Dilma viaja menos do que Lula. O que o Brasil perde ou ganha com isso?

Nos primeiros seis primeiros meses de seu governo, segundo a Folha de São Paulo, a presidente Dilma viajou quase a metade do tempo na comparação com seu antecessor no primeiro mandato (2003-2006). Enquanto Dilma passou 38 dias fora de Brasília, Lula esteve 72 dias em deslocamentos. Em outros seis dias, fora da relação oficial, Dilma viajou para descansar. O levantamento foi feito com base em dados da Presidência da República. Criticada por conta de uma agenda pública restrita, a petista também viajou menos que Lula no início da segunda gestão (2007-2010) e Fernando Henrique Cardoso no mesmo período dos dois mandatos (1995-2002). O jornal não arriscou analisar se isto foi bom ou ruim para o país, sob nenhum ângulo,  o que torna a matéria absolutamente irrelevante.

Os números revelam ainda o estilo "bate-volta" de Dilma. Em 20 compromissos, ela voltou no mesmo dia.Desde que assumiu, a viagem mais longa foi a de nove dias pela China. Com isso, o atual vice-presidente Michel Temer ficou menos tempo no poder do que José Alencar. Mesmo após a Presidência, Lula passou mais tempo longe de casa que Dilma. Foram 50 dias fora de São Bernardo (SP) e 16 países visitados. Somente para Brasília, foram cinco viagens. Vejam que análise profunda! Para o cientista político Rubens Figueiredo, as diferenças no ritmo de viagens vão continuar. "Lula é presidente-show, e a Dilma é presidente datashow", diz. Ele acredita que Lula precisou aparecer mais por conta da desconfiança que gerava. No primeiro mês no cargo, por exemplo, Lula viajou direto de Porto Alegre, onde discursou no Fórum Social Mundial, para Fórum Mundial Econômico, na Suíça. Bastaria o jornal fazer um comparativo, por exemplo, dos gastos da Presidência da República em diárias e cartões corporativos, nas respectivas gestões, para tornar este fato uma notícia.

3 comentários

Ganha por não haver despesas de viagem, etc. e tal, e menor rombo no cartão corporativo.
Perde nada.

Reply

Ela não pode entrar nos principais países do mundo. PONTO.

Marqueteiros e PIC constrõem uma versão mais nobre. PONTO.

Também não querem dar corda para o Turco Branco. Temmei! PONTO.

Reply

acho que o segredo do mistério dos que querem ver a Dilma denytro de um avião permanentemente está na frase: Com isso o vice temer ficou menos tempo no cargo que alencar... E a Dilma nem viaja pra evitar esse detalhe não,é que não é o estilo dela e ponto. Acho que do jeito que está é de bom tamanho,não acho que presidente-turista seja necessariamente melhor que presidente caseiro. Com a vantagem do caseiro gastar menos dinheiro,quanto ao demais,ser bom presidente depende de tantos fatores que não é viajar mais ou menos que determinará. É questão de estilo pessoal só isso e chega dar nojo de ver essa cobrança pra que a mulher viva de viagens.

Reply