Aécio cobra explicações de Dilma sobre Delcídio. Silêncio é incompreensível, afirma ele.


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), cobrou nesta quinta-feira um posicionamento da presidente Dilma Rousseff sobre a prisão do líder de seu governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS). O senador petista foi preso na manhã de ontem sob acusação de obstruir investigações da Operação Lava Jato. Sua prisão no exercício do mandato foi confirmada pelo plenário do Senado ontem à noite. Informações do Broadcast Político.

Aécio classificou o silêncio de Dilma como algo "extremamente grave e incompreensível" diante da denúncia de que Delcídio articulava um plano de fuga para Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras preso desde janeiro, para impedir que ele fechasse acordo de delação premiada. "É incrível que a presidente da República não se manifeste como se não tivesse absolutamente nada ver com isso, como se os delatores presos, réus confessos e já condenados, como o caso do Cerveró, não tivessem sido indicados pelo seu governo", disse o senador tucano.

"A presidente da República, tão afeita, na época eleitoral, às cadeias de rádio e televisão para comemorar qualquer feito ou suposto feito do seu governo, é incompreensível e reprovável que ela não olhe nos olhos dos brasileiros, em primeiro lugar, para admitir a sucessão de equívocos do seu governo, e, agora, para explicar aos brasileiros a sua responsabilidade em relação a estas denúncias", afirmou.

Dizendo lamentar a prisão "do ponto de vista pessoal", mas vê-la como "necessária" pelo aspecto "institucional", Aécio também criticou a nota divulgada pela cúpula do PT, eximindo-se de prestar solidariedade ao congressista. "Um dos mais sórdidos documentos que demonstram a falta de coragem de um partido político que, ao invés de assumir a sua gravíssima responsabilidade em relação a tudo o que vem ocorrendo no Brasil, é o primeiro a virar as costas para o seu líder e a considerar-se descompromissado de defender aquilo que ele próprio criou. A nota lançada pelo PT, além de inoportuna e covarde, como disse o presidente do Senado (Renan Calheiros, PMDB-AL), vai ficar escrito como um dos mais deprimentes momentos deste partido que, na minha avaliação, vive seu estertores", disse Aécio.

Logo após a entrevista concedida no início da tarde, o tucano divulgou nota reiterando críticas feitas ao governo. "Os novos desdobramentos da Operação Lava Jato reforçam nos brasileiros o sentimento de indignação em relação à forma como o País vem sendo governado. Mais uma vez, depois do mensalão e, agora, no petrolão, reforça-se a convicção de que uma organização criminosa, tentacular, apoderou-se de estruturas do Estado, com o objetivo de manter-se no poder mediante desvio de dinheiro público", afirmou no comunicado.

Apesar de toda indignação, o PSDB não cogita, em um primeiro momento, apresentar
representação contra Delcídio do Amaral no Conselho de Ética do Senado. Deixará a responsabilidade para Renan Calheiros, também investigado pela Operação Lava Jato.
"Estamos aguardando que a presidência do Senado Federal faça o que achar mais adequado. O mesmo ofício, o mesmo comunicado que a presidência do Senado está enviando ao STF, dando conta da decisão de ontem, envie também ao Conselho de Ética da Casa", afirmou o presidente nacional do PSDB.

Questionado sobre a possibilidade de Renan não representar no conselho, o tucano disse que, só então, discutirão o assunto. "(Se Renan não representar), aí vamos discutir se nós o faremos, o conjunto das oposições. Mas me parece que este começa a ser consenso no Senado Federal: o comunicado feito ao Supremo chega também ao Conselho de Ética", afirmou Aécio.

Cunha
Aécio Neves defendeu o afastamento da presidente Dilma Rousseff e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como solução para a crise política e econômica vivida pelo País. "Para a oposição, a solução efetiva para o Brasil superar essa crise era já o afastamento do presidente da Câmara para que o Congresso pudesse ter uma nova agenda, o afastamento da presidente da República", afirmou o senador.

Para o tucano, apesar do agravamento da situação de Cunha diante da divulgação de documentos comprovando a existência de contas no exterior em nome dele e de familiares, o impeachment de Dilma ainda é algo viável. "A questão do impeachment nunca esteve adormecida. É claro que, com o episódio Eduardo Cunha, a agenda mudou e questiona-se se ele teria ou não as condições para conduzir o impeachment. Mas as razões objetivas que levaram este tema a ser discutido e apoiado pela grande maioria da população brasileira, essas condições objetivas, não deixaram, em momento algum, de existir", afirmou.

14 comentários

Será que Aécio tem a mesma desconfiança que eu tenho: a de que o idealizador da tentativa de melar a Lava Jato não é o pouco inteligente senador Delcídio, mas alguém um pouco mais acima, tipo assim, Lula e/ou Dilma!!! Esses dois últimos, mais o PT, seriam os grandes beneficiados se a Lava Jato fosse anulada, como pretendem!!!

