O PSDB não gosta dos pobres.

O problema do grande e inesquecível Fernando Henrique Cardoso é ser um pavão, antes de ser um tucano. Ontem, no preâmbulo do seu artigo onde desistiu dos pobres e entregou os mesmos ao PT, lembrou que havia feito um artigo semelhante,  muitos anos antes do PSDB chegar ao poder, antevendo o futuro. FHC esqueceu que estratégia não se revela. Não se discute em público. Mas o pavão pulsa mais forte que o tucano. FHC, que gosta de ser paparicado pela Dilma e por todo um séquito, não fica feliz em ser uma referência para os seus pares. Ele quer mais. Quer pairar acima dos comuns mortais. 

Hoje, José Serra (PSDB-SP) afirma que a referência à pobreza como massa cativa dos petistas não é ponto essencial do discurso. É óbvio que é. Em uma campanha eleitoral, basta bater todos os dias: o PSDB não gosta de pobre. E botar o áudio do FHC dando entrevista na CBN. Já Aécio Neves(PSDB-MG) é outro tucano que bota Minas e a si mesmo acima de qualquer visão nacional. E tem o peito de discordar de FHC porque, no seu estado, o PSDB venceu as eleições nas regiões mais pobres. Mentira. Perdeu em 2002, perdeu em 2006, perdeu em 2010. Ou melhor: entregou para Lula e para Dilma, espertamente. Lembram qual era o discurso sobre Minas? Ah, o nosso problema é que temos uma região muito pobre, muito semelhante ao Nordeste, que vota no Lula e no PT. Por fim, Serverino Sérgio Estelita Guerra (PSDB-PE), o presidente da agremiação, tentou dar outra interpretação, dizendo que o que FHC quis dizer... e blá blá blá. 

Não adianta remendar. FHC disse, textualmente, que o PSDB não quer saber dos pobres. E é assim que os pobres vão ser exaustivamente informados nas próximas eleições. Pelo PT. Pelo competente marketing petista. Portanto, saudosistas, preparem-se para esconder o ex-presidente ou para perder mais uma eleição. Ele não deveria ter colocado aquela frase no meio de um belo artigo. Não faria falta alguma. Errou por falta de humildade. E, é claro, por fazer o que tucanos não fazem: conversar entre si antes de falar um monte de bobagens. Ou chamar alguém que entenda de pobres, pois eles definitivamente não entendem e não gostam.
.................................................................................
Observação: a maioria dos leitores e comentaristas deste blog são inteligentes o bastante para entender ironia e sarcasmo.  E crítica ferina. Este post está escrito do jeito que dezenas, centenas, milhares, dezenas de milhares de petistas escreverão sobre isso de agora em diante. Aos que não haviam sacado, agora entenderam o dano causado por esta bolsonariana declaração de Fernando Henrique Cardoso sobre a pobreza?
................................................................................
Setembro de 2014, horário eleitoral gratuito do PT: 

Locutor barbudinho entra e diz:

Você já foi pobre e agora está na classe média. Você conseguiu isso nos últimos doze anos, nos governos Lula e Dilma. Antes deles, você era pobre. Não tinha computador. Não tinha telefone. Não tinha o seu carro. Muitas vezes não tinha comida suficiente. Nós conseguimos. Você, com o seu trabalho e a sua confiança, nós, do governo, com a Bolsa Família, o Luz para Todos, o Minha Casa, Minha Vida e, principalmente, com presidentes que pensaram nos pobres em primeiro lugar.

Corta para a locutora que diz:

Fernando Henrique Cardoso é o maior nome do PSDB. Foi presidente duas vezes, naquele tempo em que você era pobre, antes de você alcançar o sonho da classe média. Agora ouçam o que ele disse sobre os pobres:

(entra FHC na CBN)

Você que já foi pobre, que lutou para subir na vida, que ralou, que trabalhou, vai votar em candidatos do PSDB? O que eles fizeram para você? Agora que você chegou na classe média vai eleger alguém que está desistindo dos pobres e quer fazer um governo só para os mais ricos? Como é que alguém pode desistir dos pobres no Brasil? Como será um governo de gente que pensa assim? Pense nisso.

