Janot quer investigar "brindes" recebidos das empreiteiras por Lula. Teori Zavazcki quer saber em que categoria de crime enquadrar os pixulecos do ex-presidente.


(Por Merval Pereira, de O Globo) O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de inquérito, a pedido do Procurador-Geral da República Rodrigo Janot, contra o atual ministro da Comunicação Social Edinho Silva para investigar a denúncia do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, de que financiou a campanha a presidente de Dilma Rousseff em 2014 com dinheiro desviado da Petrobras.

Edinho foi o tesoureiro da campanha eleitoral do ano passado, e segundo a delação premiada de Pessoa, ele ameaçou sua empreiteira de perder obras da Petrobras se não desse dinheiro para a campanha. Segundo o empreiteiro, Edinho foi “bastante incisivo” na pedida, perguntando explicitamente: “O senhor quer continuar tendo obras na Petrobras?”.

Com relação ao ex-presidente Lula, por enquanto existe somente um pedido de abertura de inquérito por parte do Procurador-Geral da República Rodrigo Janot para apurar os brindes que Lula ganharia das empreiteiras, denunciados na delação de Ricardo Pessoa.

O ministro Teori Zavascki retornou o pedido a Janot pedindo que ele especifique que tipo de crime ele vê nesses brindes. O empreiteiro Ricardo Pessoa, no entanto, na mesma delação premiada disse que deu dinheiro também desviado da Petrobras para as campanhas de Lula em 2006, sob achaque do tesoureiroJose de Filipi, do PT, e da presidente Dilma em 2010, através do tesoureiro João Vaccari.

A questão das denúncias sobre financiamentos ilegais da campanha de 2010 está sendo investigada em inquérito para apurar um dinheiro que o então coordenador da campanha Antonio Palocci teria recebido do doleiro Alberto Yousseff, e os dados poderão ser anexados ao inquérito já aberto.
Também foram abertos inquéritos com base na delação premiada de Ricardo Pessoa para investigar financiamentos de campanha de Aloisio Mercadante para o Governo de São Paulo em 2010 e do senador Aloysio Nunes Ferreira do PSDB.

A investigação sobre o financiamento ilegal para a campanha eleitoral do ano passado continuará sendo feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas fatos objetivos como os que envolvem o tesoureiro da campanha Edinho Silva, hoje no ministério de Dilma, devem ser investigados pelo Ministério Público.

Como se referem ao atual mandato da presidente Dilma, essa investigação não tem nenhum óbice constitucional e a presidente poderá ser responsabilizada caso se comprove que foi eleita com financiamento ilegal.

 A oposição ficará agora com a possibilidade de pedir impeachment da presidente Dilma com base nesse fato isolado, se quiser preservar o vice Michel Temer. Se o Tribunal Superior Eleitoral terminar sua investigação com a impugnação da chapa por abuso do poder econômico, o vice também será atingido.

Mas se a Câmara se antecipar e usar o fato de que o PT utilizou dinheiro desviado da Petrobras para eleger Dilma, o processo de impeachment pode ser deflagrado antes da decisão do TSE, por crime de responsabilidade. Seria a saída “menos onerosa”, comentou um ministro do TSE.

Há indicações em diversas investigações que estão em curso de que a campanha utilizou diversos mecanismos de financiamentos ilegais, desde dinheiro da corrupção da Petrobras sendo lavado através de doações registradas no TSE até o uso de empresas fantasmas, como gráficas, para legalizar o dinheiro desviado.

15 comentários

Prevaricação é o crime no qual se enquadra facilmente os "juízes" corruPTos.

Reply

Será que o "vozinho-boa-praça " QUER MESMO investigar Lula ou está jogando para a plateia?

Reply

Mas só agora? Agora que o Janot acordou? Lembro que ao sair do palácio, a imprensa noticiou - se a memória não está falhando - foram necessários 11 caminhões para levar as riquezas dele, em contraponto às tralhas, cuecas borradas que ele levou para lá, quando assumiu. Quantos caminhões foram necessários para levar a sujeira dele para o palácio? Fácil tirar uma conclusão - se apropriou do patrimônio público, pois só presentes de pequena monta podem ficar com a autoridade que o recebe.

