Para passar adiante.

Do Blog do Reinaldo Azevedo, a pedido:

A IMPRENSA TEM O DEVER DE NOTICIAR O DESEMPENHO DO GATE. E ELE ESTÁ AQUI

Olhem aqui, eu estou entre aqueles que acreditam que o GATE também cometeu erros na operação que resultou na morte da garota Eloá: o mais óbvio, parece-me, foi ter, quando menos, criado as condições para que a outra garota, Nayara, voltasse à cena do cativeiro. Ainda que a equipe tenha considerado que ela era uma interlocutora útil, os devidos cuidados deveriam ter sido tomados para que não voltasse ao cativeiro. De todo modo, esse episódio não teve influência no desfecho trágico, convenha-se. Sim, que se apontem os erros. Mas tratar o GATE, agora, como um bando de trapalhões e incompetentes é injusto e, lamento dizer, só reforça a boca torta pelo uso do cachimbo. A imprensa não gosta da Polícia — isso é histórico. A simpatia pode crescer um pouco quando ela se armam e se junta a sindicalistas para fazer baderna, “companheiro”... Será mesmo o GATE tão incompetente? Em quantos casos de seqüestros dessa natureza a equipe já se envolveu? Qual é o seu saldo? É positivo? É negativo? Quais são os números? Pois eu tentei saber.Sabem quantos foram os reféns mortos em operações mediadas pelo GATE de 1998 até hoje? APENAS DOIS! Em 2006, um marceneiro prendeu em sua loja a amante e a mulher. Acabou libertando a segunda, matou a primeira e se suicidou. Antes que a polícia pudesse fazer qualquer coisa. E temos, agora, o caso Eloá.Só neste ano, o GATE atendeu 18 ocorrências — em 12 delas, os seqüestradores eram pessoas emocionalmente perturbadas; os demais eram criminosos comuns. Vinte e cinco seqüestradores foram presos (incluindo Lindemberg), e dois se suicidaram. NADA MENOS DE 47 REFÉNS FORAM LIBERADOS ILESOS SÓ NESTE ANO.Numa entrevista ao Fantástico ontem, um brasileiro apresentado como instrutor de uma unidade da SWAT, apontou os muitos erros do GATE e chegou a dizer que “sente vergonha” dessa polícia. E indicou ali, depois do fato, claro, o que considerava os muitos procedimentos que deveriam ter sido adotados.Não, não temos que endossar ou desculpar os eventuais erros do GATE. É preciso apontá-los — até para que sejam corrigidos, tomando o cuidado para não confundir filmes sobre a SWAT com operações da SWAT real. Será mesmo que os índices das unidades da polícia americana são superiores aos do GATE? Aposto que não.Corrijam-se os erros. Mas, como brasileiro e paulista, eu tenho ORGULHO do desempenho do GATE nos últimos 10 anos, e não vergonha.

PASSE ADIANTE ESTE POST E INDAGUE SE ESSES NÚMEROS PODEM SER CONTESTADOS.

22 comentários

Coronel

Não se pode colocar em questão o mérito do GATE e muito menos sua competência. Isso está fora de questão, pois o trabalho efetuado por eles serve de cartão de visita.

Desta vez por ser um seqüestro com motivos passionais, extravasou a sua linha de procedimento, quando o GATE não deveria ter esperado tanto tempo para atuar pois esse seqüestrador entrou atirando aleatoriamente para o publico.

A situação ficou de imediato definida. Tinha de ser abatido, pois mostrou publicamente as intenções pelas quais estava motivado: matar a ex-namorada.

Aí o GATE falhou, pois teve oportunidades de liquidá-lo. Bastaria posicionar um atirador de elite. E chances, houve sim! Não tinham nenhum disponível? Pediam um emprestado. Um ou vários para cobrir todos os ângulos possíveis.

Morreu uma jovem inocente por culpa da indecisão do GATE neste caso.

Reply

Coronel

Fora do contexto.

Sobre Cezar Brito da OAB querer culpabilizar os militares sobre torturas.