33 comentários

Opção preferencial pelos ricos... Esse partido é brasileiro?

Reply

Coronel,eu ate entendo sua preocupaçao ,em relacao as proximas eleicoes e ao marketing petista.Mas acho que estao distorcendo as palavras propositalmente,assim como fizeram em outros episodios.Que o Psdb nao tem que disputar sindicatos e mst com o Pt ,e a mais pura logica,que tem que atrair aquele eleitorado,sem representacao,tambem e verdade,tecla que vc vem batendo todos os dias.

Reply

Só não concordo contigo num ponto: Lá nas Minas Gerais, vc não pode falar porque Aécio já tem 12 anos no poder, isso o credencia dizer o que bem entender por aqui.

FHC é um vacilão, sempre foi e disse mais uma besteira. Chamou os aposentados de vagabundos e por aí vai.

O PSDB nunca gostou dos pobres, nunca e sempre perdeu neste ponto. Não é hoje q isso acontece. Dentro do partido isso acontece. Quem é ou foi tucano, pobre, sabe que nunca tiveram espaço, é fato.

O que FHC diz é apenas a exteriorização das verdades internas do partido. Aqui em São Paulo Serra jamais deu espaço para lideranças mais pobres. Nunca sempre foram usados. Nas reuniãões da executiva municipal tivenmos nossas vozes caladas. Infelizmente. Alkimin era um pouco mais democrático, mas no fim é a mesma coisa.

Esse sempre foi o jeito tucano de fazer política. É o seu público!

Reply

Coronel,Dilma afirmou que desrespeito aos direitos humanos,ocorre na China e igualmente nos States.Este absurdo nao foi repercutido pela imprensa,ela assim como Lula,falam o que querem.Agora Fhc quando escreve algo,distorcem ate nao poder mais para queima-lo.

Reply

Coronel. FH foi corajoso, pois está propondo que o PSDB acolha a classe média, que está órfã. O povão já está seduzido pelo carisma do Bebum e comprado pelas bolsas, e não vai mudar de lado tão cedo...

Reply

Nessa, até o Reinaldão Azevedo viajou na maionese. Foi um dos maiores deslizes de toda a história do FHC, pensei isso na hora em que li. Entregou a rapadura pro bandido embrulhada pra presente.
Fernando José - SP

Reply

Esse debate é irrelevante na minha modesta opinião. O PT passou 30 anos sendo contra tudo e contra todos e acabou tendo sua chance. Assumiu o poder e torra nosso dinheiro comprando almas pobres e ricas.
Se alguém quer ter alguma chance de poder vai ter que seguir o caminho do enfrentamento. Oposição propositiva é política de frouxo.

Mago

Reply

Mais uma vêz o pavão empavoneou-se com a sua fala professoral com mistura de tucano.Bico grande!Acho que FHC esqueceu onde vive.Aliás,de que planeta é ele?Uma merda de oposição como essa não ganha nem campeonato de cuspe à distancia,é mais fácil um boi voar.Ou na atual conjuntura, o tucano levantar vôo.
"Valei-nos meu Jesus Cristinho"!

Reply

A inflação está logo aí. Quem fez mais pelos pobres acabando com a inflação precisa ter coragem de dizer quem preparou o caminho para lula deitar e rolar. Mas para isso é preciso ter coragem. Tenho minhas restrições a FHC (uma delas e ter sido garfado de parte do meu benefício) mas que o PT morre de medo dele, morre.

