Dilma já será afastada se a Câmara aprovar abertura de processo. É o voto de Fachin.


Pelo voto que está sendo lido, depreende-se que o ministro Luiz Edson Fachin defende que antes de chegar ao Senado, se condenada pela Câmara, Dilma Rousseff já deve ser afastada do cargo, mantendo-se todo o direito de defesa. Para quem depositava toda a esperança num Senado chapa branca seria uma derrota e tanto. Depois de Fachin, ainda serão necessários cinco votos para a tese seja aprovada.

8 comentários

Coronel,

A "anta" subiu no telhado.

JulioK

Reply

Governo teve uma surpresinha!!!!

Estou assistindo ao voto do Fachin.


Chris/SP

Reply

Perdão senador Álvaro Dias.

Reply

Acho que vai ter os 5 votos. Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Melo , estão garantidos pois sempre foram coerentes.

Reply

Coronel, você se equivocou. No voto, Fachin entendeu que a norma da lei de 1950 que determina o afastamento ainda na Câmara está revogada (ou não recepcionada) pela regra constitucional que expressamente diz que o afastamento deve ocorrer quando a autorização for recebida pelo Senado. Ou seja, é o contrário do que você afirma no post.

Porém, como o Fachin também entendeu que o Senado não pode recusar a autorização da Câmara, é verdade que, se o voto for vencedor nessa parte, o afastamento será certo se a Câmara autorizar o processamento, mas, repita-se, ocorrerá quando a autorização chegar ao Senado, quando este abrir o processo.

Mas, na prática, a diferença seria de dias apenas, em estando o
Senado obrigado a dar início ao processo após receber a autorização vinculante da Câmara.

Reply

Suponho que seja para preservar o PT e Lula.

Reply

o pt destruiu o pais, o plano real, a estabilidade da moeda - real ,caia fora dona, antes tarde do que nunca, jah vai tarde dona, se tivesse vergonha jah teria renunciado, destruiu o pais, 2 anos seguidos de pib negativo o que nunca ocorreu antes,divida nas nuvensm agora entao com o rebaixamentoa divida vaia umentar e muito, mentiu, maquiou as contas para se reeleger, segurou a luz para nao subir e ali começou a quebra do brasil, segurou a gasolina p nao subir e com isto fez a petrobras sangrar.... a divida da petrobras saltou está nas nuvens mais de 520 bilhoes, jah foi rebaixada 3 vezes, o pt acabou com a petrobras, era orgulho agora é um problema, despencou em valor de mercado, a dilmanta tem é que ser responsabilizada por crime de lesa patria, cade....

Reply

O que ella destruiu em dois anos,levaremos vinte para recuperar.Não importa.O que realmente importa é que esta quadrilha seja desmantelada.

Reply