Oposição aposta que Lula pode arrastar Dilma junto.


Com o início efetivo dos trabalhos do Congresso esta semana, a oposição pretende explorar o avanço das investigações que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar desgastá-lo, enfraquecer o nome do petista como candidato ao Palácio do Planalto em 2018 e ainda reacender o debate sobre o afastamento da presidente Dilma Rousseff, seja pela via do impeachment ou por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassação da chapa composta com o vice-presidente Michel Temer (PMDB).

A primeira iniciativa concreta da estratégia será propor a convocação de Lula para depor na CPI que investigará denúncias de fraudes contra a Receita Federal por bancos e grandes empresas, mediante supostos pagamentos de propinas para manipular os julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) em casos de sonegação fiscal. A criação da CPI foi autorizada no início do mês pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), adversário do governo Dilma.

O líder da oposição, Miguel Haddad (PSDB-SP), diz que a convocação “é o único e mais eficiente instrumento” à disposição dos parlamentares para investigar o petista. “É uma oportunidade de Lula se explicar. É uma obrigação de quem tem cargo público ou já ocupou, ainda mais quando é um ex-presidente”.

O novo líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), diz que a convocação do ex-presidente é fundamental para mostrar que Lula “não está acima do bem e do mal”. “O ex-presidente é um cidadão como outro qualquer, tem que dar explicações à sociedade”, afirma. O líder do PPS na Casa, Rubens Bueno (PR), diz que, há muito tempo, Lula já deveria ter dado “respostas” à sociedade. “O esforço dele deveria ser para que tudo seja esclarecido. Se não quiser, vamos chamá-lo”.

Lula é alvo de uma série de apurações formais. A Operação Zelotes investiga, além das irregularidades no Carf, um esquema de “compra” de medidas provisórias em seu governo. O Ministério Público de São Paulo apura a suspeita de ocultação de patrimônio relacionada à compra de um tríplex no Guarujá, no litoral paulista. Lula admite ter visitado o imóvel com o então presidente da empreiteira OAS, Léo Pinheiro, condenado à prisão, mas do nega ser proprietário do apartamento.

Para governistas, a criação da CPI do Carf é a primeira ofensiva clara de Cunha contra o governo neste ano. A aposta do Planalto e de aliados é, além de sair em defesa de Lula e Dilma no Congresso, avançar com a agenda econômica para sair da crise.

O presidente da Câmara, desafeto do Planalto, nega afronta ao governo e afirma ter criado a comissão porque ela era a primeira da fila e tem fato determinado. Ele disse que o autor do requerimento de criação da CPI, João Carlos Bacelar (PR-BA), ficará com a relatoria da comissão. A presidência, disse, será escolhida após a eleição do líder do PMDB, marcada para quarta-feira – o cargo ficará com o bloco comandado pelos peemedebistas.

Limites. Cunha disse ao Estado que, do ponto de vista regimental, há impedimento para se convocar Lula porque a apuração que o envolve não consta do requerimento de criação da CPI. Ele avaliou, porém, que essa será uma decisão “política” da comissão de inquérito, caso o pedido vá à votação. “Mas acho que a base deverá impedir (a convocação)”, ponderou, sem dar opinião se concorda ou não com a convocação. “Não posso ter opinião sobre isso. Não será minha a decisão.” 

Bacelar afirmou que a apuração envolvendo o ex-presidente não fez parte do pedido de criação da CPI. “Meu requerimento não foi específico do Lula nem do processo da compra de MPs”, limitou-se a declarar. Aliado do Palácio do Planalto, o atual líder do PMDB e candidato à recondução, Leonardo Picciani (RJ), disse considerar “cedo” para se falar em convocações na CPI.

A estratégia de utilizar CPIs para tentar desgastar Lula e o governo não é nova. No ano passado, quatro pedidos para convocá-lo na CPI do BNDES e dois para ouvi-lo na da Petrobrás não tiveram êxito.Os oposicionistas também deverão usar as tribunas da Câmara e do Senado e cobrar explicações públicas do ex-presidente, que, antes do avanço das apurações, não era tão abertamente questionado. A intenção é respaldar as apurações em andamento.

A decisão de apostar em um desgaste de Lula pode ajudar a oposição a tentar resgatar a força do pedido de impeachment de Dilma, em suspenso por decisão do Superior Tribunal Federal (STF). Para o líder do DEM, o governo “se engana” ao achar que o movimento pelo afastamento de Dilma arrefeceu. “Lula e Dilma estão umbilicalmente ligados, não tem como separar”, avalia ele. “O ano de 2015 não terminou”, reforçou Rubens Bueno.(Estadão)

9 comentários

Infelizmente, a Oposição espera que tudo aconteça a seu favor, sem que seja necessário muito trabalho. Nem Lula arrasta necessariamente Dilma, nem a ação no TSE já está ganha. Todo esse material levantado pela imprensa e a Oposição contenta-se em esperar?

Reply

esta safada ja esta morta e fedendo nao Saiu ainda porque fez acordao com renan... distribui cargos ao pt, pmdb, PDT ... e tem o stf vermelho

vamos as ruas, o juiz MORO DISSE Q PRECISA DO POVO NA RUA, ISTO É APOIO POPULAR P Q ELE POSSA ASSIM TER APOIO EM SEU TRABALHO, PRENDENDO OS PODEROSOS

IMPEACHMENT

Reply

Quem serão os sete príncipes do infernal reino de Lúcifer no PT contra a família católica do Brasil?O MAIORAL,SE SABE:É LULA!

Reply

Essa CPI do CARF causa nos petralhas,lógico,rebentos de Asmodeus,CARFOLÓGICOS espasmos.O Lula segue zombando de nossa alma pacífica, mas tropeçará na língua com seus demais seguidores e cairá na Papuda, a que faz jus desde muito!Dessa densa treva e lama, Lula é o decaído príncipe, filho do pai da mentira!Vivemos o crocidismo da petralha no extertor. Agradeçamos aos céus tão alvissareira dádiva, mercê dos rogos da Mãe cheia de graça por nós!

Reply

IMPEACHMENT NA LESA PATRIA, ESTA MULHER PASSOU DOS LIMITES HA TEMPO

Reply

dia 13/março TODOS na RUA!!!!

Espero que a oposição esteja presente!


FORA DILMA!
FORA LULA!
FORA PT!


Chris/SP

Reply

enjaulem estes dois ja, para o bem do brasil- dilmanta e 9 dedu

Reply

Lula levar Dilma junto pra cucuia é inevitável e bom, o TERROR é que esses 2 PÚSTULAS já levaram antes, o Brasil pra cucuia!!!!

E pelo que vemos, ainda vão restar muitos bandidos no governo que dificultarão os brasileiros tirarem o Brasil afundado nesse buraco sem fundo. Pra esse FDP do Lula que chamou de herança maldita o Brasil deixado pelo de FHC, que nome podemos dar pra essa DESGRAÇA que o Lula está deixando herança?

Reply

A oposição já fez isso antes, parece que o mensalão não foi o suficiente. O oposição precisa refrescar sua memória, " O Chefe" de Ivo Patarra, senhores políticos da oposição descreve isso minunciosamente. O desfecho da incompetência ou conivência da oposição está tudo no último capitulo:
http://www.escandalodomensalao.com.br/cap21.php

O "mensalão", na época o maior escândalo político, foi silenciado por uma oposição em nome da "governabilidade" do país. Era apenas a pontinha do Iceberg, mas a conta continua sendo nossa. Até quando seremos ovelhas?

"O Chefe" de Ivo Patarra:

http://www.escandalodomensalao.com.br/indice.php

Reply