Acusado de desviar dinheiro da Petrobras para Jacques Wagner, Gabrielli apela para os orixás.


O ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli negou, nesta sexta-feira (8), que tenha participado de esquema de desvio de recursos da estatal em benefício das campanhas do hoje ministro Jaques Wagner (Casa Civil) ao governo da Bahia.

Ao responder se seria necessário apelar por maior proteção divina, Gabrielli disse: "Estou protegido pelos orixás. Certamente já estou protegido". 

Gabrielli disse, porém, que a ausência de provas contra ele não se deve aos orixás. Mas à sua inocência: "Não tem nada que chegue a mim. Não tem nada contra mim. Só tem disse-me-disse". 

Em sua delação, o ex-diretor da Petrobras Nestor Ceveró disse que "houve um grande aporte de recursos para o candidato Jaques Wagner, dirigido por Gabrielli". Wagner foi eleito ao governo da Bahia em 2006 e reeleito em 2010. 

Gabrielli havia decidido transferir para a Bahia o setor financeiro da estatal e, para isso, foi construído um prédio em Salvador, de acordo com o relato de Cerveró. "Foi construído o prédio para a área financeira da Petrobras, onde também houve propina para a eleição", diz Cerveró no depoimento feito à Procuradoria antes de fechar seu acordo de delação

O prédio foi erguido em contrato de locação firmado em 2010 entre a Petrobras e o Petros, o fundo de pensão dos funcionários da estatal. 

Gabrielli alega que a eleição de Wagner foi anterior à transferência. Ele afirma ainda que essa operação "nunca foi de responsabilidade do presidente da Petrobras". Segundo ele, a denúncia "é incoerente do ponto de vista da lógica". "É juntar informações disparatadas para tentar construir um discurso absolutamente fantasioso", reagiu.

5 comentários

Se os orixas resolvessem alguma coisa o povo baiana não estaria na miséria até hoje.

Reply

Coronel,

Este "aprendeu" com o Lulla a não sujar as mãos.

Tudo legal e imoral, pois sabia que "outros" fariam o trabalho sujo. Igualzinho ao "pai-de-santo" do PT.

JulioK

Reply

É o prédio no itaigara construído pela OAS?

Reply

Apelar para os orixás, está me parecendo uma forma de não envolver Deus na maracutaia toda. Será que, finalmente, eles estão acreditando na justiça divina? De qualquer forma, não conheço os orixás protetores dos ladrões. No Brasil da era petista, eles devem ser muito solicitados.

Reply

Este canalha safado e o cachaceiro galego de olho azul estão com os dias contados. A farsa acabou junto com a quadrilha dos byânus.

DBF

Reply