Mais de um em cada três brasileiros está inadimplente e sem crédito na praça. 57 milhões desejam: Feliz Natal, Dilma!

(O Globo) A crise continua apertando o bolso do brasileiro e deixa difícil honrar as contas. Dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que, até setembro, 38,9% da população adulta do país (na faixa entre 18 e 94 anos) estava com o nome registrado no cadastro de devedores, o equivalente a 57 milhões de pessoas. Só nos nove primeiros meses do ano, houve um aumento líquido de 2,4 milhões de CPFs negativados em todo o território nacional.

Somente no mês de setembro, o número de consumidores com contas atrasadas aumentou 5,45% em relação ao mesmo período de 2014. Em agosto, a variação anual já havia sido significativa, de 4,86%.
Em nota, a CNDL aponta “a perda de dinamismo da economia” e a “deterioração das condições do mercado de trabalho” como fatores que determinaram o aumento da inadimplência. Diante desses fatores, os indicadores de inadimplência “retomaram a trajetória de aceleração a partir do início desse ano”.

A quantidade de dívidas individualmente não pagas também subiu 6,63% no mês passado na comparação anual. Quando considerado o mês imediatamente anterior, contudo, o número de débitos não quitados caiu 0,91%. A maior parte das dívidas continua sendo com os bancos, quase metade (48,17%) de tudo que é devido tem como cobrador instituições financeiras. Esses débitos aumentaram 10,32% em setembro. Mas foram as contas de água e luz que lideraram o crescimento. Apesar de representarem apenas 7% do total de dívidas, esse tipo de débito aumentou 12,55% em setembro, na comparação anual.

— O atraso nas contas de água e luz é preocupante porque significa que o consumidor não está dando conta de pagar a maior parte das suas dívidas, mas não é preocupante do ponto de vista de espalhar um risco de crédito.

QUEDAS NAS VENDAS
Além dos dados de inadimplência, preocupa o comércio a queda nas vendas, que estão em trajetória de recuo há oito meses consecutivos. Em setembro, as vendas a prazo caíram 6,87% ante o mesmo mês de 2014.

Na avaliação do SPC da CNDL, o “brasileiro está reticente quando o assunto é consumo”.— O segundo semestre do ano passado foi ruim, mas esse segundo semestre começou muito pior do que o de 2014 – disse Marcela. Por isso mesmo, o dia das crianças – considerado pelo setor uma prévia do Natal – será fraco. Uma pesquisa da CNDL mostra que os consumidores prometem gastar em média R$ 160 (por família) nesse dia das crianças. A quantia é 43% menor do que a informada no mesmo levantamento em 2014.

O dado, diz Marcela, se soma ao resultado de todas as datas comemorativas desse ano. Na Páscoa, o recuo nas vendas foi de 4,93%, no dia das mães, de 0,59%. Dia dos namorados e dos pais tiveram quedas de 7,82% e 11,21%, respectivamente.

Diante de tantos números e perspectivas ruins, as expectativas para este fim de ano e para o início de 2016 já foram contaminadas. — O varejo começa o ano que vem numa toada muito aquém do que começou no ano passado. O crescimento dessa atividade vai ser menor, tem menos impulso nessa economia. Não deve ter uma entrada de 2016 boa. A luz no fim do túnel está no meio pro fim do ano que vem.

6 comentários

Meu Deus, quer dizer que os pentacampeões são melhores em dar o cano do que fazer embaixadinhas? E nós não somos a oitava economia do mundo? Não somos pentacampeões? 500 anos de ¨história¨ para quê? Tantas ¨conquistas sociais¨ para quê? Décadas pulando carnaval para quê? Preocupação extrema com o bem estar de viados e sapatões, minorias, com o politicamente correto e com bandidos presos para quê? O mundo acabou...

Reply

Tasca 13 e relinchaaaaa !!!!

Reply

O Dilma, essa luz que voce vê no final do tunel é um trem.

Reply

Pois é... aposto que parte dos que estão inadimplentes votaram na Dilmãe mentirosa.

Acreditaram no crédito fácil, no cartão Minha Casa Melhor, na fictícia mudança de status (classe média com salário de R$500,00 é piada!!!) e saíram gastando!!!!

Os carnês se acumulam e a despesa não cabe mais na receita. Sem contar que a inflação está correndo solta.

Continuem votando no PT....



Chris/SP












Reply

Coronel,
e estamos apenas começando. O aprofundamento de crise virá no primeiro semestre de 2016. Sim, e sem perspectiva de melhora nos próximos anos.

Reply

quando é a dona Dilma vai enxergar que a sua incompetência está conduzindo o pais ao fundo do poço? E o co responsável chama-se lula e seus eleitores de cabresto. Alíás, nem o co-reponsável - ele é o causador de tudo isso.

Reply