Mago

Reply

FHC é muito esperto... até a próxima eleição não haverá mais pobreza no Brasil, logo ninguém será pobre, e o PT não vai convencer ninguém com esse discurso, porque ninguém mais gostará de pobre... uhauhauha

Reply

E quem gosta? Esse papinho cansa, nem os próprios pobres se gostam...rs

E quanto ao FHC é um visionário mesmo, pena a nova classe média ser analfabeta se tivessem um pouco de conhecimento esses petralhas nunca mais se elegiam para nada, mas como esse problema nunca será resolvido teremos que engolir esses ladrões por algum tempo.

Reply

É compreensível o seu ressentimento em relação ao tucano Fernando Henrique e aos tucanos em geral. Eu sinto o mesmo. No entanto, o ex-presidente tem razão no que disse em relação à cooptação do "povão" pelo PT. Quanto ao PT vir a usar isso contra o PSDB, que novidade haveria, tendo em vista que já o faz desde sempre, mesmo não tendo razão?

Reply

Cel.

Não acho que FHC, tenha dito, ou o PSDB, que não gostam de pobres:

"Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os “movimentos sociais” ou o “povão”, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos."

Não deixa de ser uma verdade, pois estes pobres, muito mal informados, foram cooptados pelo PT com bolsas e benesses.

Inclusive, muitos que chegaram à classe média ou já eram da classe média, não foi por causa do PT, mas graças à estabilidade promovida pelo Plano Real de FHC.

Só que alguns setores da imprensa, como é de praxe, e alguns políticos acabam distorcendo as palavras. FHC acabou dizendo que há setores que foram capturados pelo PT. O PSDB tem de pensar em outra agenda, outros caminhos.

Os 44 milhões, mais os que se abstiveram de votar, mais os brancos e nulos, deixaram bem claro que queriam mudanças e não queriam o PT. Estes eleitores é que hoje não estão representados.

Só que o PSDB está dormindo no ponto, e o FHC resolveu mostrar o caminho.


Chris/SP

Reply
Johnnie Walker mod

Gostei do "bolsonariano"...

Reply

o PT fica so na arquibancada, rindo desses tontos...

não tem condições, temos que colocar nossas fichas no PSD...

temos que vigiar esse novo partido de perto para que desastrados nao o coloquem a perder...

chega de FHC!

esse pais nao anda pra frente, meu Deus!

eh FHC, Itamar, Lula, Collor, Sarney, Delfim Neto!

na politica ainda estamos em 1980 !!!

alguns nao estão mais na ativa porque ja morreram, pois do contrario, certamente estariam por ai dando pitacos..

eu quero Katia Abreu, Indio, Fruet...

vamos fazer esses políticos grandes, vamos ajuda-los, vamos apoia-los!

chega dessa cacalhada, o Brasil parece um asilo!

Reply

Repeteco da História da UDN e do Brigadeiro Eduardo Gomes, que eram acusados de não gostar de pobre.

Reply

corona, esta vai ser a música de fundo da campanha, eles vão dizer que é o melô do FHC

Não fala com pobre, não dá mão a preto
Não carrega embrulho
Pra que tanta pose, doutor
Pra que esse orgulho
A bruxa que é cega esbarra na gente
E a vida estanca
O enfarte lhe pega, doutor
E acaba essa banca
A vaidade é assim, põe o bobo no alto
E retira a escada
Mas fica por perto esperando sentada
Mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão
Mais alto o coqueiro, maior é o tombo do coco afinal
Todo mundo é igual quando a vida termina
Com terra em cima e na horizontal



Não fala com pobre, não dá mão a preto
Não carrega embrulho
Pra que tanta pose, doutor
Pra que esse orgulho
A bruxa que é cega esbarra na gente
E a vida estanca
O enfarte lhe pega, doutor
E acaba essa banca
A vaidade é assim, põe o bobo no alto
E retira a escada
Mas fica por perto esperando sentada
Mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão
Mais alto o coqueiro, maior é o tombo do coco afinal
Todo mundo é igual quando a vida termina
Com terra em cima e na horizontal

Reply

#orgulhoFHC

Abraços

Reply

Tô com o Anônimo das 9:46.

