TCU convida todos os parlamentares para a sessão de análise das contas da Dilma. O nome disso é transparência. Governo chora copiosamente.

O Tribunal de Contas da União (TCU) enviou convite a todos os deputados e senadores para acompanhar o julgamento das contas da presidente Dilma Rousseff em 2014, previsto para ocorrer na tarde desta quarta-feira (7) na Corte. Na sessão, o relator do caso no TCU, ministro Augusto Nardes, irá recomendar a rejeição das contas da presidente pelo Congresso Nacional.
Após receberem os convites, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e a senadora petista Gleisi Hoffmann (PR) usaram o plenário da Casa, na noite desta terça-feira (6), para criticar o convite enviado pelo tribunal. Para Gleisi, o envio de convites é de "grande gravidade". Ela afirmou ainda que a intenção da Corte é transformar o julgamento em um ato político.

"Não me consta que, em outras situações, o Tribunal de Contas tenha emitido um convite para ver a apreciação de contas da Presidência da República. Parece-me que querem transformar esse ato em um ato político, de discussão política. Política é esta Casa. Quem tem que fazer o debate, quem tem que discutir, é esta Casa, é o Congresso Nacional, e não o Tribunal de Contas da União", disse a petista.

Em seguida, Humberto Costa argumentou que o fato indica que "há intenção de se produzir um espetáculo". O líder do PT disse, ainda, que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), determinou que a TV Câmara faça a transmissão ao vivo do julgamento. Procurada pelo G1, a assessoria da presidência da Câmara informou que não tem a informação citada pelo senador.

"Nada mais trivial, corriqueiro que o Tribunal de Contas julgar as contas de um governante. E, ao que tudo indica, está se preparando um grande espetáculo que tem objetivos absolutamente claros, o de tentar criar as condições para o questionamento ao mandato legitimamente conquistado pela presidente Dilma pelas mãos do povo brasileiro", disse Humberto Costa.
Procurada pelo G1, a assessoria do TCU disse que os convites foram enviados a todos os parlamentares e informou que é "praxe" o envio de convites para "100% dos parlamentares", independente de partidos políticos, em "acontecimentos relevantes" no plenário do tribunal, Integrante da base aliada do governo, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que nunca havia recebido convite da presidência do TCU para acompanhar julgamento de contas presidenciais.

"Nunca recebemos convite da presidência do Tribunal de Contas para acompanhar julgamento das contas da presidente. É algo inédito. O que mais nos estranha é que isso acontece num momento em que nunca se travou tanto debate a respeito da prestação de contas", disse a senadora.

14 comentários

Sobre o mesmo tema:

SOB O COMANDO DO PIXULECO, GOVERNO JÁ RECORREU AO STF PARA MELAR SESSÃO DO TCU DESTA QUARTA
(...)
Vamos entender. O governo havia apelado à Corregedoria do tribunal para afastar Nardes da relatoria, argumentando que ele perdeu a isenção para julgar e que antecipou seu voto. Não foi bem-sucedido. Aí foi buscar a saída no Código de Processo Civil, que define no Artigo 137:
“Aplicam-se os motivos de impedimento e suspeição aos juízes de todos os tribunais. O juiz que violar o dever de abstenção, ou não se declarar suspeito, poderá ser recusado por qualquer das partes (art. 304).
Note-se: caso Fux opte por essa leitura, a liminar até pode ser concedida. Nada impede que o tribunal, então, julgue em sessão exclusiva nesta própria quarta se Nardes fica ou não na relatoria. Se ficar, pode-se retomar o julgamento na sessão seguinte.
(...)
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/sob-o-comando-do-pixuleco-governo-ja-recorreu-ao-stf-para-melar-sessao-do-tcu-desta-quarta/


Os petralhas tentam de tudo! É um absurdo, uma vegonha, um acinte!

Leiam o texto de Reinaldo Azevedo na integra.


Chris/SP

Reply

Cel.
A Corte de Contas é casa do legislativo, logo não é necessário convite pois os congressistas deveriam ter isto como hábito.

Transparencia contra a quadrilha. TCU nelles.


Toloco

Reply

...no TSE, Toffoli votou a favor da investigaçao da chapa dilma/temer.PREOCUPANTE.aih tem.....................

Reply

quem não deve, não teme. Curt Heise

Reply

Que importa se o TCU nunca procedeu dessa forma; se não é ilegal é permitido, e daí? Dilma tem algo a temer? Ops, claro que tem. E muito! Chora petralhada!

Reply

Está na hora da organização criminosa no poder tomar no TCU.

Reply

E o TCU nunca foi atacado dessa forma! Tomaram, petralhas!


Lanterna

Reply

ao para com o convite aos deputados. Tudo bem que isso nunca foi feito mas, que eu saiba, uma coletiva de tres ministros de um governo para atacar um juiz do TCU tambem nunca havia ocorrido. Semeou, colheu.

Reply

dilmao nao chora.............

Reply

Ótimo comentário do anônimo das 21:54,kkkk,muito bom

Reply

Agora, no TCU querem julgamento técnico. Não estão condenando a "tentativa de fazê-lo político"?
Pois bem, do TCU irá para o Parlamento. Ficar de olho se lá eles não irão querer julgar politicamente. Politicamente pode-se até julgar um parlamentar por violação do C. de Ética.(Engraçado escrever sobre C. de Ética na política brasileira. Vá lá que seja.)Mas julgar roubos, desvios éticos, corrupção e sabe-selá quantas cobras sucuris não existem aí, sem que seja pelo aspecto ético, moral, técnico e pelo ângulo até do Código Penal,não é julgamento. É ser cúmplice, compactuar com a criminalidade.

Reply

Acho que a sessao hoje do tribunal de contas deveria ser ao vivo pela tv Justica ,pois e e historica do Brasil, nunca um presidente foi tao fora da Lei.

Reply

Marina Dias ataca novamente:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1691012-ministro-do-tcu-se-torna-alvo-de-investigacao-sobre-fraudes-fiscais.shtml

Reply

TEM QUE ESFREGAR NA CARa DESTES PETIstAS , PSOL, PSTU , PCDB -estes vermelhos e mais ospartidos da base alaida - pmdb e outros, PARA VERem quem é esta dilama, suas supostas irregularidades que sao varias, conforme diseeram tecnicos do tcu, chega de bla bla bla, e lenga lenga- impeachment

Reply