Ministros que absolveram mensaleiros não participam da determinação das penas.

Relator do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Joaquim Barbosa, começou nesta terça-feira a definir a pena dos 25 réus condenados pelo chamado núcleo publicitário, com pessoas ligadas ao empresário Marcos Valério, considerado operador do esquema. Barbosa disse que os casos serão analisados de forma individualizadas.
 
O sistema de votação foi anunciado após o plenário decidir que só vai definir o tamanho da pena (a chamada dosemetria) o ministro que votou a favor da punição dos acusados, ou seja, os ministros que votaram por absolver o réu, não votarão sobre sua pena. A decisão aconteceu após votação do plenário. Os ministros Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes e José Antonio Dias Toffoli defenderam a participação dos ministros que absolveram, mas foram vencidos pelos demais ministros, que formaram maioria.
 
O ministro Celso de Mello disse que esse entendimento de quem absolve não participar já foi firmado anteriormente pelo plenário. "É um critério que vem prevalecido na Corte há pelo menos dois anos e meio, critério que vem sendo reafirmando em outras ações penais que precederam esse julgamento. É importante deixar claro esse ponto", disse.
 
Para o revisor do mensalão, Ricardo Lewandowski, a participação de quem inocentou representaria uma agressão ao entendimento do juiz sobre o mérito. "Se alguém vota pela absolvição, talvez atipicidade da conduta, seria uma violência à consciência do magistrado impor o sopesamento da posição inicial. O magistrado que se pronuncia pela absolvição não participa da dosemetria", afirmou.Mendes disse que no seu entendimento seria ideal a participação de todos os integrantes. "A participação de todos seria em benefício de quem foi condenado. Só registro meu voto mesmo que vencido porque o futuro a deus pertence", disse. (Folha Poder)

13 comentários

uai, e foi preciso se reunir para decidir coisa tao obvia?

vem cá, nunca aconteceu julgamento como esse no STF?

nunca teve julgamento onde uns ministros condenaram e outros absolveram o réu?

mais um pouco e haverá uma sessão para confirmarem se a Terra eh realmente redonda ou se o Lula Lelé pode ter alguma razão na sua tresloucada teoria etílica...

Reply

Que delícia ver o Marcos Valério condenado. No entanto, uma nota triste para nós: O trakimg do PT indica que o Haddad está com 61% contra 39% do Serra. Que merda!!!!!!!!

Reply

"Para o petista[ [Genoíno], presidente do PT na época em que o escândalo veio à tona, o Supremo 'criminaliza' a política e nega existência de compra de votos no Congresso no governo Lula"

eh o que venho falando aqui faz tempo!

essa cambada, sob a égide de se estar "fazendo politica", achava que tinha pista livre para fazer o que bem entendessem...

essa tradição de que na politica tudo eh permitido eh que precisa acabar nessepaiz!

era politica o cacete!

aquilo era grana publica gatunada, nada tem a ver com politica!

encarcerem logo esse individuo para que cumpra pena e não seja mais permitido afrontar a decisão da Suprema Corte do país...

essepaiz eh cheio de trololó...

nos EUA ja estava em cana ha muito tempo...

mas como eh nesse paiseco de quinta, esta ainda por ai dando entrevistas...

Reply

Coronel,
Bem que os Ministros podiam abrir para o povão votar, né?
O zéca-gão iria mobilizar seus bilhões de milicianos para votar por uma pena secundária - um ou dois segundos de prisão somente.
..........
Mais de oito anos é regime fechado, né? Tadinhos do zéca-gão e do autêntico genuíno.
..........
O lulladrão nove-dedos já avisou que não pode visitar os comparsas na cadeia, pois corre o risco de não deixarem ele sair de lá, depois. Mas a Justiça ainda vai pegar o boca-de-latrina nove-dedos, pode apostar que vai....

Reply

......É isto aí, inocentou não deve participar. Mais um ponto para o STF.
Pensando bem os "votantes cumpanheiros" iriam dar 1/2 cesta básica pra cada réu pagar. Assim corre o ridco de alguns irem amargurar uns anos no xadrez.

Reply

Cel

Que tal fazermos uma petição publica pedindo a restituição do dinheiro desviado com Juros, Correção Monetária e Multas. Iguais as que a Receita aplica.

Átila

Reply

Cel.,
petralha é sempre burro. Tem um disfarçado de "amigo" às 16:56.
Deleta ele.

Reply

Sabe que eu acho bom.Em 2 anos vão fazer tanta mierda que em 2014,o governo continua longe do PT.Nós livraremos do Serra,covardão e do PT,tambem.

Reply

Cel.,

Como já foi dito acima, o indivíduo do comentário das 16:56 é um PTralha safado. Mas como PTralha é burro por natureza, suas ações são óbvias. Tem que ser deletado.

Reply

Em outras palavras : a quadrilha vai jogar sem goleiro!

Reply
Aqui não, jacaré! mod

O Supremo aceitaria uma sugestão de pena vinda de um humilde pagador de impostos escorchantes? hehe...

Reply

Gastaram horas preciosas que poderiam ter sido usadas para definir a pena de Dirceu e Genu com isso????

Ora. É mais do que lógico que o juiz que absorveu não participe. Será que Tof queria agora tentar emplacar penas mais light para os condenados?

Reply

Coronel, absolvição já contém a sua dosimetria de pena : ZERO .

Reply