Dilma condena 9 milhões de brasileiros ao desemprego no terceiro trimestre.


A taxa de desocupação no Brasil subiu para 8,9% no terceiro trimestre de 2015, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa da série histórica, iniciada em 2012. Em igual período do ano passado, a taxa era de 6,8%. Já no segundo trimestre do ano, o resultado foi de 8,3%. A matéria é do Broadcast Político.

A população desocupada no Brasil chegou a 9 milhões de pessoas, segundo o IBGE, e aumentou em ambas as comparações: 7,5% em relação ao trimestre anterior e 33,9% em relação ao mesmo trimestre de 2015. Este foi o maior crescimento da população desocupada, na comparação com o mesmo trimestre móvel do ano anterior, da série da pesquisa.

Além do aumento do desemprego, houve queda no rendimento. A renda média real do trabalhador ficou em R$ 1.889 no período, o que representa recuo de 1,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior e estabilidade ante o terceiro trimestre de 2014. Já a massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 168,6 bilhões no terceiro trimestre, queda de 1,2% ante o segundo trimestre. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, houve recuo de 0,1%.
Desde janeiro de 2014, o IBGE passou a divulgar a taxa de desocupação em bases trimestrais para todo o território nacional.

A nova pesquisa tem por objetivo substituir a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que abrange apenas seis regiões metropolitanas e será encerrada em fevereiro de 2016, e também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) anual, que produz informações referentes somente ao mês de setembro de cada ano.

3 comentários

Enquanto isso a JBS compra as Havainas, os produtos "Terra Viva" ( que vem da reforma agrária)fica mostrando suas modernas instalações de processamento nos comerciais da TV, todos filiados aos grandes do partidos (principalmente os filhos) ficando milionários... É rumo a Venezuela em passos largos!

Reply

Essa prostiranha está sendo pior que o collor.

Reply

Avalizam como verdadeiros esses números de desemprego sem fazer menção de que 25% da população composta por vagabundos bolsa votos é considerada como empregados ou seja só aí, são 50.000.000 (cinquenta milhões de pessoas) ¼ de toda população da república bananeira, completamente improdutiva que vivem dos bens produzidos pela população trabalhadora do país.

Reply