Youssef negocia delação premiada com autoridades americanas. Welcome, FBI e Departamento de Justiça.

Alberto Youssef sendo preso pela PF  (Foto: Paulo Lisboa/Estadão Conteúdo)
(Época) Sob sigilo extremo está em curso uma negociação inicial entre procuradores de Nova York e o doleiro Alberto Youssef para realizar um acordo de delação premiada. O objetivo é que o principal operador da Lava Jato conte o que sabe sobre as falcatruas na estatal. As conversas, em estágio preliminar, têm sido conduzidas pelo advogado Antonio Figueiredo Basto, defensor de Youssef no petrolão. 

O criminalista viajou para os Estados Unidos no dia 22 de setembro para desenhar uma cooperação de seu cliente com as autoridades americanas. As tratativas, se avançarem, deverão ser concluídas até dezembro deste ano – e colocarão o FBI, a polícia federal americana, no encalço de ex-diretores e ex-conselheiros da Petrobras, incluindo a presidente Dilma Rousseff.
 
No momento, estão em discussão os termos do processo civil movido por investidores que perderam um dinheirão com a queda das ações da Petrobras na Bolsa de Nova York. Youssef, para evitar o bloqueio de seu patrimônio no exterior, poderá explicar como funcionavam os pagamentos de propinas e o uso político da estatal pelo Planalto. O responsável por negociar com os colaboradores da Lava Jato será o procurador americano Patrick Stokes, que deverá viajar para Curitiba entre outubro e novembro para falar diretamente com Youssef. 

 Essa não é a primeira vez que Figueiredo Basto faz um acordo de delação premiada internacional. Em 2005, ele ajudou o doleiro Clark Setton a fazer uma colaboração com autoridades americanas no caso de evasão de divisas do Banestado – que também teve Youssef como um de seus principais operadores. Procurados, Figueiredo Basto e as autoridades americanas não comentaram o assunto.

A ideia de Youssef colaborar com os investigadores nos Estados Unidos surgiu em agosto, após um encontro realizado entre o advogado do doleiro, um agente do FBI e representantes de um grupo de investidores que teve prejuízo com a desvalorização dos papéis da Petrobras. Entre eles estão o USS, maior fundo de pensão do Reino Unido; o State Retirement Systems, união dos fundos de pensão de servidores dos Estados americanos Ohio, Idaho e Havaí; a gestora de recursos norueguesa Skagen, entre outros. 

O cálculo estimado para as perdas chega a mais de meio bilhão de reais. Esses acionistas entraram com ações coletivas, conhecidas como “class-action”, que estão em curso na Corte de Nova York. Por isso, estiveram no Brasil, atrás de provas colhidas pela Lava Jato.

No dia 24 de setembro, a Fundação Bill & Melinda Gates, do fundador da Microsoft, também entrou com uma queixa na Corte federal de Nova York, alegando que foi lesada pelo “esquema de suborno e lavagem de dinheiro” na Petrobras.

Nos Estados Unidos, o acordo de colaboração com a Justiça existe desde a década de 1960. O objetivo de Youssef em fechar uma cooperação com as autoridades americanas é evitar se tornar alvo também de um processo por lá. Numa eventual condenação criminal, Youssef seria proibido de entrar nos Estados Unidos ou de viajar para o exterior. No entanto, o maior prejuízo seria a condenação numa ação cível, que poderia bloquear seu patrimônio para ressarcir os investidores prejudicados. 

A Petrobras, que tem operações nos Estados Unidos, poderá ser condenada e proibida de fazer negócios com o governo americano, caso não feche um acordo. Se depender do potencial explosivo de Youssef e da eficiência do FBI, a bomba no colo do governo será grande.

19 comentários

o meu fundo de pensao,no Brasil, tb perdeu muito,mas muito dinheiro com o petrolao. e aih,PREVI?????

Reply

Que bom que os gringos estão vindo atrás de acerto de contas. Isso colocará sobrevida na lava jato, pois se desmontarem a lava jato, escreve aí, dólar (que já esta à 5,00 no paralelo)vai subir mais ainda.

