Quaquá é o cara do Lula no Rio.
Candidato à presidência do PT fluminense, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, nomeou, desde abril, 78 filiados do partido de fora da cidade, situada na Região dos Lagos, para cargos de confiança em sua gestão, além de 54 petistas do próprio município, segundo cruzamento feito pelo GLOBO entre o Jornal Oficial de Maricá e os registros de filiação partidária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos bastidores da disputa, adversários acusam Quaquá de usar a máquina da prefeitura para comprar votos e financiar sua campanha para presidente do PT.
Parte desses militantes é de cidades próximas, como São Gonçalo, mas há petistas de Laje do Muriaé, a 300 quilômetros de Maricá; e de Itatiaia, a 220 quilômetros. De quatro filiados ao PT de outras cidades procurados pelo GLOBO, três não são conhecidos no local de trabalho onde estão lotados.
Além de Quaquá, os pré-candidatos à presidência estadual do PT são o atual presidente, Jorge Florêncio, e a deputada federal Benedita da Silva. O prazo para a inscrição de chapas vai até 12 de agosto; a eleição será em novembro.
Na terça-feira, o GLOBO telefonou para a Secretaria municipal da Chefia de Gabinete de Maricá e procurou Wilson Ricardo Albino Pereira. Sua nomeação para subsecretário da pasta foi publicada no Jornal Oficial de 10 de junho, com validade retroativa a 2 de maio. No TSE, ele consta como filiado ao PT em Bangu, Zona Oeste. — Com quem? Não tem ninguém com esse nome aqui não. Ele pode estar nomeado aqui, mas não trabalha aqui não, pode trabalhar em outro lugar, entendeu? — afirmou um funcionário identificado como Maurício.
Confrontado com a informação de que Pereira seria subsecretário da chefia de gabinete, Maurício insistiu: — Aqui não tem Wilson, quem é subsecretário da chefia de gabinete que eu conheço é a Magda. Ele pode trabalhar em Educação, em Obras, entendeu?O mesmo aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Petróleo em relação a Liedio Luiz da Silva, nomeado assessor executivo no Jornal Oficial de 10 de junho, com validade retroativa a 1º de abril. Ele é filiado ao PT de Laje do Muriaé.
Diálogo parecido ocorreu com servidores da Secretaria dos Direitos Humanos, onde está lotado Samuel Coutinho de Brito, do PT de São Gonçalo. Ele foi nomeado assessor executivo da Subsecretaria dos Direitos, no Jornal Oficial de 15 de abril, retroativo a 1º de janeiro. — Com quem, meu amor? Samuel? Espera um pouquinho (pergunta para alguém se há algum Samuel). Olha, meu amor, aqui é Direitos Humanos — disse uma funcionária ao telefone. Questionada se a Subsecretaria Executiva dos Direitos funciona naquele local, ela chama um outro servidor: — Funciona (aqui também). Eu sou da (subsecretaria) executiva e nesse momento a gente não tem ninguém assim com esse nome — disse ele.
A exceção entre os quatro procurados foi Luiz Gabriel dos Santos, filiado ao PT na capital e cuja zona eleitoral é Ramos. Na Secretaria de Ações para Idosos, a informação é que ele é reflexologista e atende às sextas-feiras. A nomeação de Santos foi publicada em 17 de abril, retroativa a 1º de janeiro.
Nessa leva de petistas que foram nomeados em Maricá a partir de abril, 13 são de Bangu, base eleitoral de Lourival Casula, coordenador da campanha de Quaquá à presidência do PT e secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo de Maricá. Casula é de Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. Desde abril, ainda foram nomeados 20 petistas de São Gonçalo para a prefeitura de Maricá, 17 deles na Secretaria dos Direitos Humanos, cujo titular é Miguel Moraes, ex-vereador pelo PT. ( O Globo)
11 comentários
O PT é uma fábrica de parasitas.
ReplyArtur VHH
TUDO FANTASMA. COMO DESENVOLVE UM PAÍS DESTA FORMA. POR ISTO QUE OS POLÍTICOS SE PERPETUA NO PODER. ESTES FANTASMAS TRABALHAM PARA OS POLÍTICOS NAS ELEIÇÕES. É COMO SE O POVO TIVESSE OBRIGAÇÃO DE PAGAR CABOS ELEITORAIS PARA POLÍTICOS.
ReplyUm país de analfabtos e vagabundos dirigido por m partido de analfabetos e vagabundos.
ReplyCoronel,
Replyo eleitor que votou nessa canalha merece. Depois quer reclamar da falta de recursos para educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Todo biotipo de quem tem a certidão de nascimento incompleta.
ReplyQue vença o pior>
ReplyÉ essa vergonha é que tem que acabar! BANDIDOS! VAGABUNDOS!
ReplyFORA pt! FORA lula! FORA dilma!
FORA GENTALHA INCOMPETÊNTE!
O PT nao tem nenhuma vegonha de nada...
ReplyTradição petista desde o anos anos 80.
ReplyMilitantes, como militares, rodam pelos quartéis.
Em Santos, SP, eu me lembro,em fins de 80 e meados de 90, houve uma chuva de gafanhotos petistas "estrangeiros" nos governos petralhas locais.
Esses dois não se envergonham de aparecer juntos? O Brasil foi tomado por uma corja de vagabundos, sob o silêncio dos que trabalham. Tomaremos vergonha um dia?
ReplyHomem de Zé Dirceu! Inclusive Marcelo Sereno participava da primeira gestão do quaquá!
Reply