Gilmar Mendes assume papel de Joaquim Barbosa no STF e bota o dedo na moleira de colegas e da OAB. Sem peleguismo e nem viés de esquerda.

(Estadão) O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que também é vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ‘não pode ser aparelho de partido’. Nesta sexta-feira, 17, em São Paulo, o ministro reagiu duramente às críticas que a entidade máxima da advocacia lhe fez por ter abandonado o Plenário da Corte máxima, na quarta,15, durante julgamento do financiamento empresarial nas campanhas eleitorais.

O ministro, que votou a favor do financiamento, aponta suposto ‘conluio’ entre a a OAB e o PT para derrubar os repasses de recursos de empreiteiras para políticos. Reunido na quinta, 16, o Colégio de Presidentes de Conselhos Seccionais da OAB atribuiu a Gilmar Mendes conduta grosseira, arbitrária e incorreta’.

“Nada disso, nada disso, só tive que colocar as coisas nos devidos lugares”, disse o ministro, após participar de uma mesa de debates de estudos tributários na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). “A OAB sai muito mal nesse papel. Muito mal. Ela tem que explicar isso, ela não pode ser um aparelho de partido.”

Segundo o ministro do STF, ‘na verdade esta ação, do ponto de vista republicano, não foi uma ação feliz’. “O que se imaginou com esta ação foi uma combinação um tanto quanto recôndita. Um grupo de acadêmicos do Rio propôs esta ação, muito provavelmente a pedido do PT. Por isso que eu disse que havia um autor oculto desta ação e a OAB encampou. Isso está dito, inclusive, que o intuito era levar ao financiamento público e ao voto em lista. E se dizia que o Congresso não decide e, por isso, cabia ao Supremo decidir. Foi dito isso. Só que isso não tinha sido revelado, isso estava nos documentos que embasaram o estudo da OAB, um grupo liderado pelo agora ministro Luís Roberto Barroso (do Supremo).”

Gilmar Mendes é enfático ao levantar suspeitas sobre o PT. “Qual era o intuito? Era chegar ao voto em lista e ao financiamento público. Mas, para isso fizeram aquela fórmula, ‘ah, vamos fazer doação’ e aí disseram doação igual para todos, para pessoas físicas. Quem é que leva vantagem com a doação igual para todos se for mil reais, dez mil reais ou quinze mil reais? Quem tiver redes, base social, é o que o pessoal no Eleitoral está chamando de capta CPF. Mas o intuito era, realmente, fazer o financiamento público.”

O ministro ataca. “Por que o partido que está no governo se interessou por esse modelo? Isso já estava no projeto de 2009 do Plano de Direitos Humanos. Porque isso, na verdade, obrigava a todos a aceitarem o financiamento público e o voto em lista. Mas isso equiparava as relações?Não, o partido já tinha dinheiro porque estava captando nesse modelo que está sendo revelado na Lava Jato.”

“O que atrapalhou todo esse projeto, que era um projeto de consolidação do grupo do poder no poder?, a eternização? O que atrapalhou? A Lava Jato. A Lava Jato estragou tudo. Evidente que a Lava Jato não estava nos planos, por isso que eu disse que não tem mais relevância nenhuma. O plano era perfeito, mas não combinaram com os russos. Isso é que ficou tumultuado. 

A Lava Jato revelou o quê? Pelas contas, agora, do novo orçamento da Petrobrás, 6,8 bilhões (de reais) destinaram-se à propina. Se um terço disso foi para o partido, o partido tem algo em torno de dois bilhões de reais de caixa. Era fácil disputar a eleição com isso. A campanha da presidente Dilma custou 350 milhões de reais. Por isso que eu disse, eles têm dinheiro para disputar eleição até 2038 e deixaram os caraminguados para os demais partidos. Uma forma fácil de se eternizar no poder. Desde que não tivesse havido a Lava Jato. A Lava Jato perturbou tudo.”

“A OAB sai muito mal nesse papel. Muito mal”, reiterou o ministro. “Ela tem que explicar isso, ela não pode ser um aparelho de partido. Eu conheço a OAB da época de Raimundo Faoro, eu conheço a OAB da época do Caio Mário da SIlva Pereira em que o Conselho Federal emitia votos que emulavam com o Supremo. É dessa época. A OAB não era órgão corporativo, não era órgão sindical de advogados. Era época que quem compunha a OAB tinha lido e escrito muitos livros. É dessa época que eu conheço a OAB.

17 comentários

Muito bom ministro ,o pt está tomando conta das instituições,aparelhando tudo e ninguém fala nada,está quadrilha pinta e borda e ninguém abre a boca,eles n são donos do país,esta quadrilha tem q ser extinta n no sentido de morte mas pt n ,é partido e sim uma facção criminosa,tem q ser cassado

Reply

Muito bem, ministro! Agora fique bem de olho na OABosta.

Reply


PARABÉNS A GILMAR MENDES.

Se todo mundo fizesse isso, botasse a boca no trombone e PEITASSE TODO PETISTA CORRUPTO, que rotineiramente quer passar a perna em alguém, o Brasil não estaria nessa fase terminal.


“O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS, MAS O SILÊNCIO DOS BONS”

Porque:

"QUANDO OS BONS SE CALAM, OS MAUS TRIUNFAM".

O PT sempre contou com a incompetência da oposição para praticar ilações e bravatas. Vocês já devem ter reparado, existe sempre uma pesquisa ou um dossiê fabricados ao gosto do PT, uma falcatrua uma operação coordenada para destruir a imagem de um 'desafeto' dos calhordas petistas.

