Suposta dobradinha Toffoli e Mendes no TSE irrita governo petista.


Decisões recentes do ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, ampliaram o distanciamento entre ele, o PT e o Palácio do Planalto. O desgaste foi reforçado pela “dobradinha” entre o ex-advogado-geral da União na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do STF mais crítico ao governo, Gilmar Mendes.

No Palácio do Planalto, três episódios ilustram o afastamento de Toffoli em relação ao governo e ao PT, embora ainda hoje ele seja alvo de grupos antipetistas. O mais recente ocorreu na análise do rito do impeachment no Supremo, em dezembro.

Dois meses antes, no TSE, Toffoli votou pela abertura da ação de impugnação de mandato de Dilma. O processo pode culminar na cassação da presidente e do vice Michel Temer.

O Planalto também atribui a Toffoli um imbróglio diplomático com a Venezuela. Em outubro, ele suspendeu a participação do TSE na comissão da União das Nações Sul-americanas (Unasul), que acompanharia as eleições parlamentares no país, em dezembro. A justificativa foi a de que a Unasul rejeitara o nome do ex-ministro Nelson Jobim para chefiar a missão.

A afinidade entre os dois ministros do Supremo e do TSE começou a se revelar em março passado. Por sugestão de Gilmar, Toffoli mudou da 1.ª para a 2.ª Turma do STF, colegiado responsável pelos processos da Lava Jato. A transferência engessou o Planalto, que perdeu a chance de indicar um nome para compor a turma que julgaria os casos relacionados à corrupção na Petrobrás. (Informações do Estadão)


3 comentários

O inimigo do meu inimigo é meu amigo, então estou com Toffoli e não abro. Na trincheira contra o pt, sempre cabe mais gente que se quer de bem!

Reply

Depois que toda essa gente perdeu a credibilidade com os brasileiros,será muito dificil acreditar, terão que comer muito arroz com feijão para reconquistar acredibilidade.O brasileiro está desacreditado com tudo,está cada vez mais triste o povo brasileiro.

Reply

Não confio nesse Tóffoli nem com reza brava! Deve estar montando algum bote pra dar cheque na hora certa!
Gilmar Mendes não é nenhum bobo, se está fazendo parceria com esse embotado petralha é porque tem gato nessa tuba!

Reply