Reply

Ei você aí, me dá um pixuleco aí, me dá um pixuleco aí.
Naum vai dar não, você vai ver a grande confusão...
Se ôce num der, num tem licitação...
Se ôce num der, tem outro para daaaar!!!!!!

Ei você aí, me dá um pixuleco aí, me dá um pixuleco aí.
Naum vai dar não, você vai ver a grande confusão...
Se ôce num der, num tem licitação...
Se ôce num der, tem outro para daaaar!!!!!!

Reply
fred oliveira mod

São inúmeros os fatos que indicamdinheiro irregular nas campanhas de dilma e lula. Além de tudo isso, tem as indefensáveis pedaladas fiscais. Acrescente a esses fatos pasadena e as mentiras... não há como lula e dilmaescaparem. Bote mais na conta os avisos de irregularidades do tcu ao ex presidente lula nas obras suspeitas e que ele prevaricou, prosseguindo neles e desfalcando o erário publico. Lula tem que responder por muita coisa.

Reply

Ninguem tem duvida de que esses togados (bandidos) caqu'eticos das Cortes sao tao culpados quanto Lula e dilma, por esse governo comunista ter falido o Brasil.

Velhinhos togados se esqueceram de se atualizar nas Leis e a demanda de um Brasil globalizado fez ressaltar o quanto estao ultrapassados e caqueticos.

Nosso Brasil necessita urgente de reformas em todos os campos. A politica 'e a mais urgente, para ser atualizada de forma que velhos que se acomodaram no tempo e deixaram teias de aranha comer seus c'erebro, nao possam titubear diante da lei e permitir que bandidos como Lula, Dilma, Genoino, Dirceu ....e caterca destruam o brasil como fez nesses 13 anos essa organiza'cao criminosa-PT.

Reply

É preciso fundamentar muito bem um pedido de investigação. Vacilar na razão dá margem à respostas como essa. Nem parece que sabe disso.

Reply

Minha sugestão aos ilibados PGR e Teórico Safadisky: abram o código penal em uma página qualquer, e lá encontrarão um artigo para enquadrar a Vaca, o Brahma e toda sua corja. Mas tem que abrir o código, ok senhores? E ler com pelo menos um olho já será suficiente.

Reply

Esse petista Teori Zavascki é uma piada. Tem que investigar o Lula não é só pelos brindes. E a campanha de 2006, e o triplex, e o sítio, e o monte de coisas que levou do Palácio quando deixou a Presidência,e as viagens de avião, e as falsas palestras, e o instituto, e o uso dos cartões corporativos,e o enriquecimento do filho, e as mordomias da 1ª dama inútil, o o filme sobre esse maldito. TUDO vai ser investigado ou esse Teori vai acobertar? Com qual interesse?

Reply

Pois é, deve ter recebido alguns milhares de milhões de dólares em contas no exterior, m de alguns milhões de reais aqui no Brasil! Isso sem citar os milhões de euros que saiam em malas diplomáticas no AIR FORCE 51. Na realidade, o Brasil inteiro aida não compreende como ele ainda não foi para a Papuda.

Reply

O que me chama atencao,sao os nomes parecidos
Paulo Cunha ex-presidente da Camara dos depultados PT, com o nome do
Eduardo Cunha atual presidente da Camara dos depultados PMDB.
Aloisio Mercadante ex senador do PT e Aloysio Nunes atual senador PSDB.
Estariam os petista querendo usar a semelhanca dos nomes para incriminar
o Senador Aloysio Nunes e o Depultado Eduardo Cunha.

Reply

Cel
Eu só quero saber por que o Janot não remete a delação do Ricardo Pessoa, no que respeita a Lula, para o Juiz Sérgio Moro, conforme requerido por ele. Afinal, o elemento não tem mais foro privilegiado e deverá ser investigado e julgado pela JF de Curitiba.
Esther

Reply

Coronel,
quem chama propina de bilhões de pixuleco, o restante e brinde mesmo.

Reply

ateh os cuecoes de lulla sao brindes.......ele nao compra um pente de plastico ha uns 40 anos!

Reply

Tá na hora dos movimentos de rua fazer pixulecos de botons,adesivos, bolas de bexiga e vender pra população irritar o Lula e a |Pixuleca.

Reply