Brasil em estado terminal, afirma Financial Times.


Editorial do Financial Times

Se o Brasil fosse um paciente em um hospital, os médicos da emergência o diagnosticariam como em estado terminal. Os rins falharam; o coração parará em breve. 

Esta, de qualquer forma, é a opinião de um senador do Partido dos Trabalhadores, partido que governou o Brasil por 13 anos, supervisionando tanto sua ascensão no cenário global quanto, agora, sua terrível queda. 

A economia está uma bagunça. A pior recessão do Brasil desde a Grande Depressão levará a economia a encolher em até 3% neste ano e 2% em 2016. As finanças públicas estão em desordem: neste mês, o governo, pela primeira vez desde o início da democracia no país, previu que teria um deficit fiscal primário, o saldo orçamentário antes do pagamento de juros. 
 
O deficit orçamentário real já chegou a impressionantes 9% da produção do país. Como resultado, o endividamento público está crescendo novamente. Esta é a razão imediata por trás da surpreendente decisão da Standard & Poor's na semana passada de rebaixar a dívida brasileira para "lixo". 
 
Se outra agência de rating seguir a decisão da S&P, muitos investidores estrangeiros terão de vender suas aplicações no Brasil, tornando as coisas piores; cerca de um quinto da dívida do Brasil é de propriedade estrangeira. 

Dado o ambiente externo difícil –desaceleração da economia chinesa, o colapso nos preços das commodities e o aumento das taxas de juros nos Estados Unidos–, o Brasil está sofrendo o começo de um estresse econômico extremo. Ironicamente, porém, não são os problemas econômicos crescentes do Brasil que motivaram a decisão da S&P, mas a evidente crise política. 
 
Dilma Rousseff, a presidente, não é mais amada pelo próprio partido e sofre de rejeição profunda em todos os demais lugares: é a presidente mais impopular da história do Brasil. Isso faz com que seja praticamente impossível para ela responder adequadamente à crise econômica. Especialmente quando o Congresso está mais focado em salvar a própria pele da investigação de um esquema de corrupção que desviou US$ 2 bilhões da estatal Petrobras.
 
O sistema político brasileiro é notadamente podre. Agora também não está funcionando. Uma renovação política profunda é uma solução. Infelizmente, há pouca chance de que isso aconteça antes das eleições de 2018. 
 
A impopularidade de Rousseff é razão insuficiente para tirá-la do cargo: se fosse suficiente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que estabeleceu as bases da estabilidade econômica desperdiçada agora pelo Brasil, não teria durado em seu segundo mandato. Pelo sistema presidencial brasileiro, Rousseff também não pode dissolver o Congresso e convocar novas eleições.
 
Conhecida por sua teimosia cabeça-dura, Dilma tem insistido que não irá renunciar. Também não há qualquer evidência de que ela, pessoalmente, tenha lucrado com o esquema na Petrobras. É verdade que ela ainda pode sofrer um impeachment por outras razões, como a contabilidade falsa usada pelo governo. 
 
Mas isso só resultaria num político medíocre substituído por outro. Na linha sucessória há Michel Temer, o vice-presidente, Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, ou Renan Calheiros, o presidente do Senado. Os dois últimos enfrentam acusações de corrupção. É uma situação de instabilidade crescente. Todos concordam que não pode durar, mas não há caminho claro a seguir. 

A situação com os ministros é tão ruim quanto. Joaquim Levy, o ministro da Fazenda linha-dura de Rousseff, tem liderado as tentativas de cortar o inchado setor público brasileiro. Mas ele tem sido minado por outros que acreditam erroneamente que o Brasil pode voltar a gastar para escapar de seus problemas. 
 
Tendo, segundo relatos, ameaçado renunciar, o rebaixamento pela S&P pode enfraquecê-lo. Se ele for [embora], os investidores adotarão uma visão sombria da capacidade do governo de endireitar as contas públicas. Depois disso, muito possivelmente, virá o tipo de terreno financeiro acidentado pelo qual o país já viajara. A jornada terminou mal daquela vez e terminaria mal novamente agora.

10 comentários

O Brasil está empobrecendo em todos os sentidos.O PT e seus apoiadores desmoralizaram o país.