Reply

Off Topic: Coronel, tá dando aviso de virus no Avast em seu site desde ontem, dá uma verificada. Abs.

Reply

Em relação ao estranho sorteio da mega-sena, disseram-me:
sabes quem é a Presidente da Caixa Econômica Federal?
A senhora Miriam Belchior, ex-mulher do prefeito de Santo André Celso Daniel (assassinado) e irmã do PeTralha, capanga do Lulla, Gilberto Carvalho.
A quadrilha PeTralha FALIU a PeTrobrás e Petralhou as loterias da CEF.
Acabaram com o sonho e a esperança dos brasileiros de melhorar a vida acertando um prêmio de loteria.
Tudo onde o bando quadrilheiro PeTralha coloca as PaTas vira um mar de merd....

Reply

Declínio Amaral está preso porque USOU O CARGO para negociatas criminosas.

SEM MEDO DE ERRAR, por esse mesmo motivo podem ser presos todos os 513 deputados e 81 senadores locupletados no congresso nacional.

Pelo número infindável de vezes que cometeram essas mesmas negociatas e outros crimes cabeludos, Lula e Dilma devem pegar PRISÃO PERPÉTUA.


FORÇA EXCELÊNCIAS DA LAVA JATO. O povo apoia, aplaude, e conta com vocês para banir da vida política e quiçá do Brasil, o Lula, a Dilma o PT todo e todos os bandidos aliados a essa quadrilha no governo.

Reply

http://www.diariodapatria.com/2015/11/urgente-lider-da-oposicao-na-venezuela.html

Reply

O que se ouve falar no meio político é que Aécio não é muito diferente dos políticos que estão sendo arrolados e envolvidos dia após dia na Operação Lava-Jato. Engraçado é que o Alckmin parece ser um político bem diferente destes políticos profissionais que fazem qualquer coisa para se dar bem e se servem do dinheiro público como não fosse de cada cidadão brasileiro. Por isto mesmo os adversários de Alckmin tentam colar nele a pecha de antipático, sujeito sem carisma, Picolé de Chuchu. Mas na verdade Alckmin é um homem público como poucos neste país, nunca se envolveu com qualquer falcatrua, pode ser um político que não é endeusado e paparicado com alguns da oposição ou governo, mas jamais se poderá falar que ele não honra sua posição de homem público a frente do maior e mais importante estado do Brasil. Os paulistas já perceberam isto faz tempo e os brasileiros aos poucos irão perceber também. Pode escrever....

Reply

Dizer o que? A anta (sufixo de governanta) é uma notória oligofrênica. Seu neurônio solitário deve estar totalmente atarefado a essa altura como os problemas da geração de microcéfalos que o governo da organização criminosa infectou com zika, por completa incompetência.

Reply

O BRASIL INTEIRO ESTÁ DE BOCA ABERTA- ATONITO, A DILMANTA SE CALOU, SE ESCAFEDEU, NAO DISSE UM AI SOBRE A TRAGEDIA EM MARIANA, SOBRE CUNHA, SOBRE A PRISA DE SEU BRAÇO DIREITO O DELCIDIO.... ELA JÁ N TINHA APOIO AGORA ENTAO.... DELCIDIO ERA SEU PORTO SEGURO, N TEMOS GOVERNO, SE ESFARELOU, SUCUMBIU NO MAR DA INCOMPETENCIA, E DA CORRUPÇAO , ELA JÁ ESTÁ D NOVO DE MALAS PRONTAS P IR PASSEAR, VIAJAR KKKK

Reply

Coronel

Tem algo de errado aqui na sua nova página, que nunca ocorreu antes.

Toda vez que acesso a página, aparece uma mensagem do meu Anti-virus, que diz: uma ameaça foi detectada.

O que é isto????

Alguém, aqui do blog, já teve este mesmo problema????


Grata

Chris/SP

Reply

Sei, sei e o banqueiro que disse que passagem e estadia de Aécio em NY. Isto é verdade ou mentira??

Reply

Que Dilma vai falar?
Já foi dedurada, entregue, até por Delcidio, portanto nada a declarar, o que parece!
O negocio é que o Cunha parece que tomou novo fõlego e quem sabe abrir o impeach pois Cunha parece que está só esperando a hora certa!
Aecio, v não terá respostas, a não ser de silencio!
Quem cala...

Reply

É mesmo? Porque não cobra do janota o silêncio sobre dilma?? Porque o PSDB e o DEM ainda não exigiram a cassação do meliante delcído do PT no conselho de ética...será que estão de...ressaca??

Reply

IMPEACHMENT, DESENGAVETE ESTE IMPEACHMENT CUNHA, CHEGA DE ENROLAR

Reply

Disse tudo futuro presidente mas ela jah n governa...Dilma mentiu disse q mau conhecia Cervero o q é mentira o conhece há muitos anos

Reply