Lula é o maior desagregador da humanidade. Para se fazer de herói (falso) ele tem o hábito de "fabricar vítimas" e para isso passou 13 anos fazendo intrigas, dividindo os brasileiros em loiros e negros, ricos e pobres, heteros e gays, brancos e afros, pt e elites, ..... Um armador de desavenças entre o povo, um calhorda chefe de bandidos.

O dever de todo cidadão do bem e de todo político honesto e exterminar Lula, Dilma e o PT do mapa.

Reply

Pois é!

Mas aquellas b***** do congre$$o e do $enado não têm que votar a matéria?

E aí?

Reply

Ah, sim

Era uma vez uma época em que se formavam juristas no país e que não era preciso de cursinho supletivo para passar no exame da Ordem...

Era uma vez uma época em que se formavam profissionais do Direito e não profissionais do "direito achado na rua"...

Era uma vez...

Reply

CORONEL, lembrando aquele lema que diz, homem que é homem honra as calças que veste, e no caso do Joaquim Barbosa e agora o Gilmar Mendes, estes além de honrar as calças que vestem, honram também as togas que fazem parte de sua profissão, e que graças a eles estamos chegando a ter que se livrar daquilo que jamais deveria ter chegado a acontecer, que foi a chegada ao Poder de tudo o que existe de pior na mente da raça humana, já bem como dito por outro ministro do STF, verdadeiros marginais do Poder, onde tem de tudo, para tudo que é gosto, finalidade e bolso, onde o que importa é o Poder pelo Poder, onde os Fins justificam os Meios, e para isso se faz o Diabo, o imaginável e o inimaginável, e o Inferno é o limite.

Abs...

Reply

Mias uma vez, obrigada Dr. Gilma Mendes! como vítima de um país governado pelo PT, eu agradeço!!! e torço para que pessoas como você deixem de ser a exceção em meio a tantos covardes, desonestos e sem caráter!
Assim como sou e serei sempre grata ao digno Juíz Sérgio Moro, outra exceção!

Reply

parabens ministro, passou da hora desta quadrilha VERMELHA BOIVARIANA-FRACASSADA se recolher a sua insignificancia, o o PT acha que é dono do país e das instituiçoes, abra a a boca, pois o povo e o país estao sendo massacrados por este desgoverno, levará anos p voltar o crescimento adquirido com o pano real de FHC, sim o crescimento se deu por causa do plano economico da era fhc e sua equipe economica e nao pelo pt,que ao contrário tiveram 13 anos e nada fizeram a nao ser- destruiçao

Reply

Não só a OAB foi cooptada, a maioria do STF também está no bolso do PT. Que Democracia sobrevive assim? Nenhuma. Parabenizo o Ministro por ter deixado a seção. Foi absurdo ter a palavra cassada pelo presidente em favor de um advogadozinho de porta de cadeia.

Reply

Gilmar Mendes faz jus à toga que usa como Ministro do STF.

OAB já foi uma instituição séria, hoje ela é um braço do PT. Vergonhoso!


Chris/SP

Reply

Com uma diferença, acho que Dr. Gilmar Mendes nunca votou no Lula. Joaquim Barbosa, segundo ele mesmo votou 2 vezes em Lula e depois em Dilma e que em Los Angeles, tranquilizou a plateia com:
" Lula é um democrata, de um partido estabelecido. As credenciais democráticas dele são perfeitas".

"Partido estabelecido ...e Lula com credenciais democráticas perfeitas."???? Que foi isso, Dr. Joaquim Barbosa?

Reply

Viva Gilmar Mendes!
Viva Sérgio Moro!
Honrados e dignos,que muitos juízes assim apareçam neste pobre Brasil,roubado e solapado pelo Partido Totalitário.

Reply

Sou advogado e a atitude da OAB nesse e em outros casos são vergonhosas. A OAB deveria se intestino em cuidar dos interesses dos advogados e consequentemente dos valores democráticos, e isso não vem ocorrendo

Reply

Gilmar Mendes jogou a merda no ventilador.
Disse tudo que o Reinado Azevedo vem dizendo a tempos.

Reply

Os outros partidoa vão aceitar vendo o pt recheado e eles na pindaíba? Queremos eleições límpidas e não esse simulacro, com o pt cheio e os outros vazios.

Reply

Ricardo Ruiz, vocês, advogados decentes, devem colocar a OAB no seu devido lugar, afinal são os advogados que sustentam essa ordem!
Ou corre-se o risco de vê-la totalmenbte desmoralizada!
Faço votos que a OAB ganhe o mínimo respeito da sociedade, mas, por enquanto, não é possível, está fazendo por onde ser desacreditada.

Reply

O que deve ser feito doravante é uma campanha para extirpar o PT e todos esses partidos que tem vinculo com o tal malfadado Foro de São Paulo...todos devem à luz da Lei que rege sobre os partidos políticos, serem extirpados da vida publica assim como foi feito no passado...não permitir que nenhum politico se reeleja, inclusive deputados, senadores e vereadores...não devem mais disputar eleições, por isso que essa coisa fica viciada, se formam em ladroagem, corrupção, fraudadores e por aí vão...se tornam pilantras profissionais, veja esse lula ladrão, o dirceu, o palocci, o renam, o argelo, o jucá e a lista é enorme...profissionais da safadeza, em menor e maior escala são todos políticos criminosos e estão aí ditando as normas que compõem as Leis...só no Brasil mesmo...abraços...

Carlos Bonasser

Reply