Datafolha mostra Serra fora do segundo turno.

Comentário: com rejeição de 42% e caindo dia após dia, a campanha de José Serra e seu marqueteiro Gonzales é um desastre completo... Não há manipulação na pesquisa, pois as mesmas estão sendo confirmadas pelas pesquisas internas do PSDB, segundo fontes de dentro do QG tucano.

Em seis dias, o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, cresceu quatro pontos e ampliou sua vantagem sobre os adversários. Pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem mostra Russomanno na liderança isolada da disputa, com 35% das intenções de voto. O tucano José Serra, em trajetória de queda desde o fim de junho, oscilou mais um ponto para baixo e agora tem 21%. Fernando Haddad (PT) oscilou dois para cima e está com 16%. Como a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, Serra e Haddad estão em empate técnico. 

O candidato do PMDB, Gabriel Chalita, manteve os 7% da pesquisa anterior. Soninha Francine (PPS) tem 5%. Em simulações de segundo turno, Russomanno venceria tanto Serra quanto Haddad. Num embate direto com o tucano, ele triunfaria por 58% a 30%. Se disputasse a fase final com Haddad, ganharia por 56% a 30%. Esta é a primeira vez na atual disputa que o Datafolha simula segundo turno para a eleição paulistana. O instituto também investigou um eventual enfrentamento entre Serra e Haddad na fase final. Nesse caso, o candidato petista venceria o tucano por 46% a 37%. 

O levantamento, feito com 1.078 entrevistas, mostra consolidação das intenções de voto em Russomanno.Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador faz a pergunta sem mostrar os nomes dos candidatos, Russomanno subiu de 18% para 25%. Serra manteve os 13% da pesquisa anterior. Haddad foi de 9% para 11%. Outros 2% dizem apenas que irão votar "no candidato do PT" O Datafolha também perguntou aos eleitores se eles já decidiram o voto ou se ainda cogitam mudar de candidato até o dia da eleição. 

Em toda a cidade, 60% dizem que estão totalmente decididos. Entre os adeptos de Russomanno, 69% descartam uma troca, índice mais alto nesse quesito. No grupo dos que votam em Haddad, 67% afirmam estar totalmente decididos. Já entre os eleitores de Serra, a convicção é um pouco menor, 57%. Russomanno também é apontado como o favorito para vencer a eleição. Para 43%, o próximo prefeito será ele. Serra é citado como futuro vencedor por 19%. Haddad é favorito para 13%. Outros 22% não sabem quem ganhará. 

Na investigação sobre rejeição, Serra continua com índice acima de 40%. Ele oscilou um ponto para baixo. Hoje, 42% dos paulistanos afirmam que não votam no tucano "de jeito nenhum". Em ascensão nas indicações de voto, Russomanno ainda conseguiu fazer seu índice de rejeição cair. Era de 15%, recuou para 12%. Outra boa notícia para o candidato do PRB está no comportamento dos eleitores que afirmam ser simpatizantes do PT (24% do eleitorado). 

Nesse grupo, 29% declaravam voto nele na semana passada. Agora são 33%. No mesmo universo, Haddad recuou de 40% para 37%. Essas oscilações mostram a dificuldade de Haddad em convencer os eleitores petistas. Entre os que avaliam o governo Dilma Rousseff como "ótimo" ou "bom", Russomanno vence Haddad por 36% a 22%. No grupo dos que aprovam a gestão passada do ex-presidente Lula, ele também ganha do petista: 39% a 20%.(Folha de São Paulo)

19 comentários

caracas, que desastre pro Serra...

Russomano leva essa, parece que o eleitorado já decidiu...

comento aqui o que comentei não RA...

Russomano esta encarnando aquele candidato de "direita" que parte dos 44 milhões de eleitores vinham pedindo desde a ultima eleição presidencial e que o PSDB refutava em fornecer e que Serra parecia desprezar...

pelo contrario, disputavam com os petistas quem era mais "progressista", o que me enojava...

Reply

Coronel,

Minha opinião(fora de SP) é que o Haddad trava nos 18/19% e o Serra estanca a queda em 20/19%. Será com as calças na mão para o Serra entrar no 2o.Turno.

É o famoso NOVO que os partidos políticos ainda não entenderam(nem o Lulla).

Talvez São Paulo queira testar o NOVO como experiência futura. A cidade não vai explodir em 4 anos!

JulioK


Reply

e o RA devia parar com aquela campanha anti-Russomano...

o importante eh o PeTê perder e 9dedos sair derrotado...

se ganharem, o governo do Estado estará ameaçado e ninguém segura essa gente nas próximas eleições presidencias...

chegou a hora do RA entender que o momento eh de redução de danos...

Serra jamais deveria ter entrado nessa furada, todos nos aqui sabíamos disso, principalmente porque o PSDB iria fazer o que esta fazendo, abandonando-o...

Reply

Pior para São Paulo. Fica livre do PT e cai na mão do Edir Macedo. O Serra tem o PSDB tambem contra ele.

Reply

Caros, nao sou de SP , mas essa amostragem da pesquisa esta muito pequena! Acho imteressante que ninguem fal em Vies de Seleção!!
Li em um jornal que das capitais brasileiras Goiania é a unica em que o PT lidera nas eleiçoes municipais( 39%)e é tambem a unica capital onde há maior numeros de eleitores que irao votar nulo(28%)! Para se ter uma ideia o indice de rejeiçao do candidato do pt é de 42%!A amostragem da pesquisa foi de 10800.