"OAB entra no STF para saber se torturador está protegido

Um recurso inédito preparado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai forçar o Supremo Tribunal Federal (STF) a decidir se o crime de tortura praticado por militares e policiais durante a ditadura está coberto pela lei de anistia. O presidente da entidade, Cezar Britto, sustenta que a lei de 1979 não isenta militares envolvidos em crimes e deixa em aberto a possibilidade de nova interpretação que permita ao Brasil rever ações praticadas por agentes do Estado.

– Não podemos ficar com medo – diz o presidente da OAB."

(...)

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=50433&cat=Artigos&vinda=S

Reply

Concordo com o cometário do filoxera e acrescento: indecisão esta provocada por diversos fatores, entre os quais a presença das redes de tvs, repercussão politica etc...

Reply

Onde, ou com quem, o cara conseguiu a arma?

Reply

A mãe da menina assassinada deu uma declaração dizendo que perdoa o criminoso,e com todo o sensacionalismo em volta, a unica que perdeu foi a pobre menina que se envolveu com um revoltado que acha que o mundo é culpado por seu fracasso,quantas meninas digamos,bem-nascidas,se evolvendo com verdadeiros marginais e não sabem que o perigo está ao seu lado? Outra história foi o assassinato do Sendas,sem querer fazer juizo de valor,que relacionamento tinha aquele cara com o Sendas? Da mesma forma,tem muita gente se evolvendo com esse pessoal de periferia e acham que podem ser explorados até certo ponto e quando fecham a torneira,acontece isso.Nunca a vida valeu tão pouco,apesar de todo o dinheiro que esse pessoal tem.

Reply

Caro Coronel,
Em minha opinião, o GATE não errou, erraram a imprensa, os políticos e a opinião publica, que os impediram de agir conforme seu treinamento e vontade.
No nosso país nada é profissional, o GATE não poderia ser diferente. Obviamente, o BANDIDO deveria ter sido abatido por um SNIPER no momento oportuno, mas isto não seria aceito. O brasileiro perdeu a noção do bom senso, civilidade, da lei, dos bons costumes, não tem mais em mente que a partir do momento em que se está ameaçando a vida de outrem, ou mesmo descumprindo a lei, retaliações sérias deveriam ser tomadas pelo poder constituído, pensam que nada tem conseqüências, tudo é desculpável .
Deveriam aprender que as únicas pessoas acima da lei são os políticos, em especial o chefe da quadrilha, nosso poderoso e querido molusco acéfalo, um “excelente” exemplo ao povo brasileiro...
Em suma, a sociedade com sua hipocrisia e ignorância privou o direito do GATE de agir com profissionalismo, estes simplesmente tentaram agir de acordo com o anseio da população.
Deu no que deu, é o que acontece quando o povo perde os parâmetros e faz o que quer e a policia o que não quer.

Reply

Estou plenamente concordante com o Reinaldo. E vou além: tenho 60 anos de idade e precisei da ajuda de policiais inúmeras vêzes, policiais civis e militares. Em todas as vêzes fui muito bem atendido e suas atuações foram satisfatórias.

Filoxera,

O erro fundamental no caso em tela foi o MEDO que o grupo teve dos politicamente corretos defensores dos direitos humanos DE BANDIDOS. É por este motivo que não mataram o bandido quando poderiam; é por este motivo que invadiram armados com balas de borracha; é por este motivo que as "negociações" duraram tanto tempo. Esse MEDO foi expressado nas entrevistas dos policiais quando disseram que pretendiam preservar as 3 vidas e eles SABEM que não é correto. Erraram por medo das críticas. Esse foi o maior erro dos policiais.

Quanto às críticas do instrutor da SWAT: ele não considerou um fato importante. O grupo ainda não estava preparado para a invasão que foi precipitada por terem ouvido um tiro. Daí as trapalhadas. É claro que deveriam estar preparados desde muito antes, a começar por afastar a população e a imprensa para bem longe. Mas, aí está outra vez o MEDO. Se afastassem a imprensa seriam acusados de cercear o trabalho jornalístico.

Reply

"No hospital, Nayara quer visita de Alexandre Pato

estava demorando...

comecou a palhacada...

