Copom pode aumentar juros ainda hoje.

(Veja) O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central anuncia nesta quarta-feira sua decisão sobre a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. A maior parte dos analistas acredita em manutenção da taxa, que atualmente é de 14,25%.

Ainda que as apostas sejam de permanência da Selic onde está, já há no mercado quem não descarte uma elevação de 0,25 ponto percentual. A alta do dólar é o centro dessa desconfiança: com a crescente valorização da moeda americana, a pressão inflacionária fica mais acentuada. A elevação dos juros é um dos instrumentos utilizados pelo BC para conter o aumento dos preços.

O dólar já acumula alta de mais de 36% desde o início do ano. Nos últimos dias, a valorização ganhou combustível adicional com o anúncio feito na segunda-feira pelo governo de um orçamento para 2016 com déficit de 30,5 bilhões de reais.

A pressão inflacionária é forte. Na pesquisa Focus, realizada semanalmente pelo Banco Central com instituições financeiras, a expectativa de momento dos analistas é que o IPCA feche 2015 em 9,28%. Esse patamar está bem acima do centro da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, atualmente de 4,5% (com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos).

4 comentários

Meu Deus, coitadinhos dos pentacampeões. Como pode isso? Só notícia ruim. Será que não podia durar mais um pouquinho o sonho de ser um país decente de primeiro mundo com um povo idiota de quarto mundo? (Emergente o cacete, vai ficar ¨emergindo¨ até quando?) Resumindo, cinco séculos de fracasso com alguns poucos anos de paz e bonança. Mas agora é o fim, de novo. Mais um ciclo se acabou e o Brasil, celeiro de jogador, volta para sua posição original de paiseco mixuruca republiqueta de bananas cheio de gentalha que adora pular carnaval e a ¨lei¨ de Gerson.

Reply

minha dúvida: a dilma vana declarou que "demorou para perceber que a crise era muito maior"; minha pergunta é: e os 30 bilhões do orçamento maquiado, quando ella "percebeu" que "os 30 bilhões tinham sumido" ?

Reply

Embora tenha muito se comentando em golpe bolivariano ou algo similar nesses últimos dias principalmente na Internet, vi um economista afirmar que tudo está virando uma bagunça porque o dinheiro acabou. Se pensarmos, eles sabem que se o povo saber a cruel verdade vão ter que explicar como esse dinheiro acabou do nada (do nada não, quem tem um pouco de sabedoria sabe exatamente porque ele acabou). Como acabou o dinheiro na 7º( se ainda está aí) economia do mundo? Daí mensalões e petrolões não sera nada perto de tudo isso! Então qual a melhor maneira de esconder tudo isso? Atiçar os militantes ideológicos movidos a sanduíche de mortadela (além de pessoas cultas como artistas, filósofos, jornalistas) pra colocar fogo no circo e culpar a classe média,coxinhas e opositores enquanto ficam vivendo as custas dessa guerra felizes e nesse ponto todos são os culpados:os militantes que não entenderam ainda que o socialismo só funciona enquanto dura o dinheiro dos outros, os empresários por pensarem nos lucros e não nos pactos que fazem, o funcionário público que reclama do salário mesmo sabendo que tem estabilidade e não percebe que enquanto a economia está bem seu salário vem garantido, aqueles indignados com a situação mas ainda insistem em ficar na frente do computador do que sair nas ruas nos dias protestos, o estudante-filho-de-pai-rico reclamando de uma faculdade federal enquanto o mesmo devia estar numa faculdade particular para dar lugar as pessoas que realmente não tem condição de pagar uma faculdade,do trabalhador que só reclama quando acaba o dinheiro pro futebol ou pro churrasco mas nunca se importa de estar a merce de uma saúde que não funciona, da educação Paulo Freire e a da falta de segurança. O que podemos esperar de um país assim? Uma coisa é certa: se por milagre a inflação ficar em 10% até 2018 já será motivo suficiente para o Lula ganhar de novo! Pois o Brasil parece mulher de marido violento: apanha e não reclama porque o mesmo sustenta a casa!

Reply

Coronel

A Inflação é alta porque temos a taxa do Banco Central de Juros alto,
O Governo é o maior especulador e agiota Institucionalizado
A Taxa de Juros do Brasil não é para atrair investidor mas especuladores,
A quem o Governo está servindo,o Povo ou o Capital Privado
Criando o Circo que aí está, conseguirá o Governo na sequencia Privatizar algumas Estatais

Este é o objetivo do Governo e de sua Equipe

Desde a criação do Plano real até os dias de Hoje não houve sequer Reforma Tributaria,e redução a taxa de juros da Forma que deve ser
ou seja sem esses dois itens não existe crescimento na Indústria,na Economia

Com a Economia de uma Nação não e brinca como tem brincado os Governantes dos últimos 20 anos no Brasil

O Povo voltará as Ruas desta vez não sairá sem a queda do Governo

guru75




Reply