Em documento oficial, PMDB joga a crise no colo do PT. Mas vai continuar pilhando o país.

O PMDB queixa-se de não ter poder de decisão. Não tem porque troca o decidir pelo pilhar o país em ministérios importantes. A principal política do PMDB é roubar. Vejam quantos envolvidos no Petrolão e quantos líderes têm ações correndo no STF. O PMDB é um câncer na política nacional, sem exceções.

(Folha) O programa de governo que o PMDB apresentará no encontro da fundação do partido faz o mais duro ataque recente ao PT, culpa a "equivocada" política econômica de Dilma Rousseff por "todos problemas e dificuldades atuais" e sustenta que, ao contrário do que prega o Planalto, a crise "tem, sim, raízes ou causas internas". 

O documento ao qual a Folha teve acesso é uma versão preliminar e ampliada, portanto sujeita a alterações, da peça que começa a ser discutida entre dirigentes do partido nesta quinta-feira (29). O manifesto será apresentado num congresso da Fundação Ulysses Guimarães, centro de estudos vinculado ao partido, em 17 de novembro. 

O programa, no entanto, passou pelas mãos dos principais caciques peemedebistas. Contou também com a participação de economistas ligados ao partido, como Delfim Netto –um dos principais conselheiros do vice-presidente Michel Temer na área econômica. 

Para o PMDB, o governo Dilma –do qual também faz parte– partiu de um "diagnóstico errado" na área econômica. "Não se compreendeu que a responsabilidade fiscal, embora condição necessária à estabilidade da economia, não se afigura motor do desenvolvimento econômico." Além de atacar o "equivocado diagnóstico" de que a deterioração da economia se deve ao quadro internacional, o partido diz que o ajuste fiscal, "por si só", não permitirá a criação das condições necessárias para que o país "deslanche para uma nova fase de crescimento e desenvolvimento duradouro e sustentado". "Nesse contexto, portanto, é que se percebe quão equivocada foi a política econômica governamental." 

Aliado do PT desde o primeiro mandato de Lula, o PMDB diz que o partido de Dilma trava uma "luta política fratricida" e busca sempre a diminuição de seu papel e de sua importância. "Em função disso, é preciso que o PMDB passe a trilhar caminhos próprios, apartando-se, com elegância, do PT. O partido não pode estar atrelado aos insucessos do governo, ocasionados por decisões que, além de não terem sido suas, foram equivocadas." 

Em um momento de autocrítica, a sigla diz que não tem "bandeira, discurso e identidade exclusivamente próprios" e, por isso, tira "pouco proveito" de ter o maior número de vereadores, deputados estaduais, prefeitos, governadores e senadores. Com os seus principais quadros investigados na Lava Jato, o partido não faz menção à operação. Defende apenas uma revisão da legislação sobre corrupção.

16 comentários

O PMDB já está se preparando para assumir a PresidÊncia. O Cunha terá que aceitar o pedido do impeachment da Dilmanta.

Este partido é uma máfia da pesada.

É o famoso : se correr (do PT) o bicho pega, se ficar o bicho (PMDB) come...

Reply

Cel
PMDB pilha o país desde 1985, governo Sarney.

Átila

Reply

E pq continua a apoiar quem é culpado de nossas tragédias? O Brasil, o povo brasileiro tem pressa nas soluções dos problemas que vcs criaram. Estão esperando os desempregados invadirem supermercados, mercearias, etc.? É isto.
Mas se resolverem invadir o Congresso e quebrarem o pau ai dentro, no lombo de vocês, que tal? A fome alucina, senhores. Ainda mais se vier acompanhada de choro de criança com fome.

Reply

A autocrítica não livra o partido de sua responsabilidade dessa crise, de jeito nenhum. O partido, aliás, é co-participe dessa desgovernança que se encontra o país. Intendo, o partido, enquanto o pt não fazia a tarefa de casa, estava pilhando, roubando e, o país ficava em segundo plano. Esse povo dá asco na gente, Coronel!

Reply

Antes do Sarney, quando era apenas era ainda MDB. O pior de tudo a gente vê tanta asneira e babaquice da imprensa chapa-branca. Eles adoram inventar teorias e soluções não-práticas para os principais temas do país:
A Dilma pedalou? O trabalhador também pedala para pagar as contas!
O crime aumentou? Vamos aumentar a jornada da PM sem colocar novos policiais ou mudar a lei que só favorece o banditismo;
Você tem corta seus gastos o governo não!
Saúde está precária e os remédios estão caros? Conheça 5 métodos da medicina caseira!
De menor não pode ir pra cadeia, mas pode matar!
Fora outras coisas que ainda dá para colocar.
Sinceramente o Brasil é o país do futuro mesmo!É a prova que todas as teorias do socialismo dão errado e isso vem desde que proclamaram a república! A única vez que tivemos a chance de crescer foi com a estabilização econômica e até isso o povo pentacampeão jogou fora! O POVO SIM! Porque os políticos já sabiam que ia isso acontecer do jeito que a coisa estava indo.
Uma coisa os MAVs tem razão: o povo só sabe protestar no Facebook!

Reply

Isso é só blá blá blá. Quanto mais tempo passar mais tempo sobra para pilhar. Nenhuma medida de privatização integral das estatais até agora. Isso significa o quê?

Reply

O PMDB,do Paraná prá cima, só tem político ladrão, como o PT em todo o País.
Eles se merecem

Reply

Quem não produz nada faz as regras para quem produz. Isso não dá certo em lugar nenhum!

Reply

Que o TSE casse a chapa toda, então - Dilma / Temer.


Chris/SP

Reply

Para os que estao preocupados e pedem para Aecio deixar o PSDB, quem esta com um pe no PSDB e o Serra que quer ser candidato e Alckmin vai sair para PSB com o vice dele, portanto Aecio tem o caminho livre.a

Reply

ESSE QUE ESTÁ CUMPRIMENTANDO-O É O "ANDRÉ PUCCINELLI", O LULA PMDEBISTA DE MATO GROSSO DO SUL.

ROUBOU 15 FAZENDAS PARA DAR O TRANSPORTE REGIONAL AO CONSTANTINO E AS OBRAS PARA UM EMPREITEIRO VAGABUNDO QUE DESTRUIU OS CARROS DOS SUL-MATOGROSSENSES COM PAVIMENTOS PODRES.

MATOU MILHARES COM CÂNCER - BUSQUEM NO YOUTUBE A MÁFIA DO CÂNCER DE CAMPO GRANDE.

Reply

São farinha do mesmo saco!Um roubando mais que o outro!Destruíram o real!Será que vão criar uma nova moeda?Que tal um nome que já tá na boca do povo?PIXULECO!!!Ficaria assim:$1o,50:Dez pixulecos e cinquenta pixulequinhos!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...!!!!

Reply

AS RAPOZAS DO PMDB APOIANDO DILMA 5 ANOS, AGORA DANDO UMA DE SANTOS. RENAN DEVE SER AFASTADO COM DILMA

Reply

O QUE CONHEÇO QUE TEM VERGONHA NA CARA DO PMDB É O ATUAL GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL O IVO SARTORI, ESTE SIM , CABRA MACHO, E NUNCA APOIOU A CORJA DO PT, NAO APOIOU DILMA , ELE APOIOU E APOIA AECIO NEVES

Reply

A FOTO DESTES AI DO PMDB-- DAO NOJO, LAMBEDEDORES DO LULA

Reply

Se não pagarem, não levam! Qual é a diferença somos nós trabalhadores deste pobre país quem paga a famigerada conta, ou então saqueiam outra estatal, acho que todas estão na miséria!

Reply