Reply

Sem desmerecer o GATE, concordo com o comentário do filoxera e tb tenho a dizer que a perícia está indicando que o rapaz só atirou nas meninas depois que a porta foi arrombada.
Pelo que li, havia obstáculos (móveis) do outro lado da porta e preciosos segundos teriam sido perdidos entre o arrombamento e o acesso ao apartamento.
Mas, supondo que ele realmente tivesse a intenção de matá-las mesmo que a invasão não tivesse acontecido.
Nesse caso, sozinho com as duas meninas, ele teria mais tempo e a outra menina tb teria sido morta.

Reply

o resultado dessa operacao mal-sucedida teve CLARAMENTE a influencia politica e o receio com a repercussao das atitudes tomadas pela policia...

nao tenho duvida alguma!

tivessem deixado os policias fazerem o seu trabalho, como sao treinados para tal, teriamos um sequestrador morto e duas refens libertdas...

mas o temor pela ma repercussao das acoes "brutalescas" da policia foi maior do que a logica...

o GATE se deixou intimidar, isso eh fato!

e esse foi o grande erro da unidade...

as favas com a opiniao da imprensa e urubus travestidos de jornalistas enquanto se esta exercendo o seu trabalho...

agora temos mais um ordinario imprestavel pra sustentar na cadeia, enquanto uma vida inocente e produtiva foi ceifada...

esse pais ja passou da fase de Banania faz tempo...Reinaldo precisa arrumar outra classificacao pra esse pais!

e agora vem o absurdo dos absurdos!!!

ainda nao informaram o assassino sobre a morte da vitima!!! estao preocupados com o que???????

nao querem traumatizar o ordinario????

so o que me faltava!

deverao juntar uma equipe de psicologos pagos pelo contribuinte pra repassar a noticia para o anjinho, nao?

advogado pago pelos brasileiros ele ja tem...

Reply

e tem mais, muito mais...

ele ja tinha atirado contra um policial!

o que o GATE achou disso?

normal????????????????????????

que continuava a ser apenas um jovem apaixonado perturbado????

santo Deus, o cara atirou contra a policia!!!!!!!!!!!!!

fazer isso nos EUA eh a senha pra tomar um tiro no meio da testa na mesma hora...

Reply

O grande problema é que existem classes como por exemplo os jornalistas e apresentadores de TV que fazem e acontecem e não são responsabilizados. Estão acima das leis.

Reply

É difícil que eu discorde do Reinaldo, mas no caso presente não dá para concordar. Sei bem que o GATE tem uma folha de serviços, que o coloca entre as melhores unidades de polícia do mundo. Mas que neste episódio pisou na bola, pisou. E feio. Não só por ter permitido que a segunda refém - menor de idade! - voltasse ao cativeiro, numa decisão burra, absurda e incompreensível. Mas também por ter deixado a situação se prolongar por 5 longos dias; por não ter utilizado nenhuma escuta ou micro-câmera para saber o que acontecia e onde estavam os envolvidos (pelo que li, eles dispôem dessa aparelhagem desde 2003); por não ter aproveitado as horas de sono do sequestrador para invadir o apartamento; por permitir o "carnaval" feito pelas emissoras de TV nas proximidades do local do sequestro, inclusive permitindo o contato com o sequestrador; por não ter executado o bandido nas 6 oportunidades em que esteve sob a mira de atiradores de elite, mesmo após ele já haver disparado tiros pela janela. Enfim, uma unidade que detém uma invejável folha de serviços, conseguiu, sim, dar um show de amadorismo e incompetência neste episódio. Lastimável!

Reply

Esses númros não podem ser contestados. Mas a atuação do GATE neste caso pode!

Reply

-Nenhum profissional será homenageado ou condecorado por exercer bem seu trabalho, é sua obrigação, para isso ele é pago.
-Qualquer profissional deve ser responsabilizado por exercer mal seu trabalho.
-O grande problema nas PMs; uma polícia que não é civil, nem militar, sob o comando de políticos, que nunca foram responsabilizados, pois dominam a maioria que é acovardada, que contenta-se, e vende-se por qualquer migalha que lhe é jogada como esmola, em forma da vale e cartões.

Reply

Coronel

O pai da menina assassinada pelo ex-namorado, è foragido da Justiça.

