Oposição já conta 11 partidos e 35 nomes na chapa alternativa que decidirá o impeachment de Dilma.


Deputados da oposição e governistas dissidentes reuniram-se na manhã desta terça-feira, 8, para discutir a composição da chapa alternativa que disputará com a governista a composição da comissão especial que decidirá sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A matéria é do Broadcast.

O grupo contabiliza ter 35 nomes de 11 partidos, que incluem oposicionistas (DEM, PPS, PSDB, SD e PSC), governistas (PP, PSD, PMDB, PTB e PRB), além do nanico PHS.

O líder do DEM, Mendonça Filho (PE), calcula que a chapa dissidente pode chegar a 39 nomes, caso atraia a indicação dos quatro representantes do PSB, que discute nesta manhã a chapa que integrará.

Pela manhã, deputados da oposição discutiam o nome que dariam à chapa. Houve sugestões de "Amo o Brasil", "Chapa Ulysses" e "Chapa Tancredo".

Carta. A oposição analisou a carta endereçada ontem pelo vice-presidente Michel Temer à presidente Dilma Rousseff como sinal claro de rompimento. "Politicamente falando, não tem como não interpretar de outra maneira", disse Mendonça Filho.

Para o líder do DEM, o PMDB "foi massacrado dentro do governo" e a emissão da carta e seu vazamento só ocorreram em resposta às declarações feitas por Dilma pela manhã, quando ela disse confiar em Temer. "Ele foi provocado. De forma primária, a presidente o constrangeu ontem. O governo foi desleal com ele e com o PMDB", disse Mendonça, para quem, se não fosse o PMDB, Dilma não teria sido eleita e o ajuste fiscal não teria sido aprovado no Congresso.

Na carta vazada ontem à noite à imprensa, o vice diz que nunca teve a confiança da presidente e elencou episódios que, segundo ele, comprovam sua impressão. A carta foi recebida pelo Planalto como mais um passo do PMDB em direção ao rompimento com o governo. Ontem, o então ministro da aviação civil, Eliseu Padilha, homem ligado ao vice, entregou ao governo sua carta de demissão.

3 comentários

O PMDB, que teve e ainda tem papel de maior importância na construção da democracia não pode ser arrastado para a lama por uma organização criminosa que assumiu o governo brasileiro. Nos piores momentos de nossa história recente tivemos o PMDB como maior protagonista. Foi assim na redemocratização, feita sem que tivessemos que recorrer à violência, assaltos, sequestros, roubos, assassinatos. A atuação do PMDB frente ao golpe de 64 fez com fosse evitado uma guerra civil. Foi sob o comando do PMDB, na pessoa de Doutor Ulisses e Tancredo Neves, que pudemos voltar a respirar os ares da democracia. No momento de crise, com a orte de Tancredo Neves, foi o PMDB que assumiu os destinos de nossa povo. Com a cassação de Collor de Mello, o PMDB foi novamente chamado, não se furtando, a contribuir com a estabilidade econômica e o plano Real. Diferente do PT que fez de tudo para que não vivessemos momentos de liberdade e franco desenvolvimento economico social. Portanto, ao PMDB sempre foi reservado um papel de maior importancia em nosso Brasil. Não seria agora, nesse momento de crise economica, social e moral, que o PMDB se negaria a estar ao lado do povo brasileiro.

Reply

Domingo temos que fazer nossa parte indo para as ruas.

Reply

Chapa Tancredo Neves e o melhor nome.

Reply