Lula quer tirar Bradesco e botar Friboi a mandar na economia.


Lula volta a atacar Joaquim Levy, homem do Bradesco e dos bancos, na condução da economia. Seu desejo é a volta do companheiro Henrique Meirelles, representante da Friboi e do grupo de empresas agraciados com empréstimos subsidiados do BNDES e maior doador da campanha de Dilma Rousseff. A matéria é do Estadão.

Alvejado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tem dito, em conversas reservadas, que não ficará muito tempo no governo, mas não quer deixar o cargo como comandante da maior recessão do País. Nos últimos dias, Levy intensificou os contatos com políticos de vários partidos e, a pedido da presidente Dilma Rousseff, passou a incluir no cardápio das conversas a defesa de ideias para recuperar a economia depois de aprovado o ajuste fiscal.

Treze dias após orientar o PT a fazer um recuo tático e dar uma trégua ao ministro, em reunião do Diretório Nacional do partido, Lula voltou a atacá-lo, nos bastidores, numa operação para tentar emplacar na Fazenda o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

As críticas de Lula a Levy ganharam força após o vazamento de dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), subordinado ao Ministério da Fazenda, sobre movimentações financeiras feitas por ele e pelos ex-ministros Antônio Palocci (Fazenda), Erenice Guerra (Casa Civil) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento), hoje governador de Minas. Os dados foram remetidos à CPI do BNDES na Câmara, que investiga irregularidades em contratos assinados com o banco entre 2003 e 2015.

Lula ficou furioso, ainda, com o fato de a Receita Federal recomendar ao Ministério Público que peça a quebra dos sigilos bancário e fiscal da LFT Marketing Esportivo, empresa de seu filho caçula, Luís Cláudio. A portas fechadas, o ex-presidente continua dizendo que Levy está com prazo de validade “vencido” porque não consegue entregar o que prometeu, não tem plano para o pós-ajuste e não controla órgãos ligados à Fazenda, como o Coaf e a Receita.

Um integrante da equipe econômica disse ao Estado, porém, que relatórios de investigações foram tornados públicos pela Justiça após a última fase da Operação Zelotes, da Polícia Federal. “Não faz sentido nenhum dizer que o vazamento tenha partido da Receita e muito menos por determinação do ministro Levy”, afirmou esse mesmo interlocutor. As informações sobre a movimentação financeira da LILS, empresa de palestras do ex-presidente, não constavam, no entanto, de qualquer investigação.

Dilma ainda resiste a trocar Levy e não gosta de Meirelles, o preferido de Lula, mas já admite ser preciso fazer mudanças na política econômica para injetar crédito na praça. É o que Lula chama de dar um “sinal” para o mercado de que há uma direção a seguir após o ajuste fiscal. Apesar das negativas sobre a saída do ministro da Fazenda, integrantes do governo avaliam que ele não permanecerá na equipe e deve ficar apenas até a virada do ano.

Ainda nesta terça-feira, 10, Levy almoçou com senadores do PR, PTB, PSC e PRB e jantou com a bancada do PMDB. A todos pediu empenho dos parlamentares para a aprovação do pacote fiscal. A reforma do ICMS é uma das propostas de Levy para a etapa do pós-ajuste, mas a medida tem sido vista como pífia até dentro do governo. “A economia caminha ladeira abaixo e os juros continuam altos. Se a alternativa para retomar o crescimento for isso, estaremos mortos”, disse o senador Blairo

17 comentários

o "acidente" com os executivos do Bradesco foi um recado a Levy....tipo como aconteceu com Eduardo Campos?

Reply

Bah, Coronel, esse seu título do post me deixou de cabelo em pé, depois de ver o acidente que matou altos executivos do Bradesco, um dos quais, cotado para ser o novo presidente do banco! Agora, em função do acidente, Levy será requisitado a voltar para a instituição bancária!!! Ou seja, Lula foi beneficiado com esses acontecimentos, pois pretende substituir Levy!!!!

