Dilma derrotada: sem quórum na sessão do Congresso, vetos não foram votados.

O novo time de articulação política do governo fracassou nesta terça-feira, em seu primeiro teste, após a reforma ministerial. Após suspender por meia hora a sessão para análise dos vetos da presidente Dilma por falta de quorum, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), desistiu de retomar a votação hoje e marcou nova sessão do Congresso para as 11h30 desta quarta-feira. Mesmo com aliados do governo —como o novo ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera —, no plenário para arregimentar deputados para a votação, não houve quorum na Câmara. 

Nos bastidores, líderes de partidos da Câmara se mobilizaram para não dar quorum na Casa, como forma de pressionar Renan a incluir na pauta do Senado a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a doação de empresas. Renan alterou sua agenda para receber, às 15h, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Quando a sessão foi suspensa por meia hora, havia apenas 162 deputados no plenário, quando são necessários pelo menos 257 para iniciar as votações. Já no Senado, havia quórum: 54 senadores registraram presença. São precisos 41 deles para iniciar as votações. Renan Calheiros abriu a sessão às 12h29 para analisar vetos da presidente Dilma Rousseff, entre eles o que garante reajustes entre 53% e 78,5% aos servidores do Judiciário, com impacto estimado de 36,2 bilhões em cinco anos.

Foi marcada nova sessão do Congresso para amanhã, quarta-feira, às 11:30. 

6 comentários

KKKK. Quero ver agora o fanfarrão do ministro da Justiça falar que o governo possui uma base sólida que dará governabilidade à Dilmentira! KKKKKKK. Mesmo vendendo a alma para o fisiológico PMDB e também para o Luladrão, não conseguiu quórum para votar os vetos presidenciais!!! QUE VEXAME!!! KKKKK. Essa notícia alegrou a minha tarde!!!

Reply

quem realmente perdeu foi o pessoal do AERUS, que o governo está sacaneando há mais de 2 anos, após decisão judicial. também o pessoal do judiciário que não receberá seu reajuste salarial.

Reply

Time?

Ah, dá um taime!

KKKKKKKKKKKKKKKKK...

Reply

São todos uns espoliadores do povo, ou melhor, do gado.

Reply

Cel
Seguinte: o País faliu e não tem mais dinheiro para pagar a base alugada. Resultado: não votam + a favor do governo nem que a "vaca tussa". Bem feito! "No que se refere" à CPMF tb não aprovarão, pois em pagamento o governo precisaria dispor de um $ que não tem. Bem feito!
Esther

Reply

Ta' na hora do povo brasileiro parar de votar tanto no PMDB. Fisiologico, pouco liga para o povo brasileiro. Nada de eleger deputados e prefeitos desse que e' o maior sustentaculo do tragico governo petista.

Reply