a destinação de R$ 3,1 bilhões para construir 99 km de
corredores de ônibus paulistanos.
Mas seu discurso foi pontuado por críticas à gestão do metrô, comandado pelo
governo estadual, nas mãos do PSDB há quase 20 anos --apesar de investimentos
tímidos do próprio governo federal na rede sobre trilhos paulista.Nas palavras da presidente, São Paulo é, "talvez, a maior cidade do mundo com
o menor sistema de transporte metroviário do mundo"."Uma das teorias divulgadas no Brasil é que o país não tinha nível de renda
suficiente para comportar metrô. Ora, como é possível uma cidade do tamanho de
São Paulo sem transporte metroviário?", questionou Dilma.
O metrô de SP tem 74 km, cerca de um terço da rede da Cidade do México, que
inaugurou a primeira linha na mesma época, nos anos 70. Diferentemente de diversos países, onde os investimentos do governo federal
em metrô são comuns, no Brasil eles sempre foram limitados --tanto na gestão FHC
como nas administrações petistas de Lula e Dilma. O Metrô diz que, dos R$ 22 bilhões de cinco linhas projetadas na gestão
Alckmin, só há R$ 400 milhões prometidos, a fundo perdido, por Dilma --menos de
2% do total. Há ainda R$ 2,7 bilhões de financiamentos do BNDES e da Caixa --que, porém,
são somente empréstimos.
Os recursos da prefeitura também são reduzidos. Gilberto Kassab (PSD)
prometeu R$ 2 bilhões para obras, mas só entregou a metade. Na campanha, Haddad disse que não repassaria verbas sem estudar os projetos.
No cargo, cogitou bancar a estação Jardim Ângela da linha 5, mas não houve
acordo.
Convidado ontem para o evento, Alckmin não compareceu. A declaração de Dilma
deixou irritados os aliados do governador. Até então, a relação do tucano e da
petista era pontuada por afagos."Em nenhum país de primeiro mundo as metrópoles fazem metrô sozinhas, sem
ajuda do governo federal. Mas aqui é assim", disse o presidente estadual do
PSDB, deputado Duarte Nogueira. (Folha de São Paulo)
Observação: sabendo que vai apanhar, por que a área de Comunicação do Alckmin não distribui, um dia antes, para a Imprensa, um resumo dos investimentos no Metrô? Especialmente os quantitativos de investimentos do município, do estado e do governo federal? E uma comparação com dois metrôs de outros países?
8 comentários
Alckmin além de masoquista é burro.
ReplyArtur VHH
Viu no que dá ficar "afagando" e colaborando com uma víbora Sr. Alckmin??? Ela lhe deu um bote ontem!
ReplySão Paulo, o maior e mais importante estado do Brasil, que mais recolhe e repassa impostos à União, precisa ficar esmolando a uma INCOMPETENTE!
Coronel, tem razão na sua observação.
Não me importa o que diga a D.Monica Vermelha, meu voto é do Alckmin.
Chris/SP
Coronel,
Replybem feito. O Picolé de Chuchu, assim como os outros pmdbistas vivem a afagar a Anta II, agora estão recebendo o que essa corja sempre deu, o desprezo e o ódio.
Duvido que estes 8 bilhões realmente apareçam por aqui.
Replychuchu, você é burro.
ReplyOlha o que esses FDP estão discutindo no FORO SÃO PAULO e nós não fazemos nada a respeito:
ReplyObs: EU to indo lá pra fazer minha parte, os ovos vão junto.
"Texto de Esther Bemerguy de Albuquerque sobre integração física da América do Sul"
Cel
ReplyA Anta gosta de anunciar, dinheiro que é bom não aparece não. Duvido que chegue algum para o Haddad ou Alkmin. Ela é especialista em ilusionismo, só que hj em dia não cola mais e está desmoralizada. Ela é uma "serial Anta desgovernanta".
Esther
A piora do trânsito em São Paulo desde que o Haddad assumiu é evidente, principalmente, depois da implantação de corredores de ónibus. Ao que parece, petista só sabe fazer corredores.
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