Reply

Chama o Tony Ramos de uma vez! Aliás, porque ele não chama o filhote dele para o cargo visto que ele é ¨um Ronaldinho dos negócios¨? Se ele fazer o mesmo milagre nas contas públicas igual ele fez nas contas dele ele transforma isso aqui no país mais rico do mundo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

Nossa seriam tão terroristas assim os senhores desse partido?
Alguém precisa avisar o Lula que ele não manda nada nesse governo ele é EX, é por sinal, com o passado e o presente bem sujo. Nada vai melhorar na economia enquanto o PT estiver na frente. Fora todos do PT, e paguem suas contas com a Petrobrás.

Reply

O "acidente" foi um recado ao Trabuco do Bradesco.

Reply

Toma povo! Assim como na Venezuela e na Rússia quem manda na economia são as empresas do presidente! Continuem dormindo em berço esplêndido e ignorando tudo ao seu redor! Viva os novos senhores feudais!

Reply

Cel
Quando acontece um acidente como o de ontem sempre me lembro do Eduardo Campos. Esse acidente com a aeronave do Bradesco foi igual ao de Eduardo. O avião explodiu no ar. Quanta coincidência. Credo! Quanto à economia, tanto faz o Levy ou o Meirelles, já que é a Anta que manda na economia e faz de seus ministros da Fazenda simples instrumentos de sua vontade e falta de inteligência, quer dizer, seus bodes espiatórios. Enquanto a Anta estiver na cadeira o Brasil continuará parado.
Esther

Reply

Coturneiro de 11 de novembro de 2015 10:37

quando li o post pensei a mesma coisa!
Esses criminosos não tem limites. Que o digam Celso Daniel e Eduardo Campos.

A OCRIM nos rouba diariamente sem nossa concordância! Quem é o idiota que vai dar com nota fiscal seu suado dinheiro??

BOICOTE À FRIBOI E OUTROS MEMBROS DA JBS JÁ!

Compremos carne vermelha em açougues menores e além de não dar dinheiro para Lula/Lulinha da Friboi, ajudaremos os pequenos negociantes que estão sendo engolidos pela FRIBOI>

Podemos consumir frango, peixe e carne do porco! Ovos! Tudo saudável e livre de petralhas.

Flor Lilás

Reply

Coronel,

eu não havia lido todos os comentários quando escrevi para o primeiro Coturneiro deste post. Que horror! Todos estamos pensando igual... É terrível estar nas mãos de bandidos que não tem limites.

Que Deus tenha misericórdia dessas pobres pessoas que dessa forma. E que Deus nos ajude a nos livrar do PT e dessa OCRIM!

OU NOS LIVRAMOS DO PT,
OU O PT ACABARÁ COM O BRASIL!

Flor Lilás

Reply

Aqui no Pará filas imensas nos postos e combustivel acabando.

Reply

Quem manda no Brasil é o covil de ladrões chefiado pelo Lula , se tivesse políticos sérios o Lula não abria a boca e estaria na cadeia .

Reply

.
Lembra do bifinho com danoninho?
Pois fudeu.....Os árabes liberaram a importação de carne do Brasil..com isto, o preço do nosso bifinho deve ir pras alturas. Carne só pra olhar na vitrine e para os politicos, naturalmente..na despensa do palacio não faltará, com certeza.

Reply

Luladrao destruiu o plano real e a economia,piores números desde 32, e é só o começo do caos

Reply

Na minha casa nunca entrou friboi e nem seara,fora Lulinha filho e luladrao pai

Reply

Lula mbém nunca teve plano, apenas surfou no plano real 13 anos,FHC enfrentou 3 crises mundiais, e mesmo assim arrumou a casa e entregou p lula dar continuidade mas o pt destruiu tudo,agora n tem o q fazer e quer só aumentar impostos cortar benefícios ,trazer dinheiro sujo do exterior p tapar o rombo naS contas,lavanderia de dinheiro imundo,pt nunca teve plano e nem tem,e ainda quer falar do levi

Reply

Misericórdia, até lembrei d Eduardo campos,até hoje n sabermos o q causou o acidente

Reply

Interessante, tem sempre um artista ligado aos quadrilheiros.Elles estao a toda para nao perder o poder em banania . Ao ze povinho sobra a conta da grana roubada.

Reply