Levy perdeu o grau de investimento e ninguém mais dá ouvidos a ele.

(Folha) O anúncio oficial do inédito Orçamento com deficit tornou visível o desconforto do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Ele concedeu entrevista nesta segunda (31) ao lado de Nelson Barbosa (Planejamento), em um cenário montado pelo Planalto para transmitir a imagem de uma equipe econômica unida. 

Ao encerrar a entrevista, Levy não respondeu aos jornalistas que perguntaram ao ministro se ele se sentia confortável com a decisão e se estaria de saída do governo.Chamado no fim do ano passado para dar uma guinada na política econômica, o titular da Fazenda foi derrotado nas discussões internas sobre a proposta de Orçamento para 2016. Segundo sua equipe, faltou "apetite" do Planalto para fazer cortes mais drásticos nos gastos. A interlocutores, Levy classificou o texto como "inercial".

Entre a posição dele e a de Barbosa e Aloizio Mercadante (Casa Civil) –favoráveis ao Orçamento com deficit–, a presidente Dilma decidiu pela proposta que o governo chamou de "realista".Esperava, assim, sensibilizar o Legislativo a ajudar e evitar as chamadas pautas-bomba, que geram gastos a mais. 

Em recado ao governo, o titular da Fazenda disse nesta segunda crer "firmemente na necessidade da sustentabilidade fiscal", mas que, "se houver ambiguidade sobre isso, fica mais difícil garantir o crescimento" econômico –referência às resistências dentro do governo ao ajuste fiscal. 

Já Barbosa destacou em sua fala a importância de encaminhar ao Congresso uma proposta "realista e transparente", sem "maquiagens" –resposta às críticas ao Planalto pelas "pedaladas fiscais", que ora colocam as contas de 2014 do governo em xeque.

Para Levy, o Executivo "precisa de uma ponte" que garanta receitas para reequilibrar as contas públicas. Esta "ponte" pode incluir "receitas transitórias" –sinalização do ministro ao Congresso para que aprove um aumento temporário de impostos para cobrir o deficit de R$ 30,5 bilhões em 2016. Levy tem dito reservadamente que a decisão de enviar um Orçamento com deficit coloca em risco o grau de investimento do país.

DERROTAS
O ministro tem sido criticado por petistas e até por colegas de ministério pela defesa do ajuste fiscal.Recentemente, Levy tentou protelar a decisão de reduzir a meta fiscal deste ano. Acabou perdendo a discussão. O superavit primário de 2015 caiu de 1,1% para 0,15% do PIB (Produto Interno Bruto).

Posteriormente, para melhorar o fluxo de caixa, segurou a antecipação do 13º dos aposentados. Perdeu outra vez, com a determinação da presidente de fazer o pagamento em setembro

8 comentários

É um sujeito pusilânime e servil. Quebrou o estado do Rio e ajudou a quebrar o Brasil.

Reply

O Levy está defendendo interesses de quem dentro do governo?
Cai fora, Levy! Isso aí é um mato sem cachorro!

Reply

Privatiza a Petrobras. Dá para fechar os oleodutos da corrupção e arrecadar 400 bilhões. As ações se valorizarão. Privatize já todas as estatais!

Reply

Cel
A Anta não deixa ninguém fazer o que é preciso, muito menos o Levy. Não sei o que ele ainda está fazendo lá, já que é a Anta que dirige a economia. Caso contrário não estaríamos nesta penúria. O Levy virou fantoche, como o Mantega.
Esther

Reply

Um rato ou um homem ?

Reply

O Brasil deve abrir o debate s/ o Imposto Único. Abrir debate. De minha parte, já estaria aprovado, mas o povo precisa entende-lo. Custo arrecadatorio ínfimo, arrecadação rápida, continuada, além de eliminar ações de cobrança, etc. Mas a CPMF agora é um erro. Deveria ter sido usado no bojo do programa de ajuste, quando poderia ajustar os atuais impostos, e outras correções. Se houver buraco no orçamento, que se corte programas eleitoreiros e não sacrificar a população, cujo grau de sacrifício já ultrapassa os limites da dignidade. Por fim, Levy não está correspondente às expectativas e muito menos as necessidades. SE não tem força para se impor, saia do governo.

Reply

Ele perdeu a credibilidade , não adianta ser competente e estar num governo incompetente! Levy siga o conselho de Stevie Jobs: SE LIVRE DOS PALHAÇOS, SAIA DO GOVERNO!

Gabriel-DF

Reply

Psiiiuuuuu!!
Mazel tov!!
Vai procurar sua turma cara!! picareta!!

Reply