Reply

E o PT gosta tanto dos pobres que vai fazer de tudo para manter esta miséria no Brasil.

Reply

Coronel...creio que justamente estão fundando esse partido, o PSD, porque o PSDB está por demais marcado junto à população, via propaganda maciça do PT nesse sentido, como sendo um partido inimigo dos pobres. Um partido novo não tem reputação...@fitzca

Reply

CORONEL, daria para comentar muita coisa sobre o artigo do FHC, mas vejo no meu humilde conhecimento sobre o Brasil político, econômico e social, que aqui quem for mais esperto, mentiroso e corrupto é que prospera, e isso tem se evidenciado de uma maneira assustadora depois que os PTralhas chegaram ao poder.
É só acompanhar os acontecimentos do dia a dia deste País para ver a total inversão de valores, onde a Meritocracia deu lugar a Mediocridade na maioria dos milhares de segmentos e profissões da sociedade, e só não enxerga quem não quer, ou é um desinformado, ou alienado mesmo, aí me faz lembrar daquele que disse essa frase, no Brasil a ignorância tem um passado glorioso, e um futuro promissor.

Reply

FHC ESTÁ SOFRENDO DE ALGUMA DOENÇA MENTAL E POR ISTO QUER APARECER NA MÍDIA A TODO CUSTO, DANDO DECLARAÇÕES BOMBÁSTICAS PARA NÃO SER ESQUECIDO...

DA ATÉ PENA VER NO QUE SE TRANSFORMOU O EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA: UM BOBO DA CORTE!

INFELIZMENTE OS ÚLTIMOS GRANDES ESTADISTAS DO BRASIL JÁ MORRERAM!

E UM DOS POUQUÍSSIMOS HOMENS (O MAIS COTADO PARA) QUE EU PENSAVA QUE PODERIA ASSUMIR ESTE NOBRE PAPEL E VIRAR O JOGO EM FAVOR DO POVO DO NOSSO PAÍS, O GENERAL AUGUSTO HELENO, PARECE QUE TAMBÉM VIROU FANTOCHE DOS PTRALHAS, SE ACOVARDOU, SE ACOMODOU E AGORA SEM NENHUMA PRETENSÃO SÓ ESPERA A HORA DA SUA APOSENTADORIA...
ELE PODERIA ENTRAR DE VEZ PARA A HISTÓRIA DO BRASIL, MAS PARECE QUE PREFERE ENTRAR MESMO, SÓ NO OSTRACISMO.
BEM, AINDA ME RESTA UMAS ÚLTIMAS ESPERANÇAS, COM A KÁTIA ABREU OU COM O ÍNDIO DA COSTA. VAMOS VER NO QUE DÁ...

ACORDA E REAGE BRASIL!

Reply

É evidente que já estão distorcendo as declarações de FHC. Por isso, quando se lida com o PT, todo cuidado é pouco. Principalmente quando a declaração vem de um tucano.

FHC, nitidamente, quis piscar para a classe média em seu artigo. Se preocupou tanto com o novo partido de Kassab e Kátia que acabou se esquecendo de seu maior inimigo natural. Ao invés de se referir ao 'povão' sobre o espaço que o PSDB tem que parar de disputar com o PT,poderia ter falado em eleitorado cooptado e progressista. O problema é que o PSDB sempre foi chegado a cooptar eleitores pelo assistencialismo e sempre representou visceralmente os movimentos progressistas. Soaria falso. Só que a emenda, dada a desonestidade intelectual do principal adversário, saiu pior que o soneto.

Vai que é tua, Kátia!

Reply

Pera lá!
Quem foi que ferrou a classe média com a tal 'transferência' de renda da classe média pros pobres?Não foi o Psdb, via Fhc? que inventou bolsa escola, bolsa gás, bolsa luz [ subsidio pra quem gasta menos de X kwatts? o PT era contra tudo isso, contra plano real, contra tudo que dava fôlego aos pobres?

