Todos contra Dilma.

(Folha) Um dia depois de anunciar seu novo pacote fiscal, a presidente Dilma Rousseff montou uma operação para convencer deputados e senadores aliados a aprová-lo, mas recebeu sinais de que eles resistirão a aprovar a principal medida, a criação de um imposto sobre operações financeiras como a antiga CPMF. 

Em duas reuniões no Palácio do Planalto nesta terça (15), Dilma ouviu de sua base críticas à ideia de recriar o chamado imposto do cheque e à retirada da autonomia que os parlamentares têm hoje para destinar a obras em redutos eleitorais os recursos de suas emendas ao Orçamento. "A CPMF não é suportável e vai causar problemas na economia", resumiu o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 

A insatisfação com o destino das emendas foi expressada pelo líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ). Para ele, será impossível convencer os deputados a destinar os recursos somente para obras de interesse do governo no PAC. 

Após as críticas, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, indicou a parlamentares que o governo vai recuar na sua proposta de usar as emendas para cobrir o corte de R$ 3,8 bilhões em obras do PAC.
Sobre a CPMF, a presidente conta com o apoio de governadores, com quem esteve na noite de segunda (14). Ela espera arrecadar com o novo imposto R$ 32 bilhões. 

Sem dinheiro em caixa, os governadores vão sugerir elevar a alíquota proposta pelo governo para o imposto de 0,20% para 0,38%. A diferença iria para os cofres de Estados e municípios. O governo está disposto a reduzir o prazo de vigência do tributo, batizado por eles de CPPrev, de quatro para dois anos. 

Em evento no Palácio do Planalto, Dilma antecipou sua disposição de negociar diante das reações negativas. "O governo não aprova a CPMF, quem aprova é o Congresso." Seu tom foi uma resposta a deputados e senadores aliados que estiveram reunidos com ela e saíram fazendo críticas ao seu pacote fiscal, que depende do Congresso para ser aprovado –15 das 16 medidas têm de ser votadas no Legislativo.
 
O próprio Eduardo Cunha desdenhou: "Eu acho que 0,20% ou 0,38% é só o tamanho da derrota. Eu não acredito que passe nem com uma nem com outra". O governo também enfrentará resistência do empresariado. O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Andrade passou o dia pedindo apoio contra medidas do pacote que atingem o setor.

"Liguei para parlamentares governistas e da oposição para derrubar ou mudar a proposta que retira 30% das verbas do Sistema S, o que pode levar ao fechamento de cursos profissionalizantes em funcionamento", afirmou. 

4 comentários

Essa mula de presidente, não entende que enquanto ela estiver ai, não tem mais um centavo de imposto a mais. Por isso renuncia, presidenta, faça um bem para o povo pelo menos uma vez nestes 13 anos de governo.

Reply

A Anta, travestida de presidente, vai dar um tiro no pé, de novo!

CPMF já foi derrubada pelo CN em 2007. Ponto!

Não importa que hoje seja formado, em parte, por outros parlamentares. Eles já disseram NÃO uma vez. E, dirão NOVAMENTE, NÃO!

A Anta não tem o menor respeito pelos parlamentares, e quer jogar o ônus nas costas deles.

XÔ CMPF!
XÔ DILMA, incompetente!!!!


Chris/SP

Reply

Vamos ver nos próximos dias se essa indignação toda é realmente indignação ou jogo de cena. Pelo menos Robson de Andrade não confunde curso profissionalizante com curso técnico.

Reply

Governadores tinham que deixar de ser caras de pau, renegociar as dívidas, acabar com as boquinhas, etc, ao invés de querer se juntar ao desgoverno para nos roubar.

Reply