Como os petralhas têem muito dinheiro lá fora, quanto mais o Brasil quebrar mais o poder financeiros dos petralhas aumenta. Atentem para isso, eles saem ganhando financeiramente com a quebra do Brasil.

Reply

Eu quero é bagunçaaaaar!
"PARA SALVAR O GOVERNO, A ÚNICA SOLUÇÃO É PIORAR O GOVERNO. SERIA MELHOR TER PERDIDO A ELEIÇÃO".(Tião Viana - PT/AC).
Essa frase fará historia e de bom tamanho para petistas, cabeças recheadas do diabolismo marxista!
Essa foi a lógica, que também foi apresentada a Lula no ano passado, quer dizer mais ou menos o seguinte:
“A gente deveria ter deixado para Aécio acertar todas as burradas que fizemos. Depois que ele arrumasse a casa, para o país não quebrar, a gente voltava para bagunçar tudo de novo”.
Veja a mentalidade do comunista, caótico, desequilibrado, predador e sabotador do Brasil, o PT:
"PARA SALVAR O GOVERNO, A ÚNICA SOLUÇÃO É PIORAR O GOVERNO. SERIA MELHOR TER PERDIDO A ELEIÇÃO".(Tião Viana - PT/AC).
Esse seria o jeitinho prá gente voltar pro governo - mas como descobriram - daqui prá frente não tem mais jeito; acabou a bocada...

Reply

Só quero saber quem vai pagar essa M......

Reply


BRASÍLIA – Condenado no processo do mensalão por corrupção ativa, o ex-deputado José Genoino (PT-SP) recebeu nesta quarta-feira o perdão judicial e não vai mais precisar cumprir os três anos e quatro meses de pena que ainda restavam. Ele está livre por força de um decreto baixado em 24 de dezembro pela presidente Dilma Rousseff concedendo indulto natalino a presos de todo o país que atendessem a determinados critérios. Hoje, por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) atestou que o petista preenche os requisitos e efetivou o benefício.

Reply

Coronel,
felizmente vivemos numa aldeia global. O STF aparelhado defendendo esses bandidos mas, com a Cavalaria Americana eles vão se dá mal.

Reply

Que maravilha! FBI.Quando esse malfeitor do Lula será preso? Nos informe para podermos comemorar em todo o Brasil e até fora de nosso País, lógico, pelos Brasileiros de bem e honestos. Será um dia de intensa FELICIDADE e só assim estaremos libertos da corrupção e roubalheira no BRASIL. Prendam o chefe, a cabeça do BANDO e tudo voltará a PAZ.

Reply

Coronel,

o abaixo assinado para não permitir que melem a Lava Jato não para de crescer.
Em apenas 1 dia 153.923 assinaturas!

http://www.oantagonista.com/posts/100-000-assinaturas-contra-o-jogo-sujo-do-stf

Vá lá e assine Coturneiro! Agora! Imediatamente!

Quero ver quem será o corajoso que colocará IMPEDIMENTO contra o Juiz Toffoli para estar no STF!!
Como pode um ex-advogado do PT julgar coisas relacionadas ao PT!
Como podem colocar uma senadora do PT nas mãos deste desqualificado, petralha, comprometido até a raiz com Lula e o PT???????????????!

VERGONHA!
VERGONHA!
VERGONHA!

E o imbecil ainda tem coragem de dizer que todos os juízes brasileiros são capacitados e excelentes.
Supondo que tenhamos 2.000 juízes no Brasil, esta afirmativa de Tofolli é falsa, pois a contar por ele, temos, supostamente, temos 1.999!!!!!

Ah... esqueci do juiz da cocaína flagrada em toneladas e o habeas corpus para o traficante... são 1.998?
Ops... vamos descontar o Levandowiskey? 1.997... ops... e tem a Carmem Lúcia, e o ... e assim por diante!


OU ACABAMOS COM O PT,
OU O PT ACABARÁ COM O BRASIL!


Flor Lilás

Reply

Se a quadrilha do PT e asseclas cair nas garras do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a coisa vai feder para o lado dos chefes, Lula e Dilma!!!

