Dima perde no TCU, mas vai recorrer ao "puxadinho do PT": o STF.

(Folha) O governo vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar anular o julgamento das contas da presidente Dilma Rousseff pelo TCU (Tribunal de Contas da União) se ele ocorrer com a participação do ministro Augusto Nardes, que é o relator do processo e é acusado de parcialidade pelo governo. 

O julgamento das contas de 2014 da presidente está marcado para esta quarta (7) e preocupa o governo porque a tendência do TCU é reprovar o balanço apresentado por Dilma, o que poderá renovar o fôlego dos defensores da abertura de um processo de impeachment contra ela na Câmara dos Deputados. 

Nesta segunda (5), o ministro Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), protocolou no TCU um pedido de afastamento de Nardes. Para o governo, o relator violou normas que regem o tribunal ao opinar sobre o caso em eventos públicos, demonstrando parcialidade e antecipando seu voto.
Nardes nega que tenha antecipado seu voto e acusa o governo de tentar intimidá-lo. "É uma forma protelatória para evitar que a sociedade tome conhecimento do que aconteceu", afirmou. 

Após reunião com o presidente do TCU, Aroldo Cedraz, os ministros do tribunal decidiram manter o julgamento na quarta, mas eles vão se reunir novamente nesta terça (6) para avaliar como vão fazer para responder ao argumento do governo. A ideia inicial do TCU era, antes do julgamento das contas, decidir se o recurso da suspeição contra Nardes seria ou não aceito. Se não fosse, o julgamento seguiria. 

No entanto, ao menos dois ministros entendem que deveria ser feito um processo específico para julgar se Nardes está ou não impedido, o que poderia adiar a análise das contas pelo tribunal. Assessores da presidente acham que o governo tem uma chance de anular o julgamento se seus argumentos contra Nardes forem ignorados. Após entregar sua petição ao TCU, o próprio Adams anunciou que esse deverá ser o próximo passo do governo. 

"O TCU pode entender que não há impedimento [do relator]. Essa decisão não é definitiva e pode ser reapresentada nas instâncias judiciais", disse Adams, lembrando que os ministros do TCU devem seguir a Lei Orgânica da Magistratura, que impede os juízes de falar sobre os processos. O governo voltou a acusar Nardes de parcialidade nesta segunda. "Ele chegou a dizer que sua decisão seria histórica. É evidente que antecipou seu voto antes de esgotadas as etapas de defesa do governo", disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. 

DESCONFORTO
A ofensiva do governo criou desconforto entre os integrantes do TCU. Alguns ministros já vinham se incomodando com a atitude do relator de falar em demasia sobre o caso, mas a forma como o governo anunciou a decisão de pedir seu afastamento, com uma entrevista de três ministros antes da apresentação dos argumentos ao tribunal, causou constrangimento maior. As chances de o pedido do governo ser aceito são pequenas. 

O Planalto já esperava a reação dos ministros do TCU, mas acredita que essa etapa será importante para a estratégia de recorrer depois aos tribunais superiores pedindo a nulidade do julgamento.
A equipe de Dilma já dá como certa uma derrota no julgamento. Apesar de avaliar que a rejeição das contas não gera argumento jurídico para abertura de um processo de impeachment, sua equipe sabe que o resultado será usado politicamente.

7 comentários

Vamos pedir exoneração do bandidos petistas travestidos de ministros do STF.
Esses togados desonestos votam de acordo com ideologia atrasada dos bolivarianos comunistas petistas.
VAMOS TIRAR ESSES CALHORDAS LOCUPLETADOS NOS TRIBUNAIS SUPERIORES BRASILEIROS.
Pessoas desonestas como esses calhordas têm se mostrado ser, não correspondem ao perfil necessário para ocupar uma cadeira de Tribunal.

FORA LEVANDOWISKI, ZAWASKI, TÓFOLLI, WEBER, CARMONA, BARROSO, CELSO .... e CATERVA.

Reply

E o choro do desespero! Sabem que perderam!!!

FORA DILMA, FORA PT!


O BRASIL DECENTE ESTÁ COM O MINISTRO AUGUSTO NARDES / TCU!!!!


Chris/SDP

Reply

Os petistas entendem como imparcialidade quando é a favor da anta. Ou eles subestimam a inteligência do povo. pq eles vêm aparelhando o judiciário? será que é para defende-los apoia-los mesmo estando contra a lei? a bronca da anta é exatamente por causa da imparcialidade. pra quem ate assassina reputação de quem faz oposição. o que a anta juntamente com os demais petistas querem é que os ministros apoiem a orcrim.


IMPEACHMENT JA!

Reply

Hoje o que se vê é todo mundo desesperado. Recorrer ao STF contra o julgamento das pedaladas pode significar duas coisas: o STF mantém o julgamento e assim melhora sua imagem diante do país e taca o ferrro na bandidagem ou mela a senteça e será execrado juntamente com o desgoverno e companheiros, entrando para a história como um bando de subservientes que não honram a toga que vestem.

Reply

Será que a Famiglia Addams não vai pedir o afastamento do Presidente do TCU também, por ter adiantado que o Pedido de Afastamento do Min.Nardes, não passaria no colegiado do TCU..

Reply

Coronel:
Pelo que sei, o TCU é órgão técnico; o julgamento das contas não constituem, no exato sentido, uma decisão judicial e, portanto, não sujeito a revisão por instância superior. É como se fosse um laudo técnico, que o legislativo pode acatar, ou não. Se o STF tiver um mínimo de decência é isso que dirá.

Reply

impeachment, chega de bandalehira,esta auadrilha bolivariana é protegida pelo stf

Reply