Reply

Coronel,

Tarso Genro terminou de quebrar o RS e, em entrevista ao jornal Zero Hora(13.09), afirmou que mais endividamento é a saída(dobrar a meta!!)

O PT com TODOS seus doentes mentais é o maior praga que o Brasil já enfrentou desde a infestação das "formigas saúvas".

JulioK

Reply

Joaquim Levy linha dura? Faz-me rir bando de tapados, o sujeito é ruim demais da conta e a única coisa que sai da cabeça daquele pau mandado é aumento impostos. Joaquim Levy é mais um engodo, se prestasse para alguma coisa teria recusado o cargo, para permanecer ao lado dos petralhas tem que ser medíocre como eles.
Engana-se o jornal ao dizer que Dilma não se beneficiou da roubalheira. Como não? Ela comprou dois mandatos presidenciais com a grana surrupiada da Petrobrás , quebrou o país mas está lá , sentada naquela cadeira fazendo o diabo, cometeu crimes às pencas, temos leis para enquadrar a dita cuja só não temos um procurador e juízes com coragem para isso, estão devendo a toga até hoje.
Tem jeito 'destepais' dar certo? Não. Podemos tomar as ruas dia sim e outro também aos milhares mas não depende de nós, depende do Congresso e do Judiciário que cruzaram os braços, enrolando, enrolando e enrolando.
Os três poderes então juntos e misturados na lambança, salvando o deles o resto que se dane.

Reply


não há provas contra Dilma? ha ha ha... ate quando vao fazer de conta que não estao vendo

Reply

A anta convoca reuniões nos fins de semana para conspirar(isso mesmo, nunca para planejar) contra o Brasil e os trabalhadores, convoca seus ministros energúmenos e parlamentares vendilhões para tramarem como vão roubar mais dos assalariados. E a imprensa vendida dá ampla divulgação como se fosse algo extraordinário estarem "trabalhando"(conspirando) num fim de semana. É a mais sórdida demonstração de escrotidão dessa canalha chamada pt que arrasou com o Brasil. Depois deles (sim, eles vão sair...) levaremos mais de 20 anos para recuperarmos o terreno perdido.

Reply

A VERDADEIRA FACE DO PETISMO: Segurança da "presidenta" humilha e ameaça agredir mulher nordestina que protestava contra dilmma. Precisamos tornar isto viral e mostrar como o komintern realmente trata o povo nordestino. http://lucianoayan.com/2015/09/05/fascismo-total-membro-de-comitiva-de-dilma-agride-mulher-na-paraiba/

Reply

Coronel.

O Brasil nunca foi tudo aquilo. O que o Brasil tem de bom é o povo e as belezas naturais. Quando entramos no campo da política, e dos que ocupam qualquer cargo público a merda sobe e desce, sobe e desce e a solução não aparece.
Tivemos um respiro no início do Plano Real, uma solução implantada que não é lei. Enquanto não mudarem a Constituição oba-oba de 1988 tudo vai ficar como dantes no quartel de Abrantes.
Essa Constituição da poderes somente a quem está no poder.

Por mais que se trabalhe o brasil sempre será o país do futuro. Como o futuro ainda não chegou será a eterna espera por soluções.
Mudem a Constituição e o Brasil será o país do presente.

Reply

O que o Lula e a Dilma fez com o Brasil, Haddad/Jilmar Tatto está fazendo em São Paulo, roubando os cofres públicos.

Cada placa de redução da velocidade instalada nas ruas de São Paulo custas 85 reais, o Haddad pagou 1 mil reais cada uma.

Vejam:

https://fbcdn-video-d-a.akamaihd.net/hvideo-ak-xlf1/v/t42.1790-2/11993392_875753495843949_1601977035_n.mp4?efg=eyJybHIiOjM5NywicmxhIjo1OTZ9&rl=397&vabr=221&oh=41a6c3e29698aff12297aa152d23ae20&oe=55F64D3A&__gda__=1442204189_15eca5c03609da7d357bd46bd347bfb6

Reply

Em breve Dólar à 4,00. Possivelmente ainda nesta semana.

Reply

Essa crise foi uma benção para o Brasil , somente algo de proporções gigantescas poderia fazer este modelo de Estado safado que temos ser mudado.

Gabriel-DF

Reply