Reply

Coronel hoje vi uma coisa na Globo como prova que esses caras não estão nem aí para o povo. Eu nunca vi direito aquele programa do sábado de manhã o tal do "É de casa". Hoje eu vi. É o "Esquenta" dos Sábados. A mensagem do programa é bem clara: ser pobre é cool! É style! Não é engraçado isso justamente numa época em que a população anda sofrendo um arroxo salarial e a desvalorização da moeda nacional?
Isso só prova que eles (governo, políticos, mídia) não querem que o povo cresça individualmente e aliás como a gente não sabe que eles quebraram o país justamente porque muitas pessoas que saíram do povo começaram a ficar ricas porque eram empreendedoras e isso virou uma ameaça aos nosso coronéis?
Mas é uma pena que somente alguns percebam a arapuca que armaram para gente. Se os o povo parece pelos uma semana seria o fim do governo. Mas isso é pouco provável que aconteça visto que patrões&empregados tem que entrar nesse consenso e que a maioria que apesar de estar contra o governo quer resolver tudo nas próximas eleições e assim deixando o pouco que funciona no país a mercê do aparelhamento. E quanto mais o povo dorme, mais eles injetam morfina para deixar o povo em coma de uma vez.

Reply

A nossa pf vem se mostrando eficiente mas precisa mais. E precisa ser mais, digamos arrojada quanto a certos poderosos que, creio, ela já sabe estarem envolvidos nas falcatruas bilionárias. Eis a diferença entre o fbi e a pf.

Reply

"Incluindo a presidente Dilma Rousseff".

Reply

Lula deve estar bolando uma forma de subornar uzamericanu!!!

Reply

Também quero saber porque meu fundo de pensão não se mexe prá buscar os prejuízos que levou com a Petrobrás? Presta atenção Previ, o dinheiro é dos assistidos e não do presidente de plantão.

Reply

Aí vai depender dos pedidos de extradição?

E o STF camarada que dá o fatiado pra petezada?

Reply

Agora resolve ligeiro!

Gabriel-DF

Reply

O cúmulo da sacanagem, quadrilhagem, bandidagem, crime ... no Brasil parte de uma instituição que deveria ser modelo de ética, lisura, seriedade e competência, mas que prova ser UMA CASA DE MERETRÍCIO. "O Supremo Tribunal Federal (STF)" uma ZONA DE MERETRÍCIO. Esse antro, ao decidir "fatiar" um dos desdobramentos da Lava-Jato, no qual foram encontrados indícios contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) com suspeitas de fraude no Ministério do Planejamento, para que o caso seja apartado das investigações do esquema de corrupção na Petrobras, quer na verdade confundir e bagunçar a operação lava jato, só tem como finalidade melar a Lava Jato, fazer com que os juízes da lava jato se percam no labirinto e nunca consigam chegar ao final do processo.

Essa baderna nas cortes brasileira faz com que no Brasil NUNCA SE FAÇA JUSTIÇA. Por isso que existem milhões de processos debaixo da bunda dos togados vadios, processos que se arrastam anos e anos, travando a vida do cidadão brasileiro, que morre sem ver seus direitos defendidos.

Como já disse o CORONEL neste blog: "Parlamentares das CPIs e juristas brasileiros deveriam APRENDER com o poder de síntese da Justiça americana." ... e assim deixar de prevaricar no cargo e defender os direitos do povo.

Reply

Será que euzinho entendi direito?
O yusef vai "si delatar-si a si mermo lá fora" para poder gerir seus bens no exterior?
É deboche?
Então o que ele devolveu junto com a delação premiada é apenas uma pequena parte do dinheiro roubado do esquema do petrolão?
E este tipo de acordo foi feito com todos os delatores ou seja, devolver apenas uma parte do butim "pilhagem"?
O crime em banânia compensa, e como compensa!

Reply

A nossa esperança agora, de desmontar essa quadrilha que se instalou no governo, é que o FBI, a eficiente polícia federal americana, entre com tudo nessa investigação e desmascare o "pixuleco".
Enquanto ele estiver solto, a operação lava jato estará ameaçada de esvaziamento.

Reply