Assassinou em 1991 o delegado policial Ricardo Lessa, irmão do ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa. Foi reconhecido pelas camaras de televisão. Agora fugiu de novo.

http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/10/21/secretaria_de_defesa_social_de_alagoas_quer_forca-tarefa_para_buscar_pai_de_eloa-586043463.asp

Reply

xiii.....

la no CH tem noticia dizendo que o pai da menina era foragido da justica...

dai o sumico do mesmo durante todo o desenrolar da questao...

diz la que o cara era matador...

o tal do Lindembergue agora que se cuida bem mais, pois por causa da sua acao tresloucada, colocou a cara do "ex-sograo", que estava na moita, na janela...

eu li que o cara nao tinha ido ao enterro por estar sedado...

agora entendi o motivo pelo qual ele tinha entrado em parafuso e precisou ser sedado...

a justica pega as pessoas por caminhos desconhecidos e muitas vezes nao usuais...

mas um dia pega...

Reply

Embora o mote seja outro, a segurança nacional precisa ser repensada. Não sejamos hipócritas! Na verdade, o grande responsável pela morte da adolescente Eloá foi o "politicamente correto", esse assassino invisível de valores, que tantas conseqüências desastrosas já acarretou. Se a sociedade entendesse que o correto é punir o agressor e defender a vida da vítima, ela certamente não estaria morta agora. Seu seqüestrador sim, poderia estar em seu lugar. É exatamente para preservar a vida da vítima em mãos de bandidos como ele que a polícia possui atiradores de escol. Mas ai da polícia se resolvesse se valer de algum desses atiradores para, à custa da vida de seu seqüestrador, salvar a menina-refém! Toda a turma dos Direitos Humanos e dos defensores do Estatuto da Criança e do Adolescente estaria, agora, vociferando contra a instituição.

ambidestro

Reply

o melhor julgamento veio de onde, ou de quem, menos se esperava, em razão da dor de perder uma filha na flor da idade.Veio da boca da mãe da jovem.Postada ao lado do caixão, em pleno velório,disse e não mandou dizer:"a polícia não tem culpa de nada, naaaada!Eu estava lá com eles,vi o drama, choravam comigo."

Com alguns reparos que a ação possa merecer,ela resumiu tudo.

E digo mais:os bandidos devem estar adorando as aulas de certo e errado na TV...Saberão, na próxima vez,explorar tanto conhecimento que está sendo dado de graça.Tá na hora de cair o pano,o drama acabou,foi um suceso de público...Que deixem para os bastidores as correções dos erros.Bandidagem não precisa saber dos detalhes.

Duro vai ser ver o desfile de entrevistas: dos irmãos, da amiga afoita, dos agora "amigos da ecola",dos...Tudo entre uma receita doce ou salgada, um jogo, um merchandasing...Ainda bem que existe controle remoto.
¬¬lia

Reply

o Lindeberg não tinha antecedentes porque não tinha sido pego..

E as armas?ele tinha em casa duas armas e mami e maninhas não sabiam??Num apartamento tão pequeno?Não tinha e saiu de casa ou do trabalho pra comprar naquele dia?com que grana e onde conseguiu armas e munição?

E as agressões físicas contra outros menores que ele ameaçava e espancava por ciúmes da namorada?
Antecedentes tinha, não tinha era registro.A começar pelo fato de um marmanjo de 19 'andar' com uma criança( do ponto de vista legal era, embora saibamos que na prática muitas nessa idade são bem 'adultas e escoladas').
Namorou 3 anos e não viu que o cara era possessivo?A família dela ainda achava isso normal e de resto era bom rapaz.
É, quem perdeu mesmo foi ela.Tadinha.
Mas nos ensinou algumas lições...Uma é não ficar batendo boca com um desvairado surtado, armado, enqto ele falava com o negociador...Daí a amiga querer voltar pra conter o voluntarismo da amiga, sabia que aquilo ia dar m...
Ser menos voluntariosa diante de tamanho risco pode ajudar a manter a boca fechada e a vida por um fio.