Psdb não tem/teve capacidade de mostrar isso no horário eleitoral, era só exibir o vídeo do Lula falando mal, chamando de bolsa esmola...

Reply

Chega-se a triste conclusão, que o psdb, não quer ganhar as eleições.

Lamentável a declaração, do fhc.
onde ele deixa claro, todo seu orgulho e soberba, e com esse tipo de sentimento, não se chega a lugar nenhum.Toda vez que o psdb, se manifesta acaba, de alguma forma beneficiando, a dilma.

Afinal de contas de que lado que eles estão?? seria bom deixarem claro, pois assim, nós os 44% podemos deixar de fazer papel de bôbos.


Izabel/SP

Reply

Durante a cerimônia, a senadora Kátia Abreu (TO), cotada para assumir a presidência do novo partido, afirmou que o PSD não será como a oposição: “Uma empresa de denúncias.”

Aí coronel! no PSD fazer denuncia contra os petrálias queima o filme.
Parece que a lá quem vai reger o partido é a "LEI de MURICI"(Cada um que cuide de si)

Reply

Eu também não gosto de pobre, nem de pobreza,.
VIVAMOS TODOS NA RIQUEZA QUE É BEM MELHOR PARA TODOS.
Vamos acabar com a pobreza, faça a sua doação. Falei primeiro.

Reply

A população brasileira está assim: os banqueiros e grandes empresários estão com o PT, pois nunca antes na história destepaiz faturaram tanto; os mais pobres, dependentes do governo federal para quase tudo (bolsa-família, SUS, educação de péssima qualidade) também estão com o PT; ongueiros, sindicalistas, MST, movimentos sociais emgeral, estão com o PT; E quem não é nada disso citado anteriormente - o trabalhador de classe média, pequeno e médio empresário, agricultor, pecuarista, enfim, gente que trabalha, produz riqueza e emprego e paga impostos, não são representados pelo PT e estão sem ter quem os represente na política.
Foram estes os 44% que votaram na oposição.
FHC está certo em dizer que "o povão" já está bem representado pelo PT e que não adianta tentar convencê-los de mudar de lado. Eles não irão acreditar nas propostas da oposição, sejam elas quais forem.

Reply

Tá! É verdade que, embora o FHC tenha dito a verdade, ele errou na forma como a informação foi passada. Mas... o PSDB se quiser tem como contra-atacar! Basta informar as pessoas, mas informar maciçamente. Cadê os videos do Llulla falando mal do Sarney? Dos programas sociais do então governo FHC? Aliás, antes mesmo que o PT usasse isso como política, o próprio PSDB poderia usar isso para proveito próprio... e eu vejo como fazer as declarações de FHC renderem, pena que não sou marketeira... eheheheheh

Reply

No bom sentido eu também odeio pobres pois gostaria de mais justiça social e extinção da pobreza e dos pobres com trabalho, oportunidades, educação saneamento, saúde, habitação digna para todos, estes são direitos postos na constituição pela esquerda e ela não os dá. PETRALHAS ADORAM POBRES E IGNORANTES, pois são seu rebanho que elege os tiriricas e petralhas que se dizem nossos representantes.
VIVA A LISTA FECHADA
PELO FIM DA COLIGAÇÃO PROPORCIONAL
PELA POSSIBILIDADE DE CANDIDATURAS SEM PARTIDO POLÍTICO (independente)
LIMITAÇÃO DAS REELEIÇÕES em duas aos parlamentares, depois ficaria uma legislatura proibido de voltar.

Reply

Oh meu Coronel,

desse jeito a petezada vai contratá-lo para fazer a campanha delles!!! rsrsrsrsrs

Flor LIlás/PR

Reply

Em várias oportunidades escreví que o FHC deveria calar a boca. Nunca publicaram meu comentário. Nem você, nem os outros. Só agora estão percebendo?
A última idéia genial do FHC foi sair defendendo a liberação de drogas.

Reply