Índios cocaleros paralisam estrada onde o BNDES está enterrando R$ 535 milhões.

A Transcocalera vai ligar Cochabamba a Santa Cruz de La Sierra. É uma obra muito estratégica. Para a Bolívia. Para escoar o tráfico de cocaína e crack e para fazer circular livremente os carros roubados do Brasil. Tudo financiado pelo BNDES. É uma boa hora para fazer uma CPI do BNDES. O PR está prontinho para retaliar o governo federal. Afinal de contas, o que o BNDES financiando estrada lá fora tem de diferente do DNIT? Aproveitem. A bola está picando.

A construção por uma empresa brasileira, a OAS, de uma rodovia na Bolívia com financiamento de US$ 332 milhões do BNDES é causa de desentendimento entre o presidente Evo Morales e líderes indígenas. A estrada, que ligará os Departamentos de Cochabamba e Santa Cruz, atravessa uma reserva onde vivem cerca de 12 mil nativos. Após semanas de debates, líderes indígenas decidiram impedir que a estrada corte seu território.

A construção de uma rodovia na Bolívia, com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), colocou líderes indígenas bolivianos em pé de guerra com o presidente Evo Morales e com a construtora brasileira OAS. A estrada, que ligará os Departamentos (províncias) de Cochabamba e Santa Cruz, terá 306 km e começou a ser aberta no último dia 3 de junho. A obra está estimada em US$ 415 milhões, dos quais US$ 322 milhões veem de financiamento do banco brasileiro. 

O foco da tensão é o trecho 2 da estrada, com 177 km de extensão e que atravessa o Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), uma reserva de 1,091 milhão de hectares onde vivem entre 10 mil e 12 mil nativos dos povos moxeño, yurakaré e chimane.Após semanas de um debate acalorado com o governo, os líderes indígenas locais decidiram na sexta-feira não permitir que a estrada corte o seu território, colocando em risco a execução da obra financiada pelo Brasil. "Nós realizamos um encontro, uma assembleia, e a decisão foi negar a passagem do trecho 2 da estrada porque ele atenta contra a integridade do parque", disse ao Valor Adolfo Moye, presidente da Subcentral Tipnis, que representa as 64 comunidades indígenas do território. "Foi um "não" rotundo e inegociável. Não vamos aceitar." Leia mais aqui.

13 comentários

Coronel, não são os índios cocaleiros que estão impedindo a estrada. Os índios cocaleiros são os do Chapare, descendentes dos incas, que querem a estrada para produzir coca no trajeto e escoar a produção para o Brasil.
Os indígenas originários (de descendência tupi-guarani , que são os nativos da reserva ) são os que não querem a estrada, por acabar com o sistema de vida deles e porque serão inundados pela coca e a cocaína.
Em nenhum lugar do mundo dariam uma licença ambiental para cortar uma reserva indígena ao meio.
Só incomPeTentes do nosso Brasil que não viram isso .

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Ah, e o grande defensor da "madre tierra" e presidente do sindicato dos cocaleiros, o Evito, disse para os indígenas que a estrada será feita "si o Si". Ou seja, nem que seja à força.

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Esse descalabro me obriga a tomar muito cuidado com as palavras ...
O crime organizado tem muito poder, mais ainda aqui do que lá, o que pode parecer um contrasenso.

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Coroenl, o título do post seria "índios Não-cocaleiros" paralisam estrada. Acredite ou não, ainda existem alguns assim por lá.

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Estrada também serve para levar os carros roubados no Brasil.

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Acho que não entendi bem...
Voces estão dizendo que o BNDS está colocando 535 milhões de dinheiro nosso numa estrada na Bolívia que liga a região da coca com outra da pasta de coca, por onde vão passar os carros brasileiros roubados aqui e legalizados pelo Governo de lá?

NÃO ACREDITO NISSO!

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O PR não entraria numa CPI dessas nunca. Só se fosse para melar as investigações. Agora, com a crise econômica mostrando-se mais evidente, o BNDES deve ser mais claro em sua operações. Primeiro, deve cuidar de não emprestar par quem não paga. pois, o que ele empresta, sai do bolso do cidadão brasileiro.

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que esses bolivarianos vão pro inferno

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Os índios estão moderninhos.....

Estrada pavimentada, vai agilizar o escoamento da coca e dos carros brasileiros.

Graças a Tupak que existe os PeTralhas para dar uma vida melhor a comunidade indígena bolivariana cocaleira Sul Americana. lol aahahahahah

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É inacreditável, como esse govêrno
joga contra o povo brasileiro.
Financiar uma RODOVIA, que facilitará o escoamento da cocaina,
e a saida dos carros roubados, no Brasil, é realmente um absurdo.


Izabel/SP

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O velhaco mullo e falecido teve dar uma “palestra” para os bolivarianos fdp, povo sem um pingo de escrúpulo, enquanto nossas estradas estão uma merda o governo safado financia estrada para esse merda de cocaleiro, se fossemos um país de verdade essa corja de ladrões que nos governa já estaria na cadeia.

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a mão que embala o berço mod

Nossos governantes são tão ou mais safados que esse cocaleiro de merda.

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Num tô inteindeindo?!?!? "A obra está estimada em US$ 415 milhões, dos quais US$ 322 milhões veem de financiamento do banco brasileiro."... Não seria ...vão do governo brasileiro, melhor dizendo do povo brasileiro, essse povo maravilhosamente imbecilizado que não tem o que comer, mas tem para emprestar?

Maldito povo burro. Essa gentalha imbecil é inteiramente responsável pelos descalabros cometidos pelo maior energúmeno que já teve o disparate de presidir (?) este pardieiro. Refaço o trocadilho: Alguém, certa feita, disse que "Um dos primeiros presidentes do Brasil foi Prudente de Morais. Desde então só tivemos presidentes imprudentes e imorais". REeditando o trocadilho acrescento: "eleitos por pessoas muito mais imprudentes e imorais que eles".

Quando penso que já vi tudo, surpreendo-me com coisas do tipo.

É, morro e não vejo tudo.

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