Só louco discute com louco, ainda mais armado até os dentes.Mesmo que ele seja franzino, estando duas mais fortes( 4, no começo),e ele tenha que , evetualmente, segurar a arma com uma mão e ,com a outra, comer,fazer pipi sem poder parar no meio do 1 e 2, em 5 dias?Não fez nada disto?Não dormiu, nem bebeu água?Não pediu água mineral...deviam estar usando da caixa do prédio, que bem batizada, faria dormir o prédio todo...
Culpado pela morte da menina há só um:o Lindeberg,vulgo "liso".
Responsáveis por as coisas chegarem até onde chegaram, desconfio que há muitos, começando por casa, papais e mamães que não dão limites, não ensinam a lidar com frustrações, que sempre dizem sim, até pra um namoro de uma criança de 12 anos com um experiente homem de 19.
Dizem que o prejuízo que ele deu aos traficantes de drogas do pedaço, espantando gabeiras, digo, clientes,atraindo os cops, tudo, tudo vai ser cobrado qdo ele sair da gaiola...

A ver...


¬¬lia

Reply

Em minha opinião, que aceito, tem todas as chances de estar equivocada, todos são bons até o momento em que deixam de o ser. O rapaz de Santo André podia até não ter antecedentes criminais, mas no momento em que empunhou uma arma e fez uma, duas, sejam quantas pessoas reféns, passou a ser um bandido e dessa forma devia ser tratado. Essa estória de preservar vidas é uma patifaria criada pelos "politicamente corretos" e só tem servido para aumentar o puteiro em que esse país se transformou. Bandido é bandido e só deve haver uma proposta de negociação com bandidos: ou se rende ou morre!
Penso que se houvesse um atirador de elite liquidado aquele infeliz nas primeiras horas do evento, COM O APOIO MORAL DE SEUS SUPERIORES, o final seria menos desastroso. O que acontece é que as autoridades estão mais preocupadas com a imagem de "defensores dozumano" do que com os problemas da sociedade. Tive oportunidade de escrever, ontem, que o mau resultado da ação paulista pode-se imputar aos efeitos do que poderíamos chamar "síndromes" dos casos da professora Adriana Caringi e do "ônibus 174”, em que a fatalidade fez vítimas além do devido, possibilitando o questionamento das ações policiais em geral pelos "especialistas" de plantão, e como você relatou, o prejuízo nas carreiras profissionais dos policiais envolvidos, sem que houvesse uma liderança que enfatizasse que a polícia havia feito o que devia ter sido feito. Isto, graças à falta de lideranças institucionais (políticas e nas próprias instituições), substituídas nos dias de hoje por chefias que se apropriam dos elogios quando seus subordinados alcançam sucesso, mas que os abandonam à própria sorte quando algo "dá errado". No mesmo comentário citei que, infelizmente, o grande número de sucessos que os órgãos policiais obtêm diariamente – e você os quantificou - não “dão Ibope” e são rapidamente esquecidos pela nossa "imprensa livre", isto quando são noticiados, pois, às vezes, não recebem sequer uma pequena nota de rodapé. Enfim, penso que a questão da segurança pública efetivamente não faz parte das prioridades da comunistada hoje no poder – e refiro-me tanto a petistas quanto “tucanos, que são as duas faces da mesma moeda. O negócio é ir empurrando com a barriga. Apaga-se um incêndio aqui, outro ali e as polícias vão se desmoralizando cada vez mais, assim como já foi feito com as Forças Armadas. O negócio deles é deixar "as forças que podem sustentar a burguesia" de joelhos.

Reply

Coronel:

Já afirmei aqui que ser um ferrenho anti-petista não me transforma num militante do DEM automático. Existe uma tentativa de politização do caso, o que não faz a polícia nem melhor nem pior, neste caso. Também me orgulho da polícia paulista. Mas ela cometeu erros medonhos nesta operação. Até polícia britânica de James Bond também comete seus erros grosseiros e tenta acoberta-los de forma estúpida. Pelo menos mataram o suspeito, e não suas vítimas. Despreparo é despreparo e ponto. Que interessa saber quem deu o primeiro tiro ? Ninguém se deu conta que a invasão começou pontualmente às seis da tarde, o que fortalece sua premeditação ? O maior erro de avaliação desta operação foi confundir um assassino psicopata com um “jovem de futuro”; uma espécie de caso britânico do avesso. E o Sr. Reinaldo que me perdoe, mas quase sempre falhas pré-eleitorais fazem desaparecer de seu blog comentários que não lhe sejam favoráveis. Espero que isto não aconteça com seu provedor he he he. Mundinho pequeno, este.

Reply