Gililiu

Reply

No nordeste o povo esta se livrando do PT. Salvador, Aracaju,Maceio, Fortaleza,Teresina,Sao Luiz, Joao Pessoa,Natal,todas estas capitais estao desprezando o PT. em Recife o pareo e mais duro mas a coisa encaminha-se para uma derrota petista.Em SP acontece este fiasco.

Reply

Acho que devemos nos acostumar com a derrota!

Reply

Serra = game over. Já era, foi...

Russomano já levou, o paulistano não quer mais o Serra, cansou do PSDB.A cidade não vai repetir mais.

Em 2014 precisamos da KATIA ABREU como candidata a PRESIDENTE.

O PSDB agora vai para o colo da turma de PINDAMONHANGABA.

O moço de Pindamonhangaba e o rapaz de Minas que mora no Leblon estão alegríssimos com o fim da carreira política do Serra.

KASSAB deu o beijo da morte no Serra, não há mais chance. Over!

Se houver segundo turno (parace que sim) serão Russomano X Haddad.


KATIA ABREU PRESIDENTE 2014

Reply

Tudo isto é fruto do jornalismo petralha que vem demonizando o Serra desde 2010.

E o PSDB não acorda deste sono profundo!

Quando acordar, será tarde demais.


Chris/SP

Reply

O cidadão quer RECICLAR a política com NOVIDADE, quer esquecer as Mentiras do LuLLiaddrão, quer PUNIÇÃO para os Menzsaleiros do {P/T}, aí temos 10% dos Petistas votando Russomano, e 20% dos Tucanos votando RUSSO também..

*Oposição à uma Sofistikada Organização Criminozzia, como é o caso do PT, quem faz é a POLÍCIA, seja CIVIL, MILITAR ou FEDERAL!

Reply

Cel
Como disse um dos comentaristas, o PSDB abandonou o Serra. Adoraria saber por que ele é sempre abandonado e nada querido por seu partido.
Esther

Reply

Coronel,

Concordo com o Anonimo 06:52!! Acertou na mosca!!

Como os políticos profissionais não enxergaram isto antes do Anonimo 06:52???rsrsrsrsr

JulioK

Reply

A questao não é tanto a campanha do serra ser mal feita e sim, os ataques que todos os outros candidatos direcionam, ate mesmo da base como a soninha atacando o tucano. Propostas o serra tem, experiencia também, idoneidade mais ainda, agora o russomano esta conseguindo levar o eleitor tanto do PT quanto do PSDB. Nao vi o programa como ruim, ate explicasao sobre o papo absurdo de largar a prefeitura o serra deu, como diz o Reinaldo Azevedo, a parada para o Haddad seria mais dura contra o russomano do que contra o serra

Reply

Sabe Cel, a gente fica sem entender o por que o Serra não toma uma atitude mais corajosa e, muda esta estratégia de campanha e seu marqueteiro. Ele precisa de mais ousadia e combatividade.É o tudo ou nada. Vai morrer na praia sem ter feito o bom cambate. Acorda Serra!

Reply

Coronel, vou dar uma opinião humilde. Desde as eleições de 2010, o eleitorado tem dado mostras de que está meio cansado da polarização entre o PT e o PSDB e está em busca de uma alternativa a estas duas opções. A meu ver é isso o que explica a votação que a Marina da Silva teve naquela eleição. E é isso o que explica o "fenômeno" Russomano. Isso apenas demonstra que a sociedade está, realmente, em busca de um novo partido político para surgir como terceira força política - e que não é o PSD do Kassab.

Reply

Cel

O eleitor esta dando o troco no José Serra, "O LERDO". Só não vê quem não quer!

A cada pesquisa vamos ver Serra e Haddad descer a ladeira!

Átila

Reply

Coronel, isto é O COMEÇO DA SANGRIA DO PROCESSO DO MENSALÃO. Quando Dirceu for condenado, Rattat descerá como balão sem mecha e QUEM É PT NÃO VOTA SERRA JAMAIS, ou votam branco nulo, ou votam Russomano ( O VOTO ÚTIL INDO CONTRA O PT ) e isto evita um eventual segundo turno com Serra e um "azarão de última hora" e o Serra vencer. EU PREFIRO SERRA CANDIDATO A VICE-PRESIDENTE, a Kátia Abreu seria a cabeça de chapa e a Dilma não poderia depois apelar para o velho SENTIMENTALISMO FEMINISTA de dizer "que só porque é mulher...", e a KÁTIA ABREU, não é mulher do mesmo sexo que a Dilma sic *** para os petralhas poderem entender.

Reply

MIL entrevistados??? MIl???

Desculpe, não sei se você quer provar que sempre esteve certo, mas a amostra é insuficiente.

Aguardemos, mas dou como certo que se a campanha de Serra focar nos mensaleiros que querem tomar SP, ele vai pro segundo turno - e perde, mas vai.

Não sei em SP, mas no PR os candidatos estão escondendo a sigla PT.

O antídoto está claro: chamar de "Hadad do PT".



Lanterna.

Reply

E vc ACREDITA NESS LIXO DE DATAFOLHA?

Então ta

Reply