Da Folha de São Paulo:
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem que a proposta de acabar com o sigilo eterno de documentos -incluindo os do período da ditadura militar- não deverá encontrar resistência nas Forças Armadas. Isso porque, afirmou, esses papéis já "desapareceram". "Não há documentos, nós já levantamos os documentos todos, não tem. Os documentos já desapareceram, já foram consumidos à época", afirmou Jobim. Segundo ele, como os arquivos não existem, a revelação de papéis sigilosos não representará problema algum: "Então não tem nada, não tem problema nenhum em relação a essa época".
O debate sobre a abertura das informações consome o governo há várias semanas. A presidente Dilma Rousseff, que originalmente era a favor do fim do sigilo, passou a se posicionar contra a medida diante da resistência dos ex-presidentes Fernando Collor (PTB) e José Sarney (PMDB). Na semana passada, ela voltou a mudar de opinião. O projeto original, enviado ao Congresso em 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reduzia o prazo para o caráter sigiloso de papéis oficiais. Mas dava a possibilidade de prorrogação indefinida dos prazos.
O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados com uma emenda derrubando o sigilo. Depois foi encaminhado para o Senado. Segundo Jobim, o projeto atual é adequado e não vai oferecer subsídios para mudar a interpretação de fatos históricos. "Não temos nada a esconder, todo mundo já conhece, não tem nenhum mistério", afirmou. Ele também negou que a pasta tema a revelação de informações sobre a Guerra do Paraguai. "Basta ler sobre a guerra. Tem um livro extraordinário de um professor de história de Brasília que bota a guerra dentro do quadro histórico", disse Jobim. Segundo o ministro, a única preocupação das Forças Armadas era sobre tecnologia. "Mas esta está preservada, não temos problema."
15 comentários
Aposto 1.000 contra 1 que está se preparando mais uma falcatrua pelos comunistas: vão aparecer somente alguns papéis - justamente os que os colocarão como as maiores vítimas de todos os tempos - uns coitadinhos que... bingo! mesmo com todas as reparações do mundo (principalmente financeiras) não se fará justiça plena, criando assim uma eterna dívida moral para as gerações futuras...
ReplyEntão,ESTE é o nosso maior problema:a contínua vontade de ser republiqueta de bananas.Nossos ermanos sul americanos já abriram seus documentos,não?E olhem,que a Argentina e Chile passaram por ditaduras bem mais atrozes.País que quer ser país,busca um distanciamneto bem grande da demagogia(deste senhor fanfarrão que é o Nelson Jobim),busca uma distancia enorme de ter pessoas como o sr José Dirceu ainda em seus quadros,seja oficialmente ou extra oficialmente...E sem dúvida nenhuma não haveria lugar para velhacos como o molusco lesmento.
ReplyVamos ter uma democracia?Para começar,o povo deve ter não só direitos mas DEVERES também,e documentos não podem ser apagados,chamuscados,perdidos...Tem que ser abertos,mesmo porque o grande deus chamado CHRONOS cuida de dissolver as inverdades,e qdo,ao contrário,grupos de pessoas,no caso,sejam os políticos(o Sarney(qdo morre?)e o Collor(por que voltou?)e outros,e grupos do exército ficam escondendo documentos,continua-se a perpetuação de possíveis mitos,que muita gente por certos campus universitários creem.Brasil,cresce!
(o grande problema,foi na época,tudo ter sido feito como foi:anistia geral e irrestrita,que é (foi)uma forma não democrática,uma forma de se acobertar crimes.Um belo tribunal deveria ter sido estabelecido,e QUEM cometeu crimes,ser julgado.(óbviamente,gente grande e graúda buscaria suas apelações,mas ainda assim,a tangibilidade de um tribunal,demonstraria um país sério,em busca de um recomeço democrático,que respeita a constituição.E,provavelmente,não estaríamos vevendo dias como estes!!!)
Vou ouvir John Lennon "Strange Days Indeed",que calha bem.
Coronel,para alegrar o dia...
Replyhttp://www.youtube.com/watch?v=gBCdlBrgEmE
Coronel,
Replydiscussão inócua. Os documentos sigilosos são, na sua quase totalidade, confidenciais naquele momento. Isto para não comprometer as operações que estão em curso ou em fase de análise e planejamento. Saber quem foi e é o Collor, o Sarney, o Lula, a Dilma, entre outros, todos já sabemos. Saber como foi a repressão no governo militar, tanto na cidade como no campo, também. O que se pode descobrir é uma quantidade maior de "esquerdistas" que deduraram seus companheiros. Que o diga o Genuino.
"O projeto original, enviado ao Congresso em 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reduzia o prazo para o caráter sigiloso de papéis oficiais. Mas dava a possibilidade de prorrogação indefinida dos prazos."
ReplyCHEIRA OU NÃO CHEIRA A CHANTAGEM? QUEM CAIU E QUEM SE RENDEU?
Todo mundo já conhece o que "cara-pálida"?
ReplyEsse imbecvil acha mesmo que nós que vivemos aqueles momentos em que para ir à padaria era necessário fazer uso de uma escolta aceitaremos que esses documentos fiquem sempre guardados? Não, babaca, nós os queremos públicos porque públicos eles são. Eles deixarão claro o que vocês são e o que nós fizemos para impedir que fizessem do nosso país uma espelunca semelhante a Cuba.
Que venham as legiões deles pois as nossas estarão sempre a postos enquanto houver um de nós vivo. Nunca tergiversaremos sobre a verdade porque dela sobrevivemos. Tragam a público os documentos, cretinos. Façam o povo brasileiro estúpido e ignorante saber quem estava do lado dele.
Não publicam porque aparecerão assassinatos frios, castrações, mutilações, tortura, roubos assaltos, furtos, estupros, sevícias e outras belas páginas protagonizadas por eles.
Tragama à luz a verdade, vagabundos, pois, ninguém mais que nós a desejamos.
Para quem já roubou o sino da universidade,para quem já colocou um artigo não votado na constituição ,sumir com alguns documentos é coisa fácil.
ReplyGrande Coronel
ReplyEsconder o quê!!!! ORVIL está livre, leve e solto pela Net.......
patriota
Verdades sejam ditas
Tambem vivenciei o periodo....
Esse generico Jopbim está mentindo deslavadamente.
ReplyOs papeis nao sumiram coisa nenhuma. Apenas os ex-terroristas estao se mordendo de medo que o mundo saiba o que fizeram no passado. Roubus, assaltos, assassinatos, e muitos outros crimes barbaros.
Só contaram meias verdades até o momento.
A real historia os ex terroristas nunca deixaram vir a tona.
Imaginem que delicia mostrar que o maior dedo duro da época era o Grande Molusco??? O Boi. Assim era chamado.
Só nos resta ler o livro- A Verdade Sufocada, que relata tudo o que ocorreu na época.
Mas esses documentos com a Guerra do Araguaia, e tudo o que se passou no pais es´~ao é muito bem guardados. JAMAIS SUMIRAM.
JOBIM NÓS NAO ACREDITAMOS EM PAPAI NOES, TÁ.
E porque, nós devemos acreditar na palavra dele?? Porque não mostra as provas, de que realmente ele está falando a verdade. Estamos vivendo uma ditadura comunista...A PIOR DE TODAS.
ReplyIzabel/SP
Forom consumidos... pelo fogo?
ReplyIa ser transferido para ministério da Justiça? Depois para Casa Civil? Onde está?
Replyhttp://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2011/01/05/transferencia-do-arquivo-nacional-para-casa-civil-gera-resistencia/
Os documentos existiam, pelo menos até alguns meses atrás, não é porquinhos?
Replyhttp://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/com-quem-fica-o-passado
CONHECI PESSOAS QUE TRABALHAM E TRABALHARAM COM ENERGIA NUCLEAR HÀ MAIS DE 30 ANOS E DESDE AQUELA ÉPOCA TUDO ERA TRAZIDO DOS EE.UU,SERÁ QUE É ISSO QUE ÊLES ESTÃO ESCONDENDO!!??OU É QUEM MATOU PC FARIAS!!??OU ONDE ESTÁ O DINHEIRO ENVIADO PARA O MARANHÃO ,COM O GENRO DO SARNEY !!?? TB SE SABE.
ReplyAo anônimo das 16:08:
ReplyCaríssimo, o Orvil? conter tudo? deve ser ironia, amigo. O que alil está não é nem um centésimo do conteúdo